Postado em 05 de Fevereiro às 16h00

Estratégias de delivery para o setor gastronômico nas redes sociais que funcionam

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O avanço das Redes Sociais no dia a dia das pessoas tem tornado o uso de ferramentas digitais e da tecnologia cada vez mais indispensáveis. Não só para o entretenimento, mas a navegação online através dos smartphones, tablets e notebooks tem feito parte da vida dos cidadãos para diversas situações, como compras online, busca de informações em sites de notícias e também interação com empresas através de blogs, redes sociais e aplicativos.

E toda essa presença digital do público tem chamado cada vez mais a atenção das empresas para que estas venham a oferecer seus produtos e serviços através destas plataformas online. Afinal, vender através da internet, que uma vez era considerado algo inovador, hoje pode ser descrito como necessidade básica para um bom funcionamento e até mesmo como “garantia de sobrevivência” de uma empresa.

Na leitura de hoje, você irá conhecer alguns dos fundamentos básicos do marketing digital e como ele, através das redes sociais, pode ajudar a alavancar suas vendas através da venda online e da entrega no formato delivery. Então, boa leitura.

Marketing Digital

Para entendermos melhor sobre como as Redes Sociais podem influenciar nas estratégias de venda do seu negócio, é preciso voltar um pouco no tempo e conhecer mais sobre o conceito de Marketing Digital. Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, as empresas viram a necessidade de desenvolver novas ideias e estratégias de venda que pudessem alcançar e atender os desejos deste novo público: os clientes online.

A partir daí, foram surgindo demandas que precisavam prender a atenção destes clientes de uma forma que fosse diferenciada do marketing tradicional. Basicamente, podemos entender o Marketing Digital (de uma forma bem generalizada) como uma ferramenta ou estratégia que coloca os produtos e serviços de uma empresa à disposição do cliente, e não como era tradicionalmente feito, onde o produto era “forçado” ao cliente.

Desta forma, podemos dizer que quando um cliente busca por um produto, ou até mesmo passa a seguir uma página, é de total vontade própria dele, pois houve interesse natural. Assim, inicia-se uma interação entre empresa/consumidor, havendo a oportunidade de prospecção e de fechamento de negócios.

Os 8 P’s do Marketing Digital

O Marketing Tradicional sempre foi norteado por seus quatro P’s, sendo eles Preço, Praça, Produto e Promoção. Da mesma forma, o Marketing Digital carrega consigo a teoria dos 8 P’s: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.
De uma forma bem resumida, pode-se dizer que essa teoria dos P’s traça a seguinte demanda: conhecer o público alvo, definir estratégias e os canais digitais a serem utilizados, produzir o conteúdo e publicá-lo. Em seguida, é preciso aumentar a divulgação do conteúdo com o auxílio de outras plataformas (digitais ou não), interagir com seu público, personalizar os conteúdos de acordo com cada plataforma e por fim, mensurar os resultados.

Delivery + Marketing Digital

Conhecer mais a teoria facilita na hora de colocar as ideias em prática. Então agora que você sabe mais sobre os conceitos de Marketing Digital, queremos apresentar algumas ideias para que você possa aplicar no seu empreendimento, melhorando seu envolvimento com o público e também aumentando suas vendas. Vamos lá!

- Mantenha bons laços com seus clientes: desde o primeiro atendimento, no momento em que o cliente faz seu pedido, até o processo de feedback, onde o consumidor avalia seus serviços e produtos, é fundamental manter uma boa relação. Interagir e investir em ações nas mídias sociais fará toda a diferença para sua empresa ser lembrada pelo público.

- Diminua seus custos: Utilize os meios digitais para promover suas ações de venda. Além de melhorar o alcance e de serem mais eficientes nos resultados, as redes sociais permitem reduzir os custos para seu estabelecimento.

- Integração off + online: permita que seus clientes interajam entre o ambiente físico e o online, através de ferramentas como cardápio digital (pode-se usar QR Code nas embalagens ou materiais impressos, por exemplo); campanhas nas redes sociais onde as pessoas precisam publicar fotos dos pratos; etc.

- Mantenha o padrão nas Redes Sociais: é importante que seu cliente reconheça a divulgação do seu Delivery de forma fácil. Uma boa estratégia para isso é utilizar-se de cores e formatos de publicações que mantenham uma identidade visual, sigam um padrão.

- Usufrua de cada Rede Social: por mais que todas as plataformas tenham o objetivo comum de divulgar e vender, cada uma delas possui uma singularidade. O Twitter é totalmente dinâmico, ágil. O Facebook é um dos mais completos, oferecendo diversas ferramentas para vendas e mensuração de resultados. Já o Instagram tem mais foco na divulgação de fotos, algo mais conceito.

- Delivery através das Redes Sociais: é fundamental ter mídias sociais que vão além de informações, fotos e vídeos. Utilize as ferramentas de chat e permita que seus clientes interajam com você e façam seus pedidos por ali mesmo. Por mais que o aplicativo atenda melhor essa demanda, é importante que as Redes Sociais também sejam uma opção.

- Aplique a técnica do 80/20: isso quer dizer que, em média, 80% do seu conteúdo deve ser interativo, informativo e de entretenimento. Já os 20% restantes, foque na venda do seu produto ou serviço. Tal formato de publicações irão tornar seu negócio mais relevante ao seu público, melhorando a forma como as pessoas avaliam a sua empresa/marca.

Dicas rápidas

Para concluir da melhor forma, trouxemos dicas rápidas e fáceis que você já pode começar a colocar em prática:

a) Integra suas Redes Sociais ao seu site ou aplicativo, melhorando a experiência do seu cliente;
b) Use e abuse dos Stories (Instagram e Facebook);
c) Incorpore seu cardápio na sua fanpage no Facebook;
d) Utilize chat automatizado para melhorar o atendimento ao cliente;
e) Patrocine publicações, incluindo plataformas variadas, como Google e aplicativos de localização, como Waze por exemplo;
f) Garanta um bom serviço de cardápio digital e Delivery, sejam em site ou aplicativo.

Agora que você já tem boas dicas para melhorar suas vendas através das Redes Sociais, é só colocar a mão na massa e desfrutar dos bons resultados. Afinal, o mundo digital está aí, e as ferramentas nos permitem alcançar os objetivos de maneira muito mais eficaz e dinâmica.

Raffinato
Pronto para servir.

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