Postado em 26 de Junho às 04h21

Seja o diferencial que o seu cliente deseja encontrar

  • Blog Raffinato -

Ter um empreendimento com o diferencial de mercado é o desejo de praticamente todo proprietário de um food service. Afinal, ter um produto ou um serviço que se destaque e ganhe a admiração e valorização dos consumidores, é quase que um caminho para garantir o sucesso dos negócios.

Mas é preciso estar atento a todos os detalhes, não bastante apenas oferecer bons produtos e/ou serviços. A qualidade deixou de ser um diferencial e já é vista como requisito básico para a aceitação do público.

E é com o objetivo de ajudar você a entender melhor sobre esse importante tema que nós elaboramos este conteúdo. Nele, vamos elaborar pontos importantes como atendimento, cardápio, ambiente, qualidade dos produtos e mais.

Garanta um bom ambiente

Quando o cliente entra em seu estabelecimento, a primeira impressão que ele tem e avalia é o visual do seu espaço. Lugares confortáveis, mesas bem distribuídas, organização e decoração. Podemos dizer que dentre todos os aspectos visuais que vão chamar a atenção do consumidor, estes são os mais importantes.

Se você tiver um restaurante, por exemplo, o cliente precisa sentir que o ambiente é agradável, com um buffet bem organizado, com espaço suficiente para circulação tanto dos clientes quanto da equipe. Se for disponibilizar de algum programa televisivo ou música ambiente, garanta que o som não vá incomodar as pessoas pelo volume alto.

Atendimento é a base de tudo

Bons profissionais, uma equipe bem treinada e pronta para atender as pessoas da melhor forma possível. Depois da primeira impressão que o cliente tem ao entrar no seu estabelecimento, o atendimento é o que dará início a verdadeira experiência dentro do seu estabelecimento.

Você pode destinar seu colaborador mais comunicativo para fazer a recepção e orientação das pessoas assim que elas chegam. Esse primeiro contato fará com que as pessoas se sintam confortáveis e bem recebidas. O segundo passo é ter sua equipe sempre disponível para fazer uma breve apresentação do cardápio e tirar as dúvidas, caso houver.

Ao mesmo tempo que as pessoas gostam de se sentirem livre para avaliar as opções e fazer suas escolhas, elas também preferem não ter que esperar muito para fazer o pedido ou até mesmo degustar um “tira gosto” junto com uma bebida. Ter a disponibilidade imediata desta opção de entrada pode reduzir a pressa na hora de pedir o prato principal. Mas lembre-se, o aperitivo não deve atrapalhar o apetite do cliente.

Um detalhe importante a ser considerado é o tempo de espera para o preparo da refeição. Muitas vezes as pessoas buscam um estabelecimento para fazer uma refeição quando já estão com fome, e atrasos não são bem vistos. Em caso de dias de muita demanda, é preferível avisar que pode haver demora e informar o tempo previsto, para que as pessoas não se aborreçam em ter que esperar demais.
Pode haver o risco de o cliente preferir não esperar tanto e ir embora, mas essa transparência na comunicação dará a ele uma percepção positiva sobre seu serviço, e ele com certeza se sentirá convidado a retornar em um dia de menos movimento.

Ofereça o melhor cardápio

Este também é um ponto importante para chamar a atenção do cliente e criar um diferencial no atendimento. A contratação de serviços profissionais vai fazer toda a diferença na entrega de um cardápio muito mais atraente para seus clientes, desde a produção de boas fotos até a entre do cardápio final, seja ele impresso ou digital.

É fundamental também fornecer a maior quantidade de informações sobre seus produtos, mas sempre buscando o equilíbrio entre informar, mas não saturar ou poluir. O que o cliente precisa é saber o que ele está pedindo, suas informações mais relevantes e também o preço que ele vai pagar por aquele pedido.

Se a sua escolha for o cardápio digital, você ainda terá diversas possibilidades que a interatividade digital proporciona, podendo melhorar ainda mais a experiência que as pessoas vão ter dentro do seu food service.

Combine qualidade, variedade e harmonização do seu menu

Como falamos no início desse texto, a qualidade dos produtos e serviços que você vai oferecer é uma característica básica e imprescindível para a aceitação do cliente. Sendo assim, para se destacar, você pode apostar nos detalhes: ofereça a possibilidade de personalização do pedido, indique harmonizações de comidas e bebidas a partir da preferência do cliente e, quem sabe, seja criativo na elaboração dos pratos, decorando-os adequadamente para chamar atenção das pessoas já no primeiro contato com a comida.

Use a tecnologia ao seu favor

Para que os fluxos do seu estabelecimento tenham um bom funcionamento, permitindo que sua equipe esteja mais disponível para seus clientes, é preciso contar com um bom sistema de automação de processos. Com os softwares que nós da Raffinato temos à disposição dos nossos clientes, você terá muito mais facilidade e praticidade para lidar com os processos do dia a dia de seu estabelecimento.

Com isso, você ganha mais tempo para se dedicar ao seu foco principal: o cliente. E é claro que o seu cliente também ganha, afinal, ele terá à disposição uma equipe mais preparada e focada no bom atendimento, melhorando assim a experiência desde o momento que ele entrar em seu ambiente.

Com os softwares da Raffinato você pode:

- Automatizar suas comandas para evitar erros e agilizar os pedidos;
- Oferecer cardápios digitais e automatizados, oferecendo muito mais autonomia para seus clientes;
- As comandas digitais também oferecem sistema de pagamento incluso, para agilizar também o encerramento das comandas e a finalização do atendimento aos clientes;
- Controlar melhor seu estoque, frente de caixa e geração de relatórios;
- Estruturar ou melhorar o seu próprio Delivery;
- Aumentar o fluxo e a rotatividade de clientes, melhorando seu ticket médio;
- Agilizar e organizar os processos internos, como exemplo, o fluxo dos pedidos na cozinha;
- E até mesmo conhecer mais a fundo todos os detalhes da sua empresa, melhorando a produtividade da sua equipe, a experiência do seu cliente, aumentando suas vendas e conquistando resultados cada vez melhores.

Tudo isso e muito mais à sua disposição. Seja um cliente Raffinato e conheça todas as possibilidades que o mundo da tecnologia pode trazer em benefício aos seus negócios. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.

Raffinato,
Pronto para servir.

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