Postado em 28 de Abril às 03h36

Tecnologia no food service: uma questão de necessidade

  • Blog Raffinato -

Se pararmos para avaliar as grandes transformações vividas pelas empresas do ramo da gastronomia nos últimos tempos, podemos identificar um forte ponto-chave em comum entre todas elas: a implementação de tecnologias para solução de problemas e melhorias nos fluxos.

Com as constantes mudanças vividas pelo mercado, afetando diretamente o comportamento do consumidor, bares, restaurantes, lanchonetes e demais empresas do ramo precisaram buscar formas de se adequarem a estas demandas. E a tecnologia foi a grande aliada neste processo.

Basicamente falando, implementar tecnologias no ramo do food service é utilizar-se de ferramentas, como por exemplo, softwares de automação e de gestão, plataformas digitais, entre outras, a fim de revolucionar e inovar a forma como os processos acontecem. Empresas que que buscam essas melhorias, estão dispostas e se “encaixarem” neste universo mais moderno, sustentável e eficiente, em todas as suas etapas, desde o preparo dos alimentos até a distribuição (atendimento) e o consumo destes por seus clientes.

Cinco principais tendências da tecnologia no food service

Quando pensamos na forma acelerada com que a tecnologia vem se desenvolvendo e, junto com ela, trazendo inovações para o mundo da gastronomia, logo imaginamos dezenas de possibilidades, e ficamos nos perguntando: o que mais vem por aí? Pois bem, as possibilidades são tantas, que a lista aqui seria bem extensa. Por isso, elencamos as cinco que consideramos principais e que, na verdade, já estão acontecendo em diversos estabelecimento do país, e até mesmo do mundo todo.

Operações online

Acessar e ter controle sobre os processos do seu negócio remotamente é, talvez, uma das maiores evoluções quando falamos em tecnologia de negócios. A computação em nuvem, através de softwares como o Raffinato Web, permite que você consiga ter controle sobre tudo o que está acontecendo no seu estabelecimento, de onde você estiver. Além disso, o armazenamento de dados em nuvem também traz consigo muita segurança, já que as informações da sua empresa não estarão nas mãos dos dispositivos físicos, como HDs ou pen drives.

Gestão através de sistemas

Controlar fluxos, melhorar dinâmicas de trabalho e de atendimento, qualificar o próprio atendimento ao cliente, reduzir ou evitar desperdícios, fidelizar clientes. Isso e muito mais já é possível através de softwares de gestão, como por exemplo, com o Raffinato Gestor. Com eles, o fluxo do seu estabelecimento melhora e seu cliente pode ser melhor atendido e vivenciar uma experiência ainda mais positiva.

Cardápio Digital

Já mencionamos aqui diversas vezes a importância do cardápio digital. Além de trazerem mais praticidade e agilidade para o atendimento do dia a dia, o cardápio digital torna o acesso ao menu do seu estabelecimento muito mais dinâmico para seu cliente. Com o Tavollo, por exemplo, você tem vantagens como geração de mais pedidos, otimização do trabalho dos garçons, pagamento pela plataforma, entre diversos outros. Se combinado com a comanda automatizada então, os benefícios são ainda maiores, evitando ruídos na comunicação entre garçom e cliente, agilizando o processo de pedidos e trazendo muito mais lucratividade para seu negócio.

Autoatendimento

Com forte presença em diversos segmentos, o autoatendimento está cada vez mais presente no ramo da gastronomia também. E não é à toa, afinal, com o surgimento do Consumidor 4.0, onde a autonomia é uma das principais características de seu comportamento, estes terminais de autoatendimento estão sendo muito bem aceitos pelos clientes. E isso é possível com o Raffinato Go.

Comanda automatizada

No terceiro tópico já citamos esta tecnologia, mas ela merece um tópico exclusivo. É fácil entender a necessidade de se migrar para comandas automatizadas: atualmente, garçons são os principais (e muitas vezes únicos) mediadores entre o pedido do cliente e a produção deste na cozinha. Qualquer falha na comunicação, qualquer detalhe deixado de lado, pode significar a insatisfação do cliente. Rabiscos em pedaços de papel que podem ser facilmente extraviados já causaram e continuam causando dor de cabeça em muitos proprietários de food service (e nos clientes também). Com o Raffinato Mobile, sua comanda passará a ser automatizada, bastando apenas alguns toques na tela e pronto, o pedido está feito e encaminhado para a cozinha.

