Postado em 08 de Outubro às 14h49

Redes Sociais e WhatsApp fora do ar: como não ser prejudicado por eventuais problemas

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    No início desta semana, o mundo todo foi surpreendido com a instabilidade que levou o Facebook, Instagram e o WhatsApp, que estão entre as maiores plataformas de comunicação e Redes Sociais na atualidade, a ficarem fora do ar. Por várias horas, diversas pessoas ficaram offline nestes canais de comunicação, o que não seria um problema tão grande se não fosse o caso de muitos estabelecimentos utilizarem estes meios como canais de vendas.

    A partir de tal acontecimento, muitas pessoas perceberam a “dependência” que possuem de tais ferramentas, e isso também inclui os empreendimentos, que se vieram sem contato com muitos de seus clientes e até mesmo deixaram de realizar vendas.

    Com isso, nós da Raffinato resolvemos elaborar este conteúdo com algumas considerações e dicas importantes para que você possa se antecipar e se preparar caso em algum outro momento haja novamente alguma pane que deixe algumas Redes Sociais fora do ar. Então, aproveite a leitura e faça bom uso das nossas dicas.

    Não centralize seu marketing em apenas uma plataforma

    Você já ouviu falar daquela expressão que diz “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”? Se não ouviu falar, ela basicamente quer dizer que você nunca deve apostar tudo em uma única oportunidade. Contextualizando para nosso assunto, você jamais deve depender apenas de uma ou outra Rede Social.

    A exemplo do que aconteceu nesta segunda-feira, dia 04, quando as plataformas da empresa de Mark Zuckerberg ficaram instáveis e até mesmo fora do ar, é preciso entender que por mais raro que seja de acontecer algo assim, não é impossível, e é importante que você tenha outras opções para se manter ativo e em contato com seu cliente.

    Existem diversas Redes Sociais que estão fazendo sucesso e são boas oportunidades para sua empresa, por isso, como dissemos anteriormente, essa gama de possibilidades vai permitir que, em casos assim, você não fique offline e acabe deixando de fazer negócios.

    Vá além das Redes Sociais

    Estar presente nas Redes Sociais é algo que há um bom tempo já se tornou algo básico e fundamental para as empresas. Ter essa presença online tem garantido que muitas empresas de pequeno porte alcancem clientes e fechem negócios além de suas expectativas, além é claro de permitirem as empresas de estarem muito mais próximas de seus clientes e melhorarem sua imagem perante eles.

    Mas quando pensamos em fechar negócios, precisamos ter em mente que isso vai muito além de apenas uma venda. É preciso pensar no pós-vendas, no relacionamento com o consumidor, no valor da marca e nas futuras experiências que o seu cliente terá quando voltar a comprar de você.

    Se você atua hoje com delivery e seu canal de vendas se limita às Redes Sociais e WhatsApp, acreditamos que a queda dos serviços tenha prejudicado e muito suas vendas. E é por isso que reforçamos a importância de você ter à disposição do seu cliente uma plataforma segura, que ofereça muito mais agilidade e facilidade para ele na hora de fazer o pedido.

    Com o Raffinato Delivery por exemplo, você pode oferecer aos seus clientes um portal ou um aplicativo onde ele terá à disposição todos os produtos do seu cardápio, e com poucos cliques é possível pedir e até mesmo personalizar a escolha. Assim, sua equipe não perde tempo respondendo mensagens sobre pedidos, e seus canais de comunicação ficam mais livres para reforçar o bom atendimento e o relacionamento com seu consumidor.

    E além de garantir que você não ficará sem contato com seu cliente, um sistema exclusivo para delivery entrega para seu estabelecimento um leque enorme de possibilidades e vantagens, que vão desde a possibilidade de coletar informações sobre seu cliente, até o aumento de vendas através de mais rapidez e giro de clientes.

    Não dependa apenas de Redes Sociais

    Sabemos que muitos negócios do ramo da Gastronomia não possuem produção para consumo local, como exemplo das Dark Kitchens, onde todo o movimento se baseia em retirada ou entrega dos pedidos. Neste caso, a situação é mais delicada ainda, pois um restaurante ainda tem a possibilidade de receber os clientes no local em caso de ficar offline, já as Dark Kitchens que não possuem outros canais de venda, podem considerar com um dia perdido para os negócios.

    Por isso é importante variar, buscar o equilíbrio e nunca depender de canais de comunicação limitados. Existem diversas oportunidades para você lançar a sua empresa online, plataformas que vão permitir que você conquiste novos públicos, que você interaja com novas pessoas e mostre a elas a importância que você dá para a sua marca, valorizando assim sempre os seus clientes.

    E mesmo que a palavra “investimento” possa causar arrepios em alguns empreendedores, é importante ter ciência de que bons investimentos, quando feitos com os objetivos certos, trazem retornos verdadeiros e importantes para as empresas. Por isso, disponibilizamos de um portfólio de softwares e também de uma equipe de profissionais que vão atender as expectativas do seu estabelecimento e te ajudar a alcançar os objetivos que você almeja para seu negócio.

    Entre em contato agora mesmo e conheça como nós da Raffinato podemos fazer a sua empresa crescer com mais qualidade.

    Raffinato,
    Pronto para servir.

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