O Neuromarketing como estratégia de vendas no food service

Postado em 26 de Maio às 17h52

Restaurante de sucesso: quatro dicas para sair na frente com seu estabelecimento

  • Blog Raffinato -

Muitas histórias de quem tem um restaurante começam mais ou menos com a realização de um sonho. Outras, contam que o interesse pelo ramo surgiu na ocasião de uma visita a um certo restaurante onde o formato do estabelecimento chamou atenção. A questão é que, abrir um restaurante é a parte fácil, que digamos assim, qualquer pessoa pode fazer. Já quando falamos em tornar este um negócio de sucesso, aí a conversa é diferente.

Existem diversos fatores que influenciam no sucesso ou não de uma empresa no ramo de food service, e é preciso estar atento a todos os detalhes para que a caminhada empreendedora seja mais organizada e acompanhada de bons resultados. Muitas pessoas até dizem que é importante contar com a sorte. A gente até acredita que sim, mas depender dela é um tanto quanto arriscado para os negócios.

Durante o processo de empreender, é preciso dar os passos sempre observando os resultados obtidos, e através dessa análise, identificar o que está dando certo e precisa ser mantido ou melhorado, e também o que está dando errado e precisa ser descartado.

Mas calma. Tudo isso pode até parecer muito burocrático e cansativo, mas estamos aqui para facilitar e te ajudar a caminhar no rumo certo. O fato é que se focarmos na estratégia correta e utilizarmos as ferramentas ideais, o dia a dia de um restaurante pode ser muito mais agradável do que você imagina. E é por isso que preparamos esse conteúdo para você.

Pronto para leitura? Então confira agora o que um restaurante precisa para obter sucesso no mercado.

Bom planejamento

Para começar, é preciso planejar. Quem sabe esta seja a dica mais fundamental de todas, afinal, sem um bom planejamento, é difícil que as coisas continuem acontecendo da forma correta. Então, não economize seu tempo e nem suas energias para elaborar um bom planejamento para seus negócios.

Se você vai iniciar um negócio no ramo da alimentação, é importante saber de início o tipo de serviço que você vai oferecer. Se você já está atuando no ramo, é importante rever se esse foco de atuação está bem definido e se você e sua equipe estão seguindo a estratégia.

Outros pontos importantes a serem abordados são público alvo, estratégias de vendas, estudo de mercado e da concorrência, estruturação de equipes, análise dos gastos e das despesas, investimentos em marketing, plano operacional e etc.

Em resumo, fazer um plano de negócios é fundamental tanto para quem vai começar quanto para quem já está atuando no ramo. Buscar boas parcerias é uma boa aposta para melhorar ainda mais o sucesso do planejamento e garantir melhores resultados.

Ter uma equipe bem preparada

Contar com participação das pessoas certas é indispensável para o bom andamento dos negócios, afinal, são eles que irão se relacionar diretamente com os seus clientes todos os dias. Por isso é muito importante que você possa contar com pessoas de confiança, que saibam realmente a importância de exercerem corretamente suas funções.

Um time bem treinado também entregará ao seu cliente a melhor experiência, trazendo satisfação e a garantia de que as pessoas vão ter o prazer de retornar ao seu estabelecimento. E a importância dessa equipe vai muito mais além. Para que eles se sintam parte desse processo e tenham o prazer de vestir a camisa da empresa, eles precisam estar satisfeitos, e é por isso que uma boa relação de valorização destas pessoas é imprescindível para o bom andamento dos trabalhos. Uma dica? Ofereça ao seu time a oportunidade de crescimento, faça com que eles busquem querer mais.

Um bom marketing

Estar nas redes sociais hoje em dia é o básico que toda empresa precisa oferecer. Essa presença online deixou de ser um diferencial há alguns anos e passou a se tornar fundamental para que os negócios sejam percebidos. O mundo digitalizado mudou o comportamento dos consumidores e isso exigiu que as empresas se adaptassem. Estar online hoje é necessário.

Mas ir além de uma presença online é ainda mais importante e vai ajudar sua empresa a se manter mais estável no mundo dos negócios. Provavelmente você já esteja investindo no marketing tradicional, como jornais, revistas, rádio, televisão, outdoor, e por aí vai. Agora, se tornou importante criar estratégias de mídias digitais. Existem diversas plataformas que podem te ajudar a ser reconhecido e até mesmo fazer negócios através do marketing digital.