Talvez pareça repetitivo falarmos sobre estes tópicos, que em outras oportunidades já foram citados em nossas matérias. Mas falar de tecnologia e não falar destes temas é algo contraditório. Afinal, sistemas de automação, presença online e migração para o que é tendência, tudo isso tem sido um divisor de águas, que significam a permanência ou não de muitos estabelecimentos no mercado, tanto pelos efeitos da pandemia como pela própria evolução natural da forma de consumir e de fazer negócios.

Benefícios da tecnologia no food service

Quanto aos impactos positivos, os principais propósitos da tecnologia no ramo de alimentos estão relacionados a identificação dos problemas para então solucioná-los, da forma mais rápida e eficiente. É através da tecnologia que estabelecimentos passarão pelo processo de inovação para se encaixarem neste universo mais moderno, sustentável e eficiente, em todas as suas etapas, desde o preparo dos alimentos até a distribuição (atendimento) e o consumo destes por seus clientes. Dentre os benefícios principais, podemos citar:

Atendimento agilizado

Quando o cliente tem autonomia na escolha do seu pedido, principalmente pelo fato de ter acesso ao menu completo de forma mais dinâmica, o atendimento se torna muito mais ágil, não só melhorando a experiência dele, como também permitindo mais liberdade aos garçons para prestarem um atendimento de excelência. Além disso, o pedido cai diretamente na cozinha, sem desvios, interrupções ou erros de comunicação.

Coleta de dados para toma de decisões

É extremamente importante armazenar as informações dos processos do dia a dia dentre de um estabelecimento de food service. Com estes indicadores de desempenho, coletados através dos sistemas, fica mais fácil para o proprietário ter uma visão melhor sobre seu negócio, corrigindo erros e reforçando os acertos.

Fidelização de clientes

Com softwares que permitem conhecer mais o perfil de cada cliente, fica mais fácil garantir a satisfação no atendimento. Personalize suas campanhas, foque em seu cliente e em suas preferências. Através de bons softwares, estas informações estarão ao seu alcance, melhorando todo o processo de vendas, de satisfação e consequentemente o faturamento da sua empresa.

Redução de desperdícios

A tecnologia é uma grande aliada para a redução de gastos. Entre eles, podemos citar o desperdício dos alimentos. Começando com o controle de estoque, evitando que você perca matéria prima por excesso de compra ou baixa demanda, até na redução dos erros nos pedidos dos clientes, evitando que o prato retorne para a cozinha por erros na comunicação.

Agilidade nos fluxos internos e externos

Com bons sistemas, os processos acontecem de forma mais dinâmica e organizada, melhorando a eficácia de cada etapa do dia a dia do seu empreendimento. Seja no atendimento dos clientes no local ou através do Delivery, a tecnologia vai contribuir com o bom andamento dos negócios.

Melhora a imagem

A forma como as pessoas enxergam o trabalho seu e de sua equipe também será beneficiado com a utilização da tecnologia. Além de melhor avaliação por entregar serviços de maior qualidade, a utilização de plataformas digitais permite que o cliente interaja com você, com a sua marca e seus produtos. E no atual cenário do Consumo 4.0, permitir o cliente ser parte de tudo faz com que ele se sinta ainda mais satisfeito.

Maior controle sobre os negócios

E por fim, podemos falar que, de uma forma bem ampla, a tecnologia proporcionará uma visão muito mais completa sobre sua empresa, permitindo uma completa avaliação e readequação dos processos que precisam ser ajustados. Com isso, você melhora o bem-estar de sua equipe, a experiência do seu cliente e os resultados da sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Quer saber mais sobre o que a tecnologia pode fazer para melhorar a sua empresa? Entre em contato conosco que estaremos prontos para conversar com você e apresentar as melhores opções para seu negócio.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

O Delivery no futuro pós-pandemia10/04 É normal ficarmos pensando e tentando adivinhar qual será o cenário quando tudo isso passar. Como será o novo normal? Quanto tempo vai demorar? Como os consumidores vão se portar frente as novas realidades? É difícil poder responder ao certo, mas uma coisa que podemos dizer é que, quando retomarmos nossas atividades, mais próximo da normalidade......
Aumente os lucros mesmo na crise31/03/20 Aumentar os lucros. Essa é a frase mais falada em tempos de recessão econômica. Mas, de que forma agir para atingir melhores resultados? Racionalmente falando, aumentar o valor dos produtos e serviços resolveria o problema e as......
Como fidelizar clientes através do Delivery21/07 Fidelização de clientes é uma das mais importantes e difíceis tarefas encontradas pelos proprietários de estabelecimentos de food service. Indiferente das características e do porte da empresa, fidelizar clientes......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>