Postado em 10 de Abril às 02h39

O Delivery no futuro pós-pandemia

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É normal ficarmos pensando e tentando adivinhar qual será o cenário quando tudo isso passar. Como será o novo normal? Quanto tempo vai demorar? Como os consumidores vão se portar frente as novas realidades?

É difícil poder responder ao certo, mas uma coisa que podemos dizer é que, quando retomarmos nossas atividades, mais próximo da normalidade possível, veremos um mercado totalmente diferente daquilo que estávamos acostumados antes da pandemia. Novas tendências, novas prioridades e essa nova forma de ver o mundo. E o Delivery? Bom, acreditamos fortemente que este veio para ficar.

Sabemos que o sucesso deste formato de entrega já vem ganhando destaque desde antes da Covid-19. A mudança de comportamento do consumidor e a satisfação de receber os produtos na porta de sua casa já existiam, mas com o momento que estamos vivendo, o Delivery deixou de ser uma simples ferramenta de venda complementar para se tornar o principal (e em alguns momentos o único) meio de negociação entre food services e seus clientes. E mais, muitos empreendedores que adotaram o serviço de entrega afirmam que este foi o mantenedor dos negócios.

Então fica a pergunta: o que esperar para um futuro próximo, em um cenário pós pandemia, em relação a utilização do Delivery? É fácil encontrar alguém que esteja aguardando o fim do isolamento e do distanciamento social para se reunir com amigos e familiares para comemorar. E ao mesmo tempo que donos dos estabelecimentos anseiam por este momento, fica também a pergunta: e os investimentos em Delivery, foram em vão?

De primeira já podemos responder que não, talvez pelo principal motivo que já citamos aqui. Investir em Delivery foi, para muitos, a única forma de conseguir atender seus clientes e possibilitar a permanência dos negócios até hoje. Em segundo, o atual cenário mudou muito o comportamento do consumidor. A popularização das entregas à domicílio trouxe inúmero benefícios aos consumidores também, como exemplo o conforto na hora de pedir comida em casa. E não vai ser da noite pro dia, com o fim da pandemia, que esse comportamento vai mudar. Portanto, aposte no Delivery e em ferramentas para melhorar ainda mais seus serviços de entrega.

Estratégias para implantar ou melhorar seu Delivery

Agora que sabemos melhor sobre a importância de um bom sistema de entrega de comida e também a forte tendência de permanecer em alta, é preciso elaborar estratégias para que seu estabelecimento continue oferecendo produtos e serviços de qualidade, e que ao mesmo tempo o seu consumidor sinta-se atraído e confortável em pedir pelo seu Delivery.

Utilize um bom sistema de gerenciamento para seu estabelecimento. Com o software correto, seu Delivery terá muito mais fluidez, organização e segurança nos dados, evitando desperdício de tempo e melhorando seus lucros. Com o Raffinato Delivery, por exemplo, você terá à disposição um sistema completo de venda online de produtos através de site e/ou também de aplicativo.

Com ele você também tem muito mais controle sobre todo o fluxo de seus pedidos, produção e de entregas, além de poder acompanhar de forma mais detalhada o desempenho do seu negócio e conhecer ainda mais o perfil de seus clientes, permitindo a criação de campanhas e promoções exclusivas.

Aposte na satisfação do seu cliente. Seja no atendimento local ou no Delivery, atender o cliente com excelência é fundamental para mantê-los por perto. Então invista em formatos de serviços que entreguem a melhor experiência na hora de pedir comida. Cardápios dinâmicos, sistemas ágeis e organizados, além de variedade e facilidade nas formas de pagamento, são pontos importantes a serem levados em consideração na hora de contratar um sistema.

Ofereça diversidade em seu cardápio. Para seu Delivery, você pode elaborar um menu totalmente exclusivo, incluindo pratos além dos já oferecidos para consumo local. Pratos mais elaborados, alimentação mais saudável, comidas rápidas e até mesmo opções com valores mais acessíveis, afinal, com a correria do dia a dia, muitas pessoas preferem pedir comida ao prepará-la em casa ou sair para comer.

Atenção com as taxas de entrega. Cobrar taxas na hora de entregar é muitas vezes um mal necessário. Afinal, arcar com tais despesas pode estreitar a margem de lucro do seu estabelecimento, tornando até mesmo inviável em algumas situações. Mas por outro lado, repassar os custos ao cliente também tem seus contras. Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis pagando taxas, quando muitas vezes já estão fazendo investimentos consideráveis no pedido.

O ideal é encontrar um equilíbrio que beneficie as duas partes. Uma ideia é definir um valor mínimo do pedido, sendo que a partir daí, a entrega se torna gratuita ao consumidor, ao mesmo tempo em que a margem do estabelecimento se torna suficiente para arcar com os custos. Outra opção é criar promoções com entrega gratuita em dias específicos de baixa demanda, incentivando as pessoas a pedirem naquele dia, melhorando a movimentação do seu negócio.

É claro que, quando falamos de um cenário pós pandemia, jamais podemos descartar a realidade de que muitas pessoas vão preferir ir até seu estabelecimento para consumir. Mas é preciso lembrar que para receber todas essas pessoas, é preciso ter uma boa estrutura física e uma equipe muito bem preparada, o que também pode exigir um certo investimento. Então para poder dar conta dessa possível “explosão” de demanda, é preciso tornar tudo muito bem organizado.

Mas é preciso entender também que muitas pessoas ainda terão incertezas e até mesmo irão preferir manter o atual costume de comer em casa. Como exemplo, uma pesquisa realizada pela consultoria Food Consulting, dos 1000 entrevistados, 65% afirmaram ter receio da contaminação com a Covid-19 ao voltar aos estabelecimentos. Um número bem considerável que deve ser levado bem a sério, e que expressa muito bem a necessidade de levarmos a ideia de que o Delivery veio para ficar, mais a sério.

E não tem segredo, bons negócios fluem com boas estratégias, parcerias certas e investimentos corretos. E nesses momento é sempre bom poder contar com quem tem história na hora de ajudar a construir cases de sucesso. Quer conhecer um pouco mais sobre a Raffinato e as nossas opções para alavancar e consolidar de vez o seu Delivery? Entre em contato conosco que teremos o prazer de lhe atender.

Raffinato
Pronto para servir.

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