Postado em 08 de Setembro às 10h45

Práticas sustentáveis que vão fazer a diferença no seu estabelecimento

Dicas (32)Gestão (33)
  • Blog Raffinato -

Pensar em sustentabilidade deixou de ser um plano para o futuro. Além da consciência sobre o assunto, o mercado e os consumidores estão cada vez mais exigindo que as empresas e marcas se adequem às questões sustentáveis, colocando este assunto dentre os valores necessários para o mundo dos negócios.

Desta forma, pensar em práticas sustentáveis dentro do ramo da Gastronomia tornou-se algo necessário e imediato. Além de demonstrar a preocupação com o assunto, tais comportamentos servem também para fortalecer a relação com o cliente e fortalecer a marca, além de trazer à empresa uma série de soluções que vão colaborar com a organização dos negócios e a gestão financeira.

Em poucas palavras, podemos resumir sustentabilidade como um comportamento baseado em três pilares: econômico, social e ambiental. Para uma empresa ser sustentável, ela precisa gerar lucro, mas sempre levando em consideração as questões ambientais e as práticas que envolvam, direta ou indiretamente, o bem-estar das pessoas ligadas à empresa, sejam elas colaboradores, clientes, parceiros e as pessoas de uma forma geral.

Então, para que você possa começar a colocar em prática e colher os benefícios das ações sustentáveis, trouxemos algumas dicas simples e práticas, que além de trazer todos os benefícios já citados anteriormente, ainda vão proporcionar ao seu empreendimento uma economia de recursos. Aproveite a leitura.

Economize luz e água

O uso incorreto e até mesmo a falta de manutenção dos equipamentos pode gerar um consumo excessivo de luz ou de água no seu estabelecimento. Em uma cozinha, podemos encontrar facilmente equipamentos com alto consumo de energia, como torneiras e fornos elétricos, além do freezer e da geladeira.

Faça sempre vistorias e manutenções preventivas, além é claro que sempre orientar sua equipe para o uso correto e consciente destes equipamentos. Pequenas mudanças sempre geram resultados significativos a longo prazo. Procure também por soluções alternativas, como por exemplo, utilização de energia solar. Além de reduzir os custos, vai demonstrar a sua preocupação com as questões ambientais.

Reduza as embalagens

Pensar em práticas sustentáveis tem tudo a ver com a redução das embalagens. Seja na hora de comprar produtos ou de servir o cliente, eliminar plásticos e papéis desnecessários é uma boa opção para aderir a estes valores. Não estamos falando de reduzir a qualidade dos produtos ou os aspectos visuais das suas embalagens, mas sim de eliminar o que é desnecessário.

Sabe aqueles restaurantes que enrolam os talheres em guardanapos e depois os colocam em saquinhos plásticos? Ou até mesmo aqueles guardanapos individuais, que vem dentro de uma outra embalagem de papel ou de plástico? Por que não simplificar e reduzir a quantidade de embalagens desnecessárias?

E essas mudanças podem acontecer em todos os setores do seu food service, desde a compra dos ingredientes por exemplo, onde você pode preferir por produtos com menos embalagens plásticas ou até mesmo alternativas com refis, até o momento de servir ou fazer a entrega do pedido do cliente. Existem diversas opções e ideias atrativas à disposição, que vão melhorar a imagem do seu estabelecimento e chamar a atenção do seu cliente.

Aproveitamento dos alimentos

E aqui entramos em um ponto muito importante do tema sustentabilidade. Aproveitar de forma integral os alimentos é uma das melhores maneiras de tornar o seu empreendimento mais sustentável. A questão aqui é, diversos itens podem ser utilizados no preparo de outros pratos, reduzindo os desperdícios e tonando sua cozinha muito mais inteligente.

Você que tem um restaurante por exemplo, já parou pra analisar a quantidade de cascas de frutas, ou até mesmo legumes e vegetais, que são jogadas fora todos os dias? Muitos destes “restos” de alimentos podem ser muito bem aproveitados para elaboração de opções criativas para seus clientes.

Cascas de abacaxi, de maçã e até mesmo de laranja podem resultar em deliciosos chás, que podem ser servidos ao cliente como cortesia da casa. Ou quem sabe criar um cardápio de sucos especiais, utilizando talos de couve ou outros vegetais?

Pode parecer simples, mas é certo que pequenos gestos podem mudar completamente a visão que o consumidor tem sobre suas ações. Afinal, além de melhorar a qualidade no seu atendimento, você também estará pensando em ações práticas que reduzem os desperdícios dos alimentos.

Conscientize sua equipe

São diversas as possibilidades de ações que podem ser aplicadas com foco na sustentabilidade. Mas acredite, tudo isso só terá efeito se a sua equipe estiver consciente. Afinal, de nada adiantaria pensar diferente e adotar todas estas ações se os seus colaboradores não compreenderem a importância e vestirem a camisa.

Realize treinamentos, dialogue periodicamente de forma aberta e espontânea com eles sobre isso. Estas ações são importantes para eles perceberem que agir de forma sustentável é necessário e fácil. Prepare seu time para que cada um saiba a importância de agir de forma individual e coletiva, sempre frisando temas como estes que foram relacionados neste conteúdo.

Invista em tecnologia

Para concluir, não poderíamos deixar de fora esse item, que além de fazer parte do nosso dia a dia, tem tudo a ver com as questões sustentáveis. Escolher pela utilização de sistemas, além de melhorar a gestão dos negócios de uma forma geral, ainda trazem uma série de benefícios em relação aos desperdícios.

Através de um software de automação, seu estabelecimento poderá ser beneficiado com a redução de erros de pedidos, por exemplo, que levam ao descarte de alimentos, gerando insatisfação dos clientes e prejuízos financeiros. Além disso, sistemas reduzem significativamente a necessidade da utilização de papéis.

Como dissemos no início deste texto, pensar em sustentabilidade é algo imediato, que você pode implementar aos poucos no seu estabelecimento. São pequenas ações que farão toda a diferença para o futuro do seu food service, afinal, você irá colher bons resultados por pensar a agir de forma consciente. Implementar ações sustentáveis na sua empresa, além de trazer práticas mais corretas e inovadoras, fará o cliente enxergar a sua marca com bons olhos.

Que tal começar a implementar uma nova visão sustentável nos seus negócios? Quer saber como a Raffinato pode te ajudar nessa importante missão? Entre em contato com a nossa equipe que nós vamos oferecer a você as melhores soluções em tecnologias para você reduzir seus custos e atuar de forma mais eficaz no mercado da Gastronomia e do Entretenimento.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

As vantagens da integração de sistemas para seu estabelecimento23/07 Se você acompanha o nosso blog há mais tempo, já sabe da importância que os sistemas representam para o bom andamento dos negócios. Mas se você é novo por aqui, pode aproveitar para conferir alguns conteúdos extras e entender melhor sobre as vantagens de se utilizar os softwares da Raffinato em seu estabelecimento. Por que usar CRM para restaurantes?......
Aumente a produção da sua padaria em 5 passos31/03/20 Em qualquer empresa a produção da equipe é fundamental para o sucesso do negócio, e isso também aplica-se às padarias. É necessário eficiência, qualidade e agilidade em todos os processos. Mas, o......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>