Estamos vivendo um momento delicado. Em meio a atual pandemia, ainda é incerta a reabertura completa e a retomada normal das atividades. Por um lado, temos os cuidados necessários e a preocupação com a saúde pública. Por outro, a necessidade de retomar a economia através da normalização das atividades.
O certo é que, mesmo com algumas atividades já sendo normalizadas, muitas pessoas ainda se preocupam e colocam sua segurança à frente de tudo, evitando assim sair de casa.
E o que fazer nessa situação? Como convidar seu cliente, oferecendo qualidade no atendimento ao mesmo tempo em que se repassa a segurança que ele precisa? Elencamos algumas dicas para você entender mais sobre as dificuldades na hora de vender e que vão auxiliar o seu restaurante neste momento delicado.
Os clientes estão reduzindo os gastos
Vamos começar com um dos principais pontos. Se o cliente não quer gastar (ou quer gastar menos), já temos um grande problema de início. Mas existem formas de fazer com que as pessoas repensem e se sintam atraídas pelo seu produto, afinal, estamos falando de alimentação, algo indispensável no dia a dia e que possui muitos aliados na hora da venda.
Mas para vender, precisamos entender o que o cliente deseja. A partir de uma pesquisa realizada pela GFK (empresa de estudos de mercado), e divulgada pelo portal Mercado & Consumo, a maioria dos consumidores esperam dos estabelecimentos:
- Entrega a domicílio de forma gratuita - Maiores possibilidades na hora do pagamento - Cuidados reforçados na higiene durante o manuseio dos produtos
Diante a este cenário, o seu restaurante pode adotar práticas rotineiras para chamar atenção na hora de vender. Métodos como promoções, cupons de desconto, descontos cumulativos, redução ou isenção da taxa do delivery e programas de fidelidade são algumas das opções que possibilitarão uma maior aceitação do consumidor.
Cuidados com a higiene
Um restaurante já tem diversas exigências de cuidados para seu correto funcionamento perante a legislação. Mas frente ao momento que estamos vivenciando, cada cuidado a mais deve ser considerado. Cientes de que boa parte das pessoas está receosa na hora de adquirir alimentos fora do lar, é importante adotar práticas que irão garantir o melhor cuidado no manuseio dos alimentos.
Possíveis soluções são a utilização (sem medo) do álcool em gel e demais produtos de limpeza, utilização de luvas e também da higienização ou descarte delas, conforme sua utilização. Além disso, as máscaras são extremamente indispensáveis, desde o primeiro contato em seu estabelecimento até a entrega do produto ao cliente.
Divulgue seus procedimentos de segurança
Para vender mais, é preciso que o consumidor se sinta confortável e confiante. E para isso, você pode se utilizar do item anterior para reforçar e melhorar a imagem do seu estabelecimento. Afinal, você consumiria algo em um estabelecimento que não utiliza dos métodos de cuidados necessários?
Faça o seguinte: utilize as redes sociais e todos os seus canais de comunicação para mostrar para as pessoas que o seu restaurante está tomando todas as precauções. Mesas afastadas, limitação de público, equipe devidamente preparada com máscaras, disponibilização de álcool em gel logo na entrada, e por aí vai. Crie a oportunidade perfeita para dar um passo à frente e conquistas a confiança.
A rotina está limitada
Mesmo com a retomada de alguns serviços, existem muitos locais que ainda não puderam voltar com o atendimento ao público ou estão trabalhando de forma muito limitada. E é em meio a esta “crise” que o seu restaurante precisa se destacar.
Novamente falamos das redes sociais. Os meios digitais, aliados a toda outra forma de publicidade, são o ponto chave na divulgação para conquistar as pessoas. É hora de ganhar novos públicos!
Com a limitação dos passeios, as pessoas estão buscando novas formas de entretenimento. Ofereça ao público o seu melhor. Diversifique seu atendimento, ofereça mais dentro das suas possibilidades. Porque não criar uma noite de Karaokê? Faça as pessoas sentirem vontade de sair de casa. Mostre o melhor dos seus pratos, suas bebidas, chame toda a atenção que você puder. Mas sempre lembrando de manter as restrições e tomar todos os cuidados.
Delivery x Consumo Local
Já citamos anteriormente que a demanda por pedidos e entregas aumentou. Mas ainda assim precisamos levar em consideração que as pessoas estão buscando opções para sair de casa. E para que a experiência seja boa, seu estabelecimento precisa oferecer mais do que uma mesa, cadeiras e o pedido para consumo. Afinal, tudo isso as pessoas encontram em suas casas.
Nossa dica: disponibilize de som ambiente, escolha músicas boas, neutras e calmas para não deixar ninguém ansioso na hora de comer. Capriche na decoração e combine tudo isso com uma iluminação adequada. Busque oferecer mais que o básico, pois as pessoas querem e estão precisando muito disso neste momento.
Melhore a experiência do seu cliente
Agora que já falamos sobre o atendimento dentro o seu estabelecimento, é importante citarmos que há uma grande parcela de consumidores que preferem o conforto de suas próprias casas e a facilidade que o atendimento delivery oferece. Então este é mais um importante item que entra para nossa lista.
O primeiro contato que o cliente tem com seu estabelecimento normalmente é pelas plataformas digitais (redes sociais, site, aplicativos, pesquisas pela internet, entre outras). Sendo assim, é fundamental que as principais informações estejam de fácil acesso.
Seu cardápio por exemplo, é indispensável que ele esteja disposto de forma digital. Fazer pedidos online também é uma boa alternativa, pois ela facilita a escolha e diminui diversas falhas de comunicação. Busque satisfazer o que seu cliente procura. A melhor experiência possível é o que as pessoas estão sempre em busca.
Bônus
E para finalizar nossas dicas, sugerimos a busca por parceiros de qualidade que possam valorizar ainda mais os seus serviços e que também venham a facilitar os processos internos do seu restaurante.
A utilização de ferramentas seguras e especialmente projetadas para o seu negócio farão com que seu trabalho do dia a dia se torne menos burocráticos, garantindo assim mais tempo para você se dedicar à sua equipe e também aos seus clientes.
Com as soluções da Raffinato, seu restaurante poderá ir além do tradicional. Afinal, com as mudanças no comportamento das pessoas, seja pela pandemia, seja pelas crises e até mesmo pela própria satisfação pessoal de cada um, é fundamental que o seu estabelecimento possa oferecer as melhores opções para que ao final, a experiência vivida pelo consumidor seja a mais incrível possível. Um bom atendimento sempre será bem visto.
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