Postado em 09 de Junho às 22h12

Dia dos Namorados: dicas para vender mais nesta data

Dicas (32)Lucratividade (29)
  • Blog Raffinato -

O Dia dos Namorados, comemorado na data de 12 de junho, está chegando. E como em tantas outras datas comemorativas, nesta também é criada uma grande expectativa por proprietários de estabelecimentos de food service que desejam conquistar novos e clientes e aumentar suas vendas.

Para se ter uma ideia da importância da data, o Sebrae aponta que o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para as vendas do comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal do Dia das Mães.

Para a Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a estimativa é de que, em algumas regiões do país, as vendas deste ano possam ser 50% maiores que do ano passado, quando o mercado passou por uma série de restrições, atendendo apenas por entregas. Esses números, conforme a Abrasel, mostram um cenário otimista para todo o setor gastronômico do Brasil.

Então se você é proprietário ou faz parte de uma equipe de um estabelecimento de food service, preparamos algumas dicas que vão ajudar a ser mais atrativo e conquistar melhores números de vendas para esta data. Aproveite a leitura.

Planejamento dos objetivos

Tudo deve começar com um bom planejamento. Defina quais são seus objetivos, quais são os cardápios que você quer oferecer, se a ideia é preparar um ambiente temático ou elaborar uma campanha focada na entrega, com brindes e mimos do tipo. Defina também que tipo de venda você quer fazer: pratos mais elaborados com valor agregado ou apostar no mais simples e rápido, mas focar nas quantidades.

É importante que haja o planejamento de estoque também, afinal, é bem decepcionante o cliente entrar no seu estabelecimento procurando por aquilo que você divulgou e acabar saindo de mãos vazias. Outro ponto importante aqui são as formas de pagamento. Mesmo que seu estabelecimento não tenha o hábito de oferecer flexibilidade nesse quesito, é sempre bom lembrar que datas comemorativas são uma boa oportunidade de alavancar seu estabelecimento, tanto nas vendas como no atendimento.

Redes Sociais

As Redes Sociais são sempre grandes aliadas quando o assunto é vender mais. Se formos analisar a quantidade de pessoas que estão nas Redes Sociais hoje, já podemos entender que é a plataforma com maior público presente. Então, se é ali que as pessoas estão, é ali que você deve investir seu tempo e sua atenção, mostrando sua presença online e principalmente tudo o que seu estabelecimento tem a oferecer a este público.

Publique fotos e vídeos mostrando o que você e sua equipe têm preparado para esta data especial. Com a chegada e a evolução das Redes Sociais, o mundo percebeu que as vendas não acontecem apenas de forma física, pessoalmente. Portanto, invista em boas imagens para mostrar aos consumidores os seus pratos e bebidas, fazendo com que eles sintam o desejo de escolher o seu ambiente e o seu cardápio para apreciar neste dia dos namorados (e em todas as outras datas seguintes).

Prepare sua equipe

Um bom treinamento de equipe faz toda a diferença na percepção que o cliente vai ter em relação a importância que você dá a ele. E essa percepção vai levar à fidelização e consequentemente ao aumento de vendas. Além disso, uma equipe bem preparada dá muito mais fluidez aos atendimentos, aumentando o giro de clientes, o ticket médio e a lucratividade.

Em uma data comemorativa, normalmente o número de clientes é maior que o de costume. Também, os clientes são, de certa forma, mais exigentes com um bom atendimento, agilidade, disponibilidade de pessoas e qualidade nos produtos. Tudo isso pode ser agregado à sua equipe com um treinamento.

Ambiente temático

Que tal convidar seus clientes para viver uma experiência totalmente diferente nesta noite especial? Apostar na criatividade nessas ocasiões é sempre bem-vindo. Você poderá ambientar seu espaço com ideias que remetam aos clientes a sensação de amor, de bem-estar, para que eles se sintam bem por estarem ali e convidados a permanecerem consumindo.

Converse com sua equipe, reúna ideias, faça pesquisas na internet para se inspirar. Quanto melhor harmonizado, