O Neuromarketing como estratégia de vendas no food service

Postado em 08 de Maio às 12h47

Uma nova visão de automação do beer service

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Especializada no ramo das bebidas, a nova parceria da Raffinato vem para ampliar ainda mais o leque de opções de solução para bares, restaurantes, pubs e demais estabelecimentos do gênero. Com a parceria formada entre Raffinato e Beerpass, você que possui um estabelecimento do ramo de alimentação e bebidas, agora poderá contar com mais esta ferramenta de gestão para seus negócios.

Há anos a Raffinato atua trazendo o que há de mais inovador em questões de tecnologia para automação e controle de gestão. Com os softwares oferecidos pela Raffinato, fica muito mais fácil controlar os números do seu estabelecimento, trazer mais agilidade no atendimento ao seu cliente, entregando cada vez uma experiência de excelência aos consumidores e trazendo muito mais rentabilidade aos seus negócios.

Com a Beerpass, a Raffinato passa a tender de uma forma mais completa os empreendimentos focados nos serviços de bebidas, como pubs, choperias, cervejarias e por aí vai. Com a automatização dos processos de servir bebidas aos clientes, a Raffinato ganha uma grande aliada para entregar a você, empreendedor, as melhores tecnologias que são tendências de mercado, tanto para satisfação dos clientes quanto para melhores resultados financeiros do seu negócio.

Quer saber mais sobre essa parceria, então continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a Beerpass.

O que é a Beerpass?

Uma empresa de tecnologia focada na automação do serviço de chopp e drinks. Com intuito de levar aos estabelecimentos mais praticidade, qualidade e inovação, a Beerpass é a solução ideal para trazer muito mais autonomia e dinâmica para dentro de ambientes especializados em bebidas, como bares, pubs, choperias, e etc. A partir do autosserviço, os consumidores podem desfrutar de uma nova experiência, enquanto as equipes de garçons e atendentes ficam mais focados em atender melhor seus clientes.

Com o slogan “Chopp inteligente, fácil e divertido”, a Beerpass entrega aos seus clientes, a solução para diversos contratempos, explicadas em três pontos principais:

Flexibilidade

O cliente pode servir quanto quiser e experimentar diversos tipos de chopp. Ele paga por ml servido. Você ainda pode escolher se no seu bar ele deve comprar créditos antes de consumir ou se usará uma comanda para pagar tudo somente ao final!

Controle

O módulo faz a gestão dos seus barris, não sendo mais necessários que você a faça manualmente. Cuide do seu bar, enquanto a Beerpass cuida dos seus barris.

Eficiência

Com a nossa solução você vai conseguir vender muito mais e ainda ter uma redução de custos operacionais. Cada torneira se torna um bartender!

A Beerpass no cenário atual

De acordo com Luciano Pagliosa Waltrick, diretor comercial da Beerpass, a modernização dos serviços do ramo de gastronomia e de bebidas já vem acontecendo há alguns anos, mas com a chegada da pandemia, tais processos acabaram sendo acelerados, intensificando a necessidade de os estabelecimentos saírem daquele status quo.

Porém, analisando o cenário apenas dos negócios de bebidas, esse processo vinha sendo um pouco mais lento. “A modernização vinha de uma forma gradual, lenta, e a pandemia fez com que estes estabelecimentos repensassem suas ações, processos, conceitos e prioridades, a adotarem cada vez mais a tecnologia para inovar”, detalha.

Necessidade de se adaptar ao consumidor

O comportamento do consumidor é algo que tem mudado muito nos últimos anos. Da mesma forma, ele também foi influenciado com a pandemia, trazendo um rápido aumento na procura por serviços mais tecnológicos, onde as pessoas acabam buscando mais o autoatendimento, como caixas eletrônicos em bancos, caixas automatizados em supermercados ou totens de autosserviço em estabelecimentos. Ou seja, cada vez mais a interação vem se tornando digital, automatizada. Nessa nova realidade, as pessoas têm demonstrado baixa tolerância para enfrentar filas, trazendo uma maior demanda de serviços mais ágeis.

E a solução para isso está na automatização. Na visão de Luciano, a automação vem para agregar, e não substituir pessoas. Ele explica que máquinas podem ser utilizadas para trabalhos menos complexos, enquanto as pessoas podem ser destinadas para tarefas mais elaboradas, que geram mais valor. “Com estes processos automatizados, é possível que a equipe do estabelecimento fique mais à disposição do cliente. Assim é possível receber melhor as pessoas, explicar o funcionamento do local, o menu, os diferenciais e até mesmo os estilos diferenciados oferecidos pela casa”, explica.

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Como funciona o autosserviço da Beerpass?

