Postado em 17 de Abril às 18h30

Tendências do Food Service pós pandemia

Dicas (37)
  • Blog Raffinato -

Imaginar o cenário pós pandemia, ao mesmo tempo em que traz aquela ansiedade da retomada normal das atividades, também faz nos questionarmos sobre como será esse novo momento. Quais as tendências? Como os consumidores irão de comportar depois de se adaptarem ao atual formato de consumo, trazido pelo isolamento e distanciamento social?

Uma das certezas que temos é que, com os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre os estabelecimentos de food service, o mercado será muito mais seletivo. As empresas que adotaram ações mais rigorosas e estratégicas, e conseguiram vencer a crise, estarão muito mais fortes pós pandemia.

Pesquisas já apontaram que após a retomara das atividades, a maioria dos consumidores continuarão com os atuais costumes, pedindo comida através do Delivery. Ao mesmo tempo, dados mostram também que por conta de muitos estabelecimentos terem fechado as portas durante a crise, o retorno do consumo presencial exigirá preparo de equipes e estrutura dos restaurantes, bares, lanchonetes e demais empreendimentos do ramo. Afinal, um dos maiores receios de quem diz querer voltar a frequentar estes locais é justamente a segurança para evitar possíveis novas contaminações.

Para auxiliarmos você que atua com food service, trouxemos algumas dicas que vão ajudar a você entender um pouco melhor sobre os fatores de impacto e também as principais tendências para o ramo da gastronomia em um cenário pós pandemia.

Fatores que irão impactar o food service pós quarentena

1 – Mudanças no convívio social

O distanciamento social já tem sido mantido por um tempo considerável. Sendo assim, é bem natural que as pessoas se sintam inseguras para voltar a frequentar os estabelecimentos, e que este retorno será gradual.

2 – Maiores cuidados com higiene e saúde

As pessoas definitivamente mudaram seus comportamentos e a forma como encaram as coisas. Questões relacionadas à saúde e higiene serão muito mais cobradas dos estabelecimentos pelos clientes. Isso significa mais atenção e cuidado desde o preparo dos alimentos até a finalização do atendimento.

3 – Adaptação aos novos hábitos

Com a necessidade de se adaptar às mudanças e driblar a crise, muitas pessoas acabaram que por mudar também seus hábitos alimentares, muitas vezes cozinhando em casa ou até mesmo optando por alimentos mais práticos (e de preços mais acessíveis). Entender esta mudança e inclinar-se aos costumes são formas de se adaptar ao novo formato de alimentação de muitas pessoas.

4 – Segurança e conforto

A sensação de segurança, tranquilidade e conforto de receber o pedido em casa irá ter muita força no cenário pós pandemia. Por isso, é importante que os estabelecimentos continuem preparando e investindo em estrutura para melhor fluxo do Delivery.

A questão é, para que os estabelecimentos do ramo da gastronomia possam se projetar para atender as necessidades e expectativas pós pandemia, é preciso entender os comportamentos atuais dos consumidores, adotados a partir das limitações impostas pela pandemia, ao mesmo tempo em que se avalia as tendências do food service. E para isso, trouxemos alguns pontos principais que podem ajuda você a colocar seus negócios no caminho certo.

11 tendências para se levar em consideração

     1. Autoatendimento: irá proporcionar mais autonomia ao cliente e exigir menos contatos pessoais.

     2. Higiene do local: empreendimentos de food service já lidam com a necessidade dos cuidados com limpeza há muito tempo. Porém, com o cenário atual, estes cuidados necessitam ser redobrados.

     3. Alimentos mais saudáveis: as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida. Alimentos que proporcionam saúde e bem-estar serão cada vez mais procurados para as rotinas de alimentação.

     4. Comida para levar: com as rotinas mais “apertadas”, muitas pessoas aproveitam horários estratégicos para fazer suas refeições, como por exemplo, no trânsito. Disponibilizar refeições prontas é uma boa opção para atender esse público.

     5. Bebidas alternativas: as pessoas têm buscado novas opções tanto na questão de alimentação como de bebidas. Por isso, é importante oferecer variedade no cardápio de bebidas, como drinks, cervejas, sucos, etc. Importante é apostar na criatividade.

     6. Delivery: já falamos diversas vezes aqui sobre o papel fundamental que o Delivery teve e continua tendo em meio a pandemia. E em um cenário futuro, o serviço de entrega de comidas vai continuar fazendo a diferença. Invista e prepare o seu Delivery para garantir o bom atendimento e a satisfação dos clientes.

     7. Embalagens sustentáveis: outro assunto que tem chamado atenção das pessoas é a preocupação com o meio ambiente. Atentar-se para estas questões, diminuindo o uso de plásticos, por exemplo, e evitando desperdícios, é uma forma de participar da causa em prol do planeta.

     8. Veganos e vegetarianos: percebe-se um aumento constante no número de pessoas que estão adotando novos hábitos alimentares. Pesquisas apontam como 14% da população sendo vegetariana, um número que pode até parecer baixo, mas que com certeza é tendência para os próximos anos. Portanto, ofereça opções para todos os públicos.

     9. Transparência da cozinha: mostrar ao consumidor a origem, a forma e os cuidados com o preparo dos alimentos, é também uma tendência com grande importância. Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com tal assunto, e por isso muitos estabelecimentos adotaram cozinhas com conceitos mais abertos ou com paredes de vidro para oferecer aos seus clientes mais transparência.

     10. Cuidados com máscaras e esterilização de objetos: tal comportamento é fundamental não apenas durantes os tempos de pandemia. Como o retorno à normalização das atividades sendo gradual, tais cuidados não devem ser abandonados repentinamente. Portanto, é de extrema importância que as equipe de trabalho usem máscara, álcool 70% e também façam a correta higienização e esterilização dos materiais.

     11. Substituição do cardápio impresso pelo digital: é tendência e não podemos negar e muito menos tentar driblar. A modernização dos processos trouxe consigo a implementação de cardápios digitais, oferecendo menos contato entre cliente e garçom, mais agilidade e facilidade na hora de fazer o pedido, praticidade para edição das opções, redução dos erros e desperdícios, entre muitas outras vantagens.  

Entender as tendências é uma forma de se colocar à disposição das mudanças, é estar pronto para se adaptar conforme as necessidades. E é por isso que nós, da Raffinato, estamos sempre à disposição para contribuir da melhor forma. Então, como uma dica bônus, oferecemos nossos serviços de softwares e assessorias que irão preparar o seu estabelecimento para melhor se encaixar nos cenários a partir do momento em que estamos vivendo.

Contar com sistemas que irão ajudar você a organizar todo o fluxo dos seus negócios, seja talvez uma das mais importantes tarefas que você pode adotar para sua empresa. Afinal, em momentos delicados, é importante conhecer mais a fundo os números da própria empresa, entendendo melhor os processos, diminuindo erros e desperdícios, melhorando assim o rendimento como um todo e a sua lucratividade.

Se estiver interessado, estamos aqui para explicar melhor como podemos te ajudar nesse caminho importantíssimo. Entre em contato com a gente que vamos ter o prazer de conversar com você.

Raffinato
Pronto para servir.

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