Postado em 24 de Abril às 04h05

Um bom treinamento de equipe faz toda a diferença para seus negócios

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Quem atua no ramo da gastronomia, com certeza sabe que o atendimento de qualidade é fundamental para uma boa experiência do cliente. Se pensarmos nos pilares que constroem a opinião dos consumidores dos estabelecimentos de food service, podemos citar como de grande importância, o ambiente, preços, qualidade do menu e o atendimento. E o que tudo isso tem em comum? A equipe!

Quando há sintonia entre as pessoas, os resultados são sempre melhores. Com um time bem treinado, os clientes são bem recepcionados, a dinâmica de trabalho flui melhor, até mesmo os pedidos são melhores administrados. E o preço? Pois bem, a maioria dos consumidores buscam a melhor qualidade pelo menos preço, mas quando a experiência vivida por ele naquele estabelecimento supera as expectativas, que ele se sente realmente satisfeito com o que consumiu e com o atendimento, o valor agregado se torna bem aceito na hora de pagar seu consumo.

De acordo com dados divulgados em 2016 pela Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, companhias brasileiras (de todos os setores) perderam mais de R$ 650 bilhões durante o ano anterior, 2015, por conta de serviços mal prestados. Ainda de acordo com a pesquisa, 92% dos casos poderiam ter sido evitados com um bom treinamento de equipe.

Como fazer um bom treinamento de equipe

Existem pontos principais que devem ser abordados na hora de realizar um treinamento para sua equipe. Isso não significa dizer que outros temas que não serão abordados aqui, devem ser deixados de lado. Muito pelo contrário, muitas vezes existem questões particulares de cada estabelecimento, problemas isolados, que na hora da capacitação devem ser incluídos. Porém, os pontos-chaves que elencamos aqui, são:

Formato do atendimento

Existem diversas situações que exigem do garçom uma certa capacidade de se adaptar ao momento. Em questões de atendimento, entendemos que é necessário haver um padrão, um formato em que, por exemplo, o garçom irá aplicar com todos os clientes que entrarem no estabelecimento. Cumprimentar, explicar como funciona a casa, detalhar o cardápio, entre outros. Esse atendimento padrão é o contato inicial com o consumidor. Porém, em certos momentos, é preciso se desdobrar para lidar com as adversidades. E é em um treinamento que tudo isso é possível de se aprender.

Segurança e higiene

Já abordamos diversas vezes aqui em nosso blog a necessidade de os estabelecimentos de food service se preocuparem e levarem bem a sério as questões de cuidados com a higiene e segurança tanto do ambiente, quanto das equipes e dos alimentos. E não é só nesse momento de pandemia, pois quando voltarmos às rotinas, tais cuidados não serão dispensados, e com toda certeza farão a diferença na percepção do cliente quanto a imagem do seu empreendimento.

Domínio dos sistemas

Já imaginou sua equipe tendo que dar conta de uma grande demanda de clientes no local, ao mesmo tempo em que pedidos vão chegando pelo seu Delivery, tudo isso sem saber lidar com os softwares que você contratou para melhorar os processos internos de seu estabelecimento? Chato né? Por isso é extremamente importante, na hora de contratar os sistemas, verificar se existe o próprio treinamento especializado oferecido pela empresa.

Na Raffinato, por exemplo, existe a Plataforma EAD, um espaço digital e online onde disponibilizamos vídeos informativos baseados nas ferramentas e funcionalidades que existem nos sistemas oferecidos pela Raffinato. Tais materiais englobam todas as operações que um estabelecimento necessita para operar, desde funções de venda, frente de caixa e até mesmo à gerência do estabelecimento. Assim, seu time vai conhecer todos os detalhes dos softwares da Raffinato, tendo mais agilidade e qualidade no atendimento prestado.

Melhoria dos processos internos

Nesse item, temos dois pontos a serem levados em consideração: o primeiro deles é a melhoria dos processos internos através do preparo da equipe. O segundo, é aliar esse aprendizado através de uma boa organização de fluxos. Vamos explicar melhor cada uma delas.