As Redes Sociais mais conhecidas hoje em dia são Facebook e Instagram, mas você ir além através de outras como Google, YouTube, Twitter, TikTok e etc. A questão é que, ter essa presença online é importante para que você mostre às pessoas o seu estabelecimento, seus produtos e também os serviços. Aproveite para tirar boas fotos e fazer boas campanhas para chamar a atenção do seu público.

Outros canais de comunicação que você deve levar em consideração são o WhatsApp, Telegram, Site e Aplicativo próprio. Estas ferramentas vão ajudar você a manter-se mais próximo do seu cliente, facilitando a comunicação e também criando um bom relacionamento com os consumidores.

Aposte nas tecnologias

Este com certeza é um item que jamais vai ficar de fora quando se trata de “dicas de sucesso” para os negócios. O mundo tem se desenvolvido digitalmente e as tecnologias estão se tornando nossas maiores aliadas na busca por melhores resultados. Seja para vender mais, fidelizar clientes, conquistar novos públicos ou melhorar a imagem da marca, canais digitais sempre estarão presentes na conquista dos objetivos de todas as empresas.

Então se você quer melhorar seus resultados, ter muito mais fluxo e dinâmica no seu dia a dia, você pode contar com boas parcerias que te ofereçam os melhores sistemas, que te entregam automação de processos, mais fidelidade nos relatórios e muito mais controle sobre seus negócios.

Aqui na Raffinato por exemplo, você pode contar com diversos softwares e serviços que vão ajudar o seu restaurante a obter melhores resultados e garantir ainda mais a satisfação do seu cliente. Conheça alguns de nossos produtos que vão te ajudar nesse processo:

O Raffinato GO vai ajudar você a aumentar a dinâmica do seu estabelecimento, reduzindo filas, aumentando o ticket médio e permitindo que sua equipe esteja mais disponível para melhor atender seus clientes.

Com o Raffinato Flux, seu buffet fica muito mais dinâmico e prático para seus clientes, já que o processo é automatizado, dando mais autonomia para seus clientes e melhorando o fluxo do seu restaurante.

Vai atuar com delivery? Raffinato Delivery permite a venda online de produtos do estabelecimento através de um portal e/ou aplicativo exclusivo. Com ele, você tem mais agilidade para seu Delivery e maior giro de vendas.

O Tavollo também é uma ótima ferramenta que vai melhorar todos os processos do seu restaurante. Com ele, o cliente tem o cardápio ao seu alcance no próprio smartphone, isso permite um atendimento diferenciado, deixando os colaboradores focados no que realmente interessa, que é o relacionamento com o cliente.

E se o que você procura é melhorar a gestão do seu negócio, o Raffinato Gestor e o Raffinato Supervisor são os softwares que você precisa conhecer. Com eles você terá muito mais controle e conhecimento de cada detalhe do que acontece no seu restaurante. Gere relatórios mais facilmente e tenha mais fidelidade nos números para sua gestão financeira.

Ah, e se precisar de uma assessoria completa que vai te ajudar a reestruturar seu estabelecimento e otimizar os processos da sua empresa, conte com a Assessoria Ramp. Através de uma análise detalhada, identificamos os problemas que o seu negócio enfrenta e apontamos os melhores processos e práticas de gestão para elevar a performance da sua empresa.

Quando o assunto é buscar ferramentas e estratégias de sucesso para os negócios, a Raffinato está sempre preparada e pronta para lhe atender e ajudar. Conte com os nossos softwares e a nossa equipe para colocar seus negócios no caminho certo do sucesso. Entre em contato agora mesmo e saiba mais.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

Por que usar CRM para restaurantes? Conheça as vantagens26/03 Para entrarmos mais no entendimento sobre o CRM e seu uso, precisamos antes entender um pouco mais sobre o que se trata essa sigla, do inglês, Customer Relationship Management, que em português quer dizer Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Um CRM, em resumo, trata-se de um software que tem por objetivo auxiliar os restaurantes a terem mais controle sobre tudo o que envolve seus......
Aplicativos móveis: um mercado em expansão31/03/20 Você está lendo essa mensagem através de um celular? Se a resposta for sim, saiba que pesquisas comprovam que o Brasil é o país que mais utiliza aplicativos móveis, com uma média de 29 aplicativos por......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>