Postado em 04 de Agosto às 14h33

Dia dos Pais: estratégias para vender mais nesta data

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  • Blog Raffinato -

Datas comemorativas sempre geram muita expectativa para proprietários de estabelecimentos de food service. Com a chegada do Dia dos Pais, que será comemorada no próximo dia 08 de agosto, os empreendedores buscam as melhores ideias para chamar a atenção dos consumidores e aproveitar essa data para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas.

A história do surgimento da data

Foi no ano de 1953, mais especificamente no dia 14 de agosto, quando um concurso publicitário foi realizado com o objetivo de premiar três tipos de pais, por características peculiares: o que tinha mais filhos, o mais jovem e o mais velho. Os vencedores foram um pai com 31 filhos, um com 16 anos e o outro com 98 anos.

Através do concurso em homenagem e devido à grande repercussão que teve na época, no Brasil, o Dia dos Pais oficializou-se e passou a ser comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto.

A importância do dia para o food service no Brasil

De uma forma geral, todas as datas comemorativas são oportunidade excelentes para todo o comércio de gastronomia do Brasil. Dessa forma, o Dia dos Pais também é muito esperado por proprietários de estabelecimentos de food service.

De acordo com o a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estima-se que para este dia dos Pais o volume de vendas de todos os comércios do país seja de R$ 6,03 bilhões, o maior faturamento desde 2018, mostrando assim um clima positivo de vendas para todos os setores.

Para a Abrasel, a visão também é muito positiva. De acordo com uma entrevista concedida à CNN pelo presidente do conselho estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), Percival Maricato, estima-se um crescimento no faturamento superior a 20% em relação ao ano passado, podendo chegar, em alguns casos, a quase 50% em relação ao ano anterior.

Com esse cenário positivo para a economia brasileira, que tal conhecer algumas ideias que vão ajudar você a melhorar os resultados aí no seu estabelecimento? Para auxiliar nessa tarefa importante, preparamos algumas dicas que você pode colocar em prática. Aproveite a leitura.

05 dicas para melhorar as vendas neste Dia dos Pais

Promoções exclusivas: que tal começar com essa dica que com toda a certeza vai chamar a atenção dos seus clientes? Promoções são uma excelente forma de influenciar a tomada de decisão por parte dos consumidores. Seja para refeições locais ou para o delivery, a ideia aqui é criar benefícios para que seus clientes se sintam atraídos a consumir produtos do seu estabelecimento.

Cardápio especial: datas comemorativas exigem situações diferenciadas. Você pode criar pratos ou opções de lanches, combos e bebidas exclusivas para este dia. Dessa forma, você apresenta um diferencial para o seu cliente, saindo daquele padrão do dia a dia. Afinal de contas, estamos falando de uma data comemorativa, e fazer com que os pais se sintam homenageados é o objetivo e o desejo dos clientes deste dia.

Crie o clima: se estamos falando de oferecer uma experiência diferenciada para conquistar a atenção e atrair mais clientes, uma excelente dica é criar um ambiente totalmente especial para esta data. Você pode usar de estratégias como a decoração do espaço, tornando tudo mais específico para o dia.

Uma boa música ao vivo pode melhorar tudo. Respeitando todos os cuidados em relação ao momento que estamos vivendo, até mesmo para oferecer segurança aos seus clientes, o som ao vivo é muito bem-vindo em datas comemorativas. Mas lembre-se, nada de exageros. A noite é especial para a interação entre as pessoas, o som deve complementar e jamais atrapalhar a conversação.

Presenteie seus clientes: normalmente, uma confraternização em família nestas datas comemorativas agrega valor nas vendas de um estabelecimento. Se você não é muito favorável a fazer promoções ou dar descontos, uma boa opção, que será muito bem lembrada pelos clientes, é presenteá-los neste dia especial.

Você pode servir a bebida de preferência do cliente enquanto ele estiver consumindo, oferecer uma sobremesa ou até mesmo presentear com algum brinde após o fechamento da conta. O ideal aqui é criar um momento especial que seja apreciado e lembrado de forma positiva pelo cliente.

Redes Sociais: Agora que você já escolheu algumas estratégias internas para seu estabelecimento, é hora de divulgar. Afinal, de nada adiantaria elaborar a melhor promoção e seus clientes não ficarem sabendo. Use e abuse das Redes Sociais, elas são as melhores ferramentas que você tem para informar e manter contato com os consumidores. Crie boas campanhas e certifique-se de que as pessoas ficarão sabendo.

E aí, curtiu as dicas que preparamos para te ajudar a melhoras as vendas neste Dia dos Pais? Aqui em nosso blog, temos diversos conteúdos para que você possa aproveitar e conquistar melhores resultados em seu estabelecimento

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