Preparo da equipe: depois de aplicar melhorias no formato do atendimento, levar em consideração a segurança e higiene e obter o domínio dos softwares, é hora de sua equipe estar preparada para contribuir com o bom andamento dos processos internos, ou seja, de conhecer e fazer acontecer cada etapa, desde a compra das matérias primas até o momento em que o cliente sai do estabelecimento depois de consumir. Cada um exercendo sua função e todos trabalhando como uma verdadeira equipe.

Organização dos fluxos: aqui entra mais uma vez a Raffinato. Através da Assessoria Ramp, A Raffinato Softwares aplica um método exclusivo de assessoria em sua empresa, otimizando os processos e fazendo com que você tenha muito mais confiança nos seus indicadores, resultando em mais eficácia e mais lucratividade. Em resumo, o Ramp funciona assim: fazemos uma análise detalhada identificando todos os problemas que seu negócio enfrenta e apontamos os melhores processos e práticas de gestão para elevar a performance da sua empresa.

Estratégias para vendas

Garçons não são apenas tiradores de pedidos. Por serem os responsáveis pelo contato direto com o cliente, devem estar bem preparados para oferecer algo a mais, instigar o cliente a consumir o que não estava nos planos. Por exemplo, ao receber o pedido de um prato, o garçom pode instruir o cliente a fazer o pedido de uma determinada bebida, que fará uma boa harmonização. E que tal uma sobremesa para depois da refeição? Tudo são detalhes que, quando aprendidos e colocados em prática, fazem toda a diferença no atendimento.

Quais os benefícios de se investir em uma capacitação de equipe?

Depois de entendermos mais sobre a importância de um bom treinamento, vamos listar aqui algumas vantagens que você poderá agregar para seu estabelecimento.

- Redução de desperdícios: com uma boa sintonia e processos bem definidos, haverá menos erros e com isso a redução dos desperdícios;
- Melhora a imagem do estabelecimento: com a melhora na qualidade do atendimento, seus clientes vão ficar mais satisfeitos e melhorar a avaliação sobre o estabelecimento;
- Cliente mais tranquilo: sua equipe está de acordo com o que o cliente espera, mantendo todas as exigências de higiene e segurança com o ambiente e a alimentação;
- Ambiente mais seguro para todos: com uma equipe bem capacitada, os riscos de acidentes diminuem consideravelmente, melhorando a qualidade de vida do seu time;
- Otimização de tempo: os processos são compreendidos pela sua equipe, isso quer dizer que cada um irá saber fazer o que precisa para que o todo funcione cada vez melhor;
- Descentralização de responsabilidades: se todos assumirem suas responsabilidades, você ou o gerente do seu estabelecimento não precisará focar em resolver pequenos problemas.
- Aumento de lucros: com a redução dos desperdícios, pessoal capacitado para o uso dos sistemas e garçons prontos para irem além de simplesmente anotar pedidos, seu food service irá obter mais lucros.
- Confiança: softwares com EAD, assessorias para melhorara a performance, equipe muito mais preparada para o dia a dia. Tudo isso com certeza irá trazer muito mais confiança para o bom andamento dos negócios.

Como podemos ver, investir em um bom treinamento de equipe é algo que precisa ser pensado com atenção e visto com bons olhos para proprietários de estabelecimentos de food service. As vantagens são inúmeras e os resultados são obtidos já em curto prazo. Seus clientes vão se sentir mais confortáveis e você, empreendedor, mais tranquilo e certo de bons negócios.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Ficou interessado em conhecer mais sobre os benefícios da Plataforma EAD da Raffinato e sobre a Assessoria Ramp? Entre em contato com a gente que vamos explicar cada detalhe para você se sentir confortável em contar com a Raffinato para preparar sua equipe e assim conquistar melhores resultados.

Raffinato
Pronto para servir.

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