Postado em 24 de Abril às 16h02

Dicas infalíveis para operar com delivery!

Dicas (2)
  • Blog Raffinato -

A pandemia da Covid-19 chegou afetando todos os setores, e o ramo de Food Service não foi diferente. As estratégias precisaram ser repensadas rapidamente e o seu planejamento de negócio com certeza foi afetado, não é mesmo?

Para entendermos melhor como está o cenário hoje, de quem teve que repensar o seu negócio, e começou a usar o Delivery como principal forma de venda dos produtos, podemos dividir entre:

• Empresa que já tinha a jornada de vendas por plataformas de delivery pronta, ou seja, já operava mesmo antes desta crise. Já era conhecido pelo público por trabalhar com entregas, já tinha experiência e conhecimento do mercado, tendo um aumento significativo nas vendas devido à situação. Vantagem competitiva muito maior e a frente daqueles que trabalhavam apenas na forma tradicional.

• Empresa que não atuava com delivery e não era conhecida neste canal de venda por parte dos usuários das plataformas. Aqui, podemos dividir entre duas situações: a) Aquela empresa que não era conhecida nas plataformas, mas que já possui uma marca forte no mercado. Restaurantes que já são consolidados no negócio de gastronomia, seja pela qualidade ou anos atuando no mercado e experiência no ramo, que começaram agora no delivery e estão tendo um bom resultado, pois já tem uma chancela de qualidade, os consumidores já conhecem os produtos e já consomem. Este novo canal de venda permitiu que o faturamento da empresa viesse desta nova forma.

A minha dica para estes restaurantes é que explorem ao máximo as plataformas. Para agilizar o processo, não precisa colocar todo o cardápio disponível para o delivery, o momento é de destacar aqueles que já são campeões de venda na sua empresa. Esta é a forma de deixar a operação mais enxuta e assim ter um controle de insumos de forma mais eficiente. É o uso do MVP – produto viável mínimo – que tem como objetivo entender, de fato, se aquele produto soluciona o problema do consumidor, ou seja, é o tipo de comida que seus clientes estão procurando? Defina uma carteira enxuta de produtos do cardápio que irão gerar lucratividade e que possuem saída, tire tempo para fazer esta importante análise.

b) Outro tipo de empresa que se deparou com essas mudanças de estratégias, são aquelas que não tinham marca forte e estavam há pouco tempo no mercado, ainda conquistando o seu espaço. O cenário com certeza é muito mais complicado e desafiador. Estes restaurantes estão criando a sua jornada no negócio e agora também no delivery, e precisam se adaptar rapidamente ao mercado e usar estratégias para se manter.

Para este segundo público, a minha recomendação é acessar todos os canais de marketing digitais possíveis, quanto mais canais e plataformas a empresa estiver, melhor. Uma dica importante é se preparar para conseguir ativar os melhores preços dos produtos do cardápio no delivery. Uma das principais iscas para conseguir novos clientes são preços e descontos. Aposte em combos diferenciados, agregue valor ao seu produto e sempre preze pelo menor preço possível a ser praticado. Outra dica, é manter a boa qualidade dos produtos do cardápio. Com a competitividade de valor, não é fácil unir insumos de alto padrão ao preço, mas aposte naqueles que são bons e procure fornecedores de qualidade. Bons produtos e ótimos preços, as chances de aumentar as vendas são grandes.

Os problemas e demora na entrega são a maioria entre as reclamações e avaliações negativas nos aplicativos de delivery. É importante focar na agilidade da entrega, pois as pessoas querem esperar o mínimo possível pelo seu pedido. A demanda vai aumentar, então aproveite que está começando este tipo de operação fazendo da forma correta, treinando e conscientizando a sua equipe de trabalho que ocorrendo a demanda ela deve ser atendida rapidamente. Explique para seus colaboradores a importância da agilidade e procure parceiros de entrega que atendam este quesito.

Neste momento é indispensável que a sua empresa esteja nos canais de venda por delivery. Aproveite o momento para criar estratégias de fidelização, com cupons, benefícios e promoções, além de usar os canais de redes sociais para divulgar ao máximo sua empresa e este serviço.

 

Márcio Muxfeldt

CEO | Raffinato Softwares

 

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