Postado em 18 de Agosto às 12h22

Espaço limitado? Dicas para expandir os negócios do seu food service

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  • Blog Raffinato -

No dia a dia dos negócios, muitos proprietários de estabelecimentos de food service buscam ampliar suas possibilidades, atender mais clientes e melhorar a lucratividade vendendo mais. Mas nesse caminho, muitas vezes o espaço físico pode ser um limitador. No conteúdo de hoje, preparamos algumas dicas para te ajudar a conquistar estes objetivos através de algumas estratégias práticas.

O ponto principal a ser compreendido aqui é que, expandir seu estabelecimento não depende apenas de espaço físico, afinal, seus negócios vão (ou podem ir) muito além das “quatro paredes”. Toda essa flexibilidade de poder atender seu cliente além do seu ambiente tradicional de vendas já vem se popularizando há alguns anos, mas com a pandemia do novo coronavírus, todo esse processo foi amplamente acelerado, mostrando às pessoas que é possível sim ser criativo e sair do costumeiro na hora de fazer negócios no ramo gastronômico. Vamos começar?

Amplie seus canais de vendas

Como mencionamos anteriormente, atender clientes não se limita ao espaço físico, muito menos a vender apenas por telefone ou pedidos pelo whats. Existe uma grande variedade de plataformas e ferramentas à disposição que podem (e devem) ser exploradas, como por exemplo, Redes Sociais.

Hoje, plataformas como o Facebook possuem ferramentas para ajudar os negócios a melhorarem suas vendas, como criação de anúncios, loja virtual, engajamento de público e muito mais. Além disso, produção de conteúdos de relevância podem ajudar a melhorar a imagem do seu estabelecimento, convidando cada vez mais pessoas a fazerem parte da sua rede de clientes.

Inicie uma franquia

Esta pode ser uma forma bem interessante de levar a sua marca adiante. Franquias são uma forma excelente de ampliar seus pontos comerciais, abrangendo maior território, novos mercados e conquistando mais clientes. Porém, abrir filiais requer algumas atenções especiais, e a primeira a ser levada em consideração é a consolidação da sua marca.

Ter um nome muito bem estruturado no mercado é fundamental para que justifique a abertura de filiais, do contrário, você pode estar fazendo investimentos infundados. Invista na sua marca e conquiste seu espaço. Se o seu nome já está firme no mercado e abrir uma franquia parece a solução para você, é hora de colocar a mão na massa.

Pense na sua filial como uma extensão da sua empresa, ou até mesmo como se ela fosse a sua própria empresa recomeçando. Pense em todos os detalhes e analise com muita atenção todos os processos. Use os acertos e erros da trajetória do seu estabelecimento para que as filiais tenham mais sucesso. Treinamento de equipe, qualidade dos produtos e dos serviços são exemplos de padrões de qualidade que você deve sempre manter, afinal, é a sua marca e a sua história que estarão em jogo aqui.

Aposte no Delivery

O Delivery sempre foi uma área de vendas que incentivamos aqui em nosso Blog. Inclusive temos diversos conteúdos com ideias e estratégias para aplicar um Delivery de sucesso para seu estabelecimento. Portanto, ele não poderia estar fora desse conteúdo. Lembra daquela ideia de “ir além das quatro paredes”? Apostar no Delivery é uma excelente maneira de ir por esse caminho.

A partir do momento que você inicia as atividades de entrega dos seus pratos, lanches e até mesmo bebidas, além de você oferecer um serviço e um conforto a mais para seus clientes, você abre boas oportunidades de conquistar novos consumidores, afinal, com esse tipo de serviço, você estará atendendo a um novo público, com preferências por este tipo de serviço.

Além de um sistema bem organizado de Delivery, é fundamental contar com as ferramentas corretas que vão te ajudar a estruturar e manter tudo isso funcionamento da melhor maneira. Através do Raffinato Delivery, você tem em mãos um portão e/ou aplicativo exclusivo, garantindo muito mais facilidade, agilidade e controle para sua equipe, além de oferecer aos seus clientes um serviço mais completo e intuitivo, facilitando a ele todo o processo de compra.

Isso tudo irá proporcionar a você um maior giro de vendas, mais proximidade e conhecimento do seu cliente, facilitando a criação de campanhas e promoções exclusivas, além de um controle detalhado de todos os fluxos.

Invista em Food Truck

Tendência com diversos benefícios, a criação de food trucks pode ser uma boa aposta para você que busca expandir os negócios. Esse tipo de negócio pode ser iniciado com investimento menores, se comparados a criação de novos pontos comerciais. Além disso, um food truck oferece muito mais mobilidade e acessibilidade, permitindo que você explore novos locais de vendas, inclusive em outras cidades, permitindo, por exemplo, a participação em eventos.

Se o seu tipo de negócio permite e você entende que seus clientes veriam esse formato de vendas com bons olhos, elabore um planejamento detalhado e vá para a ação. Uma dica importante é, reavalie seu cardápio, talvez seja preciso ajustar alguns detalhes como ingredientes e até mesmo preços.

Replaneje seu ponto comercial

Se todas as dicas anteriores pareceram interessantes, mas você ainda prefere investir no espaço local, a gente também tem algumas ideias para você. Com algumas mudanças é possível conseguir melhores espaços no seu ambiente.

Comece repensando seu espaço: é possível reorganização a disposição das mesas e cadeiras? Mudar decorações, móveis e demais objetos, também pode ser levado em consideração. Quem sabe até uma pequena reforma, para realocar alguns espaços e permitir uma nova organização do seu ambiente.

Outra possibilidade é substituir as mesas e cadeiras, por algumas que se encaixem melhor e você possa aproveitar mais os espaços. Um exemplo simples é, mesas quadradas ou redondas? Qual delas harmoniza melhor com seu ambiente e permite melhor circulação e ocupação de clientes?

Porém, lembre-se sempre do conforto dos clientes, jamais diminua a qualidade do que você oferece a eles, isso não seria bem visto. Pensando nisso, uma boa opção pode ser a criação de uma bancada, ocupa pouco espaço e pode abrigar uma boa quantidade de pessoas que pretendem consumir apenas bebidas ou lanches rápidos.

Existem diversas possibilidades para que você possa expandir seu estabelecimento sem se reocupar com limitações como as de espaços físicos. É sempre bom contar com a criatividade e uma boa análise das possibilidades. E claro, sempre que precisa, você também pode contar com a Raffinato.

Convidamos você a entrar em contato com a nossa equipe e conhecer mais sobre os nossos softwares, como o Raffinato Delivery, citado nesse conteúdo, e diversos outros que com certeza ajudarão você a melhorar todos os processos do seu estabelecimento, conquistando muito mais vendas e melhorando seu faturamento.

Raffinato,
Pronto para servir.

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