Existem diversas formas de se trabalhar com o Beerpass, mas as principais e mais solicitadas pelos clientes são através dos cartões pré-pago e pós-pago. Em ambas, o cliente chega no estabelecimento e é recebido pela equipe, que faz a apresentação do local e como funciona o autosserviço. Nesse momento, o cliente recebe um cartão de consumo, que de acordo com a preferência adotada pelo estabelecimento, pode ser:

Pré-pago: o estabelecimento dá a opção ao cliente de colocar crédito naquele cartão para que este possa consumir. Nessa opção, o cliente pode adquirir o cartão e não necessariamente consumir todo o valor, afinal, como ele já pagou, poderá levar o cartão para casa e retornar outro dia.

Pós-pago: nessa opção, o cartão funciona como se fosse uma comanda. O cliente consome as bebidas que tiver interesse e ao final ele se dirige ao caixa para dar baixa e pagar seu consumo.

Dessa forma, o cliente tem a liberdade de poder escolher o que quer consumir, na quantidade de sua preferência. Dar essa autonomia ao consumidor é uma excelente forma de entregar uma nova experiência a ele, respeitando seu tempo e a sua vontade de consumo.

A utilização do autosserviço tem trazido diversos benefícios aos estabelecimentos de beer service. Como esclarece Luciano, essa automação tem entregue benefícios como eficiência, agilidade, padronização das informações, redução erros, melhor experiência do cliente, aumento de faturamento e aumento do ticket médio. E referente aos benefícios, queremos chamar atenção para este último.

Aumento do Ticket Médio

Luciano conta que muitos proprietários de bares, pubs e demais estabelecimentos de bebidas, acreditam que o autosserviço é prejudicial para as vendas por conta da possibilidade que o cliente tem de se servir a quantidade que quiser, ao invés de receber um copo cheio, como tradicionalmente é feito.

Ele explica que esse tabu acaba impedindo o crescimento de muitos empreendimentos, mas que pode ser quebrado levando em consideração algumas dicas. “Se pensarmos que um consumidor sai de casa com a vontade de beber chopp, ele não vai chegar no local e se servir menos só por que existe essa possibilidade. E mais, se a casa oferece diversos estilos, ele pode se sentir convidado a experimentar esses novos sabores, servindo-se da quantidade que ele achar ideal, quantas vezes ele preferir. Se pensarmos também na agilidade e facilidade que o cliente tem de buscar o seu chopp, sem precisar ficar esperando o atendimento de um garçom, ele se sente muito mais à vontade para tomar a famosa saideira”, conclui.

Além disso, se compararmos o tempo que uma equipe de garçons leva para atender 50 pessoas, por exemplo, com o tempo que essas mesmas 50 pessoas levam para se servirem, também podemos começar a entender os benefícios e vantagens de se utilizar um autosserviço.

Mais controle do estoque e menor desperdício

Quando falamos de bebidas a granel, entendemos que é um produto que possibilita maior margem, mais fácil de manipulação, menor custo de embalagem e também melhor armazenamento. Mas ao mesmo tempo, também temos questão de que, quando oferecida da forma tradicional, ela possui menor controle.

Uma das principais reclamações de estabelecimento tradicionais é a falta de controle sobre a quantidade de chopp que saem nas torneiras, o que leva a muitas vezes trabalharem com grandes volumes de vendas, mas com margens pequenas de lucro e as contas muitas vezes no vermelho.

Com o sistema Beerpass, tudo o que sai pelas torneiras é contabilizado, cada ml é controlado, possibilitando muito mais controle, inclusive, sobre o que é consumo e o que é operacional. Por exemplo, o chopp que a equipe tira para testar se está tudo certo, é contabilizado separado daquele que é servido ao cliente, dando muito mais eficiência ao estabelecimento no controle dos números.

Além disso, os desperdícios são controlados de forma muito eficaz. Estudos apontam que estabelecimento tradicionais possuem de 20% a 30% de desperdícios nas bebidas. Se levar em conta a margem de lucro, acaba sobrando pouco para o empreendimento.

Os desperdícios em estabelecimentos tradicionais acontecem de diversas formas, desde questões operacionais, como chopp espumando demais, até questões de atendimento, como um garçom esquecendo de marcar um copo de chopp servido em uma mesa. Com o autosserviço é possível ter essa gestão, já que tudo o que passa pelas torneiras é contabilizado. Tudo isso, além de auxiliar do controle das vendas, também facilita o monitoramento do estoque e das demandas, pois é possível saber quando um barril está acabando, permitindo que seu estabelecimento se prepare para eventos futuros.

E aí, gostou da nova parceria da Raffinato? Tem curiosidade de saber um pouco mais sobre a Beerpass e o que ela pode entregar de melhorias para seu estabelecimento? Entre em contato com a gente que vamos te contar todos os detalhes de como a Raffinato, juntamente com a Beerpass, pode ajudar você a entregar muito mais agilidade, praticidade e qualidade nos serviços prestados por você e sua equipe.

Raffinato,
Pronto para servir.

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