Postado em 08 de Março às 02h44

Gastronomia e a história escrita por elas

Empreendedorismo (4)Informação (9)
  • Blog Raffinato -

A história conta que as tarefas relacionadas à alimentação eram condicionadas às mulheres. Mas não queremos começar este texto falando do passado. Hoje, neste dia especial das mulheres, queremos voltar nossas atenções para os dias atuais, onde elas, por livre e espontânea vontade, decidiram vestir o xapô, o dólmã e o avental para fazer a magia da culinária acontecer. O resultado disso tudo só poderiam ser belas e motivantes histórias, como esta que vamos contar agora.

Dentre tanto grandes e importantes nomes da culinária mundial, escolhemos um para representar e humanizar o nosso texto de hoje: Helena Rizzo. Por que ela? Bom, como já dissemos, dentre tantos nomes relevantes, tínhamos que escolher um, e Helena Rizzo já chama atenção por dois detalhes importantes: ela é Brasileira e já foi considerada a melhor chef mulher do mundo.

O título mundial veio no ano de 2014, logo depois de receber o título de melhor chef mulher da América Latina, em 2013. Helena, que é gaúcha e atualmente está à frente do Restaurante Maní, em São Paulo.

Uma paixão que começou cedo

Aos 12 anos, Helena Rizzo decidiu produzir e vender biscoitos, bombons e salgadinhos. O dinheiro que ganhava servia para satisfazer suas vontades: idas ao cinema e ao shopping. E mais, para seus colegas da escola, lanches criados a partir do que ela encontrava nas anotações dos cadernos de receitas da família.

Em meio às reviravoltas de sua vida, quando passou a atuar como modelo, deixando os quitutes de lado, Helena se deparou com uma vida corrida, dividindo seu tempo entre a faculdade e a moda. Longe da família e sem dinheiro, a decisão foi mudar: voltou ao ramo da gastronomia. Entre estágios aqui e atuações ali, Rizzo chegou à conclusão de que “Ser modelo dava mais dinheiro, mas como cozinheira enxerguei um futuro melhor”, frase dita por ela em entrevista à uma revista.

Hoje ela atua como chef do Maní, restaurante que entrou na lista dos 50 melhores do mundo e também dos 10 melhores da América Latina.

A Gastronomia na História

Não muito bem definida, o início da gastronomia se perde nos primórdios da existência da humanidade. Mas não queremos ir tão longe assim. Avançando um pouco no tempo, algo que chama muito a atenção foi quando os temperos e especiarias começaram a ser adicionados à comida. Por qual motivo? Estes evitavam a comida de se deteriorar durante os longos deslocamentos através do comércio entre povos através de regiões distantes. E foi ali que perceberam a importância dos temperos para a potencialização de sabores e aromas ao paladar.

Mais adiante, a história conta sobre como a mulher passou a ser inserida profissionalmente nas cozinhas. No início, a tarefa de cuidar da casa, o que incluía a alimentação da família, era de responsabilidade da mulher. Nesta época, as cozinhas dos restaurantes eram dominadas por homens. Com o passar dos anos e graças à luta das mulheres, elas foram ganhando espaços, tornaram-se “visíveis” aos olhos da sociedade e conquistaram seus empregos, o que antes era reservado apenas de direito aos homens.

E sim, elas estavam de volta às cozinhas, mas desta vez, por que elas queriam e mereciam estar lá. Gerações após gerações de mulheres foram aliando seu lado feminino com a profissão da culinária e viraram chefs. O que antes era visto como fragilidade (sexo frágil como as chamavam), deu lugar para as heranças culinárias, que com muita inteligência, sensibilidade, habilidades e um olhar único, tornaram as cozinhas lugares tão belos e cheios de valor.

E é assim que nós registramos esta data tão importante para o mundo todo. São elas, as mulheres, as chefs, que fizeram e continuam construindo uma linda história de lutas e muitas conquistas, não só na gastronomia, mas sim em tudo que é do interesse delas. Da Raffinato, o nosso muito obrigado por tudo, e a nossa sincera e especial homenagem a todas vocês.

08 de março, dia Internacional da Mulher.

Veja também

4 motivos para ter um software em seu Bar ou PUB31/03/20 O sucesso do seu negócio não está apenas relacionado com o fluxo de pessoas que frequentam o seu bar ou pub, mas atendimento, infraestrutura, qualidade dos produtos oferecidos, além da agilidade na entrada, na hora de fazer o pedido e de pagar a conta. Então, que tal observar alguns pontos que reforçam a importância de ter um software na sua empresa? •......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados