Postado em 18 de Janeiro às 18h44

Sete motivos para acreditar que 2021 será melhor para os negócios em seu bar ou restaurante

Empreendedorismo (3)
  • Blog Raffinato -

O ano de 2020 chegou ao fim. Um ano que vivemos diversos contratempos em praticamente todas as áreas. Foi um ano bastante conturbado, repleto de desafios, mas principalmente um tempo para boas lições e bons aprendizados. Em resumo, podemos dizer que o ano que se findou nos tirou boa parte da nossa liberdade, ao mesmo tempo em que nos ensinou a vermos as coisas ao nosso redor com um outro olhar, e assim descobrirmos novas oportunidades para tudo.

Com a chegada de 2021, revivemos as nossas expectativas: recomeços (e até mesmo novos começos), novos negócios, projetos, enfim, o novo ano nos veio trazer a oportunidade de colocarmos em prática o que aprendemos, aceitando esse “novo normal” que a pandemia nos colocou. Então, o que esperar para 2021? Quais as boas novas que este ano pode nos reservar?

Em meio a tantas perguntas, uma coisa é certa: estamos iniciando um novo ciclo de oportunidades. Em se tratando de negócios, este “novo normal” está abrindo nossos olhos para diversas situações do nosso dia a dia. E para ajudar você e seu restaurante a conquistar melhores resultados em 2021, trouxemos alguns pontos importantes que dar uma turbinada no seu empreendimento.

Consolidação do Delivery

Quem apostou no Delivery como uma ferramenta aliada nos tempos de confinamento, com certeza conquistou bons resultados. Com a necessidade de restaurantes fecharem suas portas para atendimento presencial, a entrega de refeições e bebidas se tornou, em alguns momentos, a única forma de atender o consumidor.

Essa aproximação entre cliente e restaurante através do Delivery, era vista até o momento como um diferencial. Para 2021, tal serviço passa a ser uma necessidade. Portanto, investir em um bom serviço de entregas, seja ele particular ou terceirizado, é um investimento certo de boas colheitas para este ano (e os próximos também).

Presença digital

Estar nas redes sociais nunca foi tão importante! Como as pessoas deixaram de sair de casa, onde iriam te encontrar? Na internet, é claro. Por isso, ter um perfil no Instagram, Facebook, Google e demais Redes Sociais, que já era fundamental, passa a se tornar, praticamente, uma obrigatoriedade. Tais plataformas digitais, além de permitirem que sua empresa seja vista, possibilitam que os clientes tenham acesso a todas informações necessárias para que ele se sinta convidado a conhecer seu estabelecimento e a sentir-se à vontade para desfrutar do ambiente e de todas as opções disponíveis. Além do mais, transmitir essa transparência é um importante passo para conquistar a confiança de um consumidor.

Confiança é tudo!

A transparência é fundamental. Antes mesmo da pandemia, a necessidade de se conhecer mais sobre a origem dos alimentos e seus processos de produção vinha em um crescimento constante. Com toda atenção redobrada quanto aos cuidados com os alimentos e também embalagens, os consumidores ficaram mais exigentes em relação a essa transparência. Oferecer essa informação ao cliente é um convite para que ele se sinta tranquilo em relação ao seu restaurante. Mas vá além, utilize essa informação também como ferramenta de divulgação: todos os seus esforços para cuidar do produto que será entregue finalmente serão recompensados.

Diferentes métodos de pagamento

Manter-se atualizados com as novas opções financeiras é uma boa forma de melhorar sua imagem para 2021, e assim, colher bons frutos. Com o surgimento do PIX, por exemplo, muitos restaurantes eliminaram a necessidade de um contato maior com o cliente, seja através do dinheiro ou do cartão de crédito. Afinal, através de chaves ou códigos QR, o cliente faz o pagamento instantâneo, sem precisar tocar na maquininha para digitar sua senha, ou pior, repassar notas de dinheiro, um grande possível transmissor do Coronavírus.

Digitalização dos serviços

E ainda falando em evitar o contato desnecessário, uma boa forma de reduzir a possibilidade de transmissão do vírus é oferecer ao cliente o acesso a um cardápio digital. Através de um link, um menu no perfil da Rede Social ou um QR Code disponível na mesa, o cliente tem acesso a tudo o que seu restaurante oferece, sem a necessidade de ficar entregando materiais impressos, de mão em mão. E mesmo no pós-pandemia, tal serviço traz diversos benefícios ao seu negócio, como agilidade, praticidade e menor comprometimento de pessoal.

Experiências diversificadas

Em meio a pandemia e as diversas exigências que ela nos trouxe, identificamos que muitos restaurantes proporcionaram diferentes experiências aos seus clientes. Novos espaços ao ar livre, pratos adaptados, alimentos orgânicos, dietas vegetarianas e veganas, alimentos para melhorar a imunidade. Estes são alguns dos vários exemplos de inovações. Mas a pergunta que fica é: tudo isso apenas para enfrentar a pandemia? Acreditamos que todas estas novas ideias se tornarão tendências, então que tal apostar em novas experiências para o seu público?

Desfrutando das batalhas vencidas

Infelizmente a crise vivida pelo mundo inteiro teve reflexos negativos em todas as áreas. Na economia não foi diferente. No Brasil, vimos diversas empresas fechando as portas, milhões de empregos sendo cancelados. Por outro lado, vimos também milhares de empreendedores batalhando, inovando e buscando fazer o impossível para se sustentar. E se você e o seu restaurante estão entre estas, parabéns! Sobreviver a todas estas adversidades com toda certeza não foi fácil, portanto, é hora de desfrutar. Não estamos falando em relaxar, pelo contrário, a batalha continua...

Mas com o fechamento de muitos restaurantes, a oportunidade de expandir os limites chegou. Amplie seu alcance, busque novos clientes, invista em fidelização de consumidores, aposte em ferramentas que vão melhorar seus fluxos e trazer melhores resultados. Como dissemos anteriormente, a luta continua, mas com novos aliados que, se utilizados da melhor forma, trarão resultados duradouros para seu negócio.

Para finalizar, nós da Raffinato nos colocamos à sua disposição através da Assessoria Ramp, para você que quer reformular o seu empreendimento, otimizando os processos para a obtenção de melhores resultados e mais lucratividade.

Entre em contato com nossa equipe e conheça tudo o que temos para ajudar a melhorar o seu restaurante.

Raffinato
Pronto para servir

Veja também

Na Magia do Natal: como atrair novos clientes para seu estabelecimento21/12/20 Uma das épocas mais importantes e mais comemoradas do ano está chegando. O Natal, tão comemorado pelos brasileiros, é considerada uma das melhores datas para o varejo. E na área dos bares e restaurantes não é diferente. Com a aproximação do Natal, é de extrema importância estar atendo a detalhes que vão fazer toda a diferença......
4 motivos para ter um software em seu Bar ou PUB31/03/20 O sucesso do seu negócio não está apenas relacionado com o fluxo de pessoas que frequentam o seu bar ou pub, mas atendimento, infraestrutura, qualidade dos produtos oferecidos, além da agilidade na entrada, na hora de fazer o......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados