Postado em 11 de Agosto às 14h50

Dicas para ter sucesso na elaboração de sua vitrine de alimentos

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Quem atua no ramo da alimentação, mais especificamente em padarias, confeitarias, cafeterias, lanchonetes e demais estabelecimentos que precisam expor os alimentos em vitrines, sabe bem a importância de uma boa organização para conquistar a atenção do consumidor.

Uma boa exposição dos alimentos é uma excelente forma de chamar mais a atenção das pessoas, divulgar os produtos e ainda construir novas oportunidades de vendas. Além do mais, uma vitrine bem trabalhada mostra também a sua preocupação com os alimentos e com a qualidade na alimentação dos clientes. E é com o intuito de ajudar você a elaborar uma vitrine perfeita que preparamos esse conteúdo de hoje.

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O que é e por que investir em uma vitrine?

Para começar, é preciso entender que existem vários tipos de expositores de alimentos. Eles podem ser balcões expositores, vitrines de caixa, estufas neutras ou até mesmo refrigeradas ou aquecidas, entre diversas outras.

Através destas vitrines, seus clientes terão o primeiro contato visual com o seu produto, e como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”, essa primeira experiência deve ser marcante e positiva, para gerar interesse no cliente em conhecer mais e consumir seus produtos.

O estímulo visual para decisão de compra é um fator extremamente decisivo, levando inclusive a uma compra por impulso, e é principalmente por este motivo que você deve levar muito a sério a organização e exposição dos seus produtos em uma vitrine. Conheça algumas ideias que vão te ajudar nesse processo importante.

Comece conhecendo seu cliente

Antes de qualquer coisa, é importante saber para quem você está expondo seus produtos. Quem são seus clientes? Por mais que essa resposta possa ser bem abrangente, é fundamental pensar nos grupos que formam a maioria do seu público alvo, ou seja, o perfil predominante de clientes. Essas informações vão te ajudar a organizar os produtos e entregar um padrão visual que tenha conexão com o seu público.

Você pode buscar referências

Que tal visitar outros estabelecimentos que você tem como exemplo para ver como os produtos são organizados nas vitrines? Dessa forma, você se coloca no lugar dos clientes e poderá construir, a partir da sua experiência, aquilo que você quer entregar aos seus consumidores.

A ideia aqui não é copiar, mas sim de buscar mais detalhes como decoração, exposição dos produtos, formas de atendimento, tudo para que você possa, a partir da sua visão, elaborar o seu projeto, evitando possíveis erros que talvez seriam cometidos sem essa experiência comparativa.

Hora de organizar os expositores

Como mencionamos anteriormente, existem diversos tipos de vitrines, e você deve adequá-las de acordo com os alimentos que você produz. O importante aqui é prestar muita atenção na aparência, já que ela será a primeira experiência do seu cliente.

Mantenha os vidros sempre limpos e de preferência inteiros. Rachaduras ou sujeiras podem interferir na percepção que o cliente terá do seu produto. A organização também é imprescindível neste momento. Evite empilhar lanches, ou organizá-los de uma maneira que seu cliente não consiga avaliar para escolher. Uma ideia é separá-los em fileiras e em bandejas ou recipientes diferentes, classificando por tipos e sabores.

Lembre-se, a decoração do seu ambiente tem tudo a ver com os produtos que você oferece, portanto, lembre-se disso na hora de organizar o seu ambiente. Em datas especiais, aproveite para elaborar apresentações diferentes, temáticas, capriche na criatividade que o seu cliente com certeza irá se encantar.

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Mantenha as vitrines abastecidas

Quando os alimentos ficam expostos em estufas simples, é comum que eles percam as qualidades no decorrer do dia. Estufas aquecidas exercem um papel importante na preservação da qualidade dos salgados por exemplo. Além de conservar mais o sabor, a textura e a aparência, o cliente recebe um alimento na temperatura ideal para consumo.

Da mesma forma, vitrines refrigeradas são fundamentais para os alimentos que precisam ser mantidos em temperaturas mais baixas. Bolos, tortas, doces, quando armazenados corretamente, além de preservar a aparência do belo trabalho que você teve atendendo a demanda do cliente, ainda mantém o sabor e toda qualidade que o alimento precisa para que o cliente tenha a melhor experiência.

Por isso, considere essas vitrines climatizadas como um investimento fundamental para seu estabelecimento.

Limpeza e organização sempre

Conforme suas vendas vão acontecendo, é sempre importante reorganizar e repor os alimentos nas vitrines. Esses pequenos, mas importantes cuidados, transmitem uma sensação de capricho e qualidade, afinal, o cliente percebe que tudo ali em seu estabelecimento recebe a atenção necessária.

Estufas de lanches (aquecidas) normalmente acumulam uma certa oleosidade dos alimentos fritos, ou até mesmo pelo vapor que acaba embaçando o vidro. Em vitrines refrigeradas, também é comum que os vidros fiquem embaçados. Portanto, antes de abrir seu estabelecimento, garanta que a devida limpeza desses expositores tenha sido feita.

Mantenha o equilíbrio na quantidade de informações que você irá entregar ao seu cliente. Ninguém gosta de uma estufa de lanches muito cheia, ou uma geladeira com bolos e tortas amontoadas e desorganizadas.

Da mesma forma, vitrines vazias demais repassam a sensação de descuido, de falta de produtos ou desinteresse em atender o cliente. É sempre indicado encontrar o meio termo. Ao final do dia, quando realmente os produtos estiverem esgotando, tente reposicionar os alimentos, assim o cliente tem tudo ao seu alcance de uma forma organizada.

Saber como organizar as vitrines e até mesmo o ambiente do seu estabelecimento é fundamental para dar mais qualidade na experiência que os clientes terão ao consumir dos seus produtos e serviços. Conheça seu cliente e ouça-o sempre, muitas vezes uma simples opinião pode resolver muitos contratempos.

O que achou do nosso conteúdo de hoje? Que tal colocar as nossas dicas em prática e conquistar mais sucesso nas suas vendas? Saiba que a Raffinato está sempre à disposição para te ajudar a chegar cada vez mais longe.

Através de uma variedade de softwares, podemos levar até você as melhores ferramentas para você conquistar os resultados tão sonhados. Tenha nas suas mãos sistemas que vão te ajudar a conhecer mais seus clientes e a usar estas informações para tornar o seu negócio, um verdadeiro sucesso. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.

Raffinato,
Pronto para servir.

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