Postado em 01 de Abril às 02h05

Passo a passo para implantar um Delivery de sucesso

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Foi por volta dos anos 2000 que o Delivery passou a fazer parte do dia a dia do brasileiro. Desde então, muito se tem conhecido e agregado aos serviços de entrega. Atualmente, o Delivery é utilizado por diversos setores da indústria e comércio, entregando nas casas dos brasileiros, todos os dias, diversos produtos. Mas é no ramo da alimentação que processo tem sido focado e ganhado visibilidade.

A principal função do Delivery, podemos dizer, que é trazer agilidade, praticidade e satisfação para os consumidores. E se formos parar para refletir sobre o momento que estamos vivendo, uma tecnologia assim se torna imprescindível para o bom funcionamento e até mesmo a sobrevivência de um food service.

O crescimento acelerado do Delivery tem sido notado em diversas pesquisas já realizadas. Mas é o atual cenário que tem chamado atenção dos empreendedores do ramo da alimentação. A facilidade e a acessibilidade trazidas pelos aplicativos de Delivery fizeram com que os clientes se sentissem mais confortáveis na hora de fazer seu pedido de casa, ao mesmo tempo em que os proprietários de bares, restaurantes e afins perceberam que este seria um mercado promissor.

Com esse avanço do sistema de entregas, os estabelecimentos que já possuíam esse sistema de entregas, buscaram aperfeiçoá-lo. Os que não o tinham, entraram na corrida para a implantação. Mas a questão é: apenas implantar um serviço de Delivery sem um projeto bem definido e sem dar atenção aos devidos cuidados, pode ser um caminho perigoso. Assim como qualquer serviço, agregar um Delivery “apenas para ter” pode trazer diversos prejuízos aos seus negócios. É por isso que a gente está aqui para ajudar.

O que devo fazer?

Para começar a organização de um Delivery eficaz, é preciso analisar os custos de sua implantação, avaliando sua demanda e fazendo um comparativo com o investimento que você terá de fazer.

Em seguida, você pode definir qual será a sua área de atendimento, e, a partir daí, avaliar se é mais viável terceirizar o serviço de entrega ou realizar os investimentos e a contratação de alguém específico para tal.

Planejar e gerenciar os roteiros de entrega também são passos muito importantes para que seu Delivery obtenha melhores resultados, evitando desperdícios de tempo e dinheiro.

Você pode criar um cardápio específico para seu Delivery. Nem tudo que você oferece em seu estabelecimento precisa ou pode ir para o cardápio das entregas. Alguns pratos ou bebidas mais específicas podem ser mantidos apenas no atendimento local. Da mesma forma, pode-se oferecer opções exclusivas para entrega. O importante nesse caso é estar atento às opções que se encaixam ao transporte e cheguem até o cliente sem perder a qualidade.

Por fim, é também muito importante, é se estruturar para conseguir atender a demanda. Você vai precisar de equipe, equipamentos, transporte, embalagens, de preferência personalizadas para melhorar a imagem do seu estabelecimento, mas também que ajudem a preservar a aparência e a temperatura adequada que o cliente espera receber. E claro, para organizar tudo isso, é fundamental um bom sistema que possa receber e organizar todos estes processos.

O que a Raffinato oferece?

Para falar sobre um bom suporte de Delivery, pensamos sempre em todas as partes envolvidas no processo. Afinal, é preciso que haja satisfação e total controle para você que irá implantar o seu sistema de Delivery e também para o seu cliente, que irá usufruir dessa experiência, que vai desde o momento de fazer o pedido até recebe-lo em casa e efetuar o pagamento.

E para falar de Delivery, apresentamos o Raffinato Delivery. Um sistema de interface totalmente intuitiva que permite a venda online de produtos do estabelecimento através de um portal e/ou aplicativo exclusivo. Através de um sistema completo você conquista muito mais agilidade para suas entregas e maior giro de vendas. Com ele você pode criar e enviar promoções exclusivas, realizar campanhas direcionadas, conhecer melhor o perfil do seu cliente, além de acompanhar o desempenho do seu negócio e saber exatamente o que o seu público acha da sua empresa.

Em mais detalhes, a apresentação do Raffinato Delivery pode ser segmentada em duas partes: interface de aplicativo e também como frente de caixa.

O Aplicativo

Começando pela primeira, com o aplicativo Delivery você poderá, a partir de um baixo custo de investimento, ter um sistema totalmente personalizado para seu estabelecimento. Essa personalização fornecerá uma experiência muito mais completa para você e seu cliente. Crie campanhas de compras, forneça brindes para quem indicar o aplicativo aos amigos, dê descontos para clientes que efetuarem diversas compras, etc.

Além de tudo, o Raffinato Delivery conta com uma base de dados que armazena as informações dos clientes. Assim, você terá muito mais conhecimento de quem é seu consumidor, quais são suas preferências, suas particularidades, como ele gosta de ser chamado por exemplo, entre muitas outras informações. Para deixar tudo mais completo, o App permite a integração com os sistemas da Raffinato, deixando sua experiência ainda mais completa.

Frente de Caixa

Falar em Delivery não significa só processos da porta para fora do seu estabelecimento. O funcionamento e a organização dos processos internos têm extrema importância para o bom andamento dos negócios. E é por isso que vamos falar da frente de caixa.

Para começar, é importante citar que sistema de pedidos podem englobar, além da entrega na casa do cliente, a retirada no balcão e o sistema de pronta entrega. Com os sistemas de gestão da Raffinato, o funcionamento do Delivery terá mais fluidez. Confira alguns dos pontos fundamentais que você pode ter a sua disposição:

• Ajuste das formas de pagamento;
• Controle da produtividade do entregador;
• Finalização de múltiplas vendas (desafogando a necessidade de o entregador ficar “parado” dando baixa em entregas feitas);
• Controle total dos processos de entrada do pedido, expedição, recebimento, pagamento e finalização do pedido;
• Controle dos fluxos de entregas;
• Personalização dos pedidos, embalagens e atendimento de acordo com as particularidades dos clientes;
• Consulta do histórico dos pedidos;
• Relançamento do último pedido;
• Possibilidade de múltiplos endereços e contatos, evitando a necessidade de abrir mais de um cadastro em caso de o cliente pedir em locais diferentes (casa, trabalho, etc);
• Crie campanhas com variação de preços (para cima ou para baixo) com datas e durações específicas, tudo de forma automatizada.

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Implantar um Delivery de sucesso não é nenhuma missão impossível, mas também não existe nenhuma receita pronta para isso. É preciso informação, atenção e investimentos corretos. Existem diversos aplicativos e plataformas que oferecem serviço de Delivery para seu estabelecimento, mas com diversas limitações que acabam impedindo um maior desenvolvimento dos seus processos e de aproximação com seu cliente.

A grande maioria dos serviços de Delivery não ofertam, por exemplo, a possibilidade de você saber quem é o cliente que está comprando de você. E nos dias atuais, onde a fidelização de clientes é uma das estratégias mais importantes para o mercado, não saber quem está do outro lado desse caminho é um verdadeiro desperdício. Sem tais informações, fica impossível criar personalizações e entregar produtos e serviços com as devidas particularidades.

Portanto, é importante que você saiba que nós da Raffinato estamos aqui para ajudar você a conhecer melhor sobre esse passo a passo que poderá permitir que seu estabelecimento ofereça os melhores serviços aos seus clientes.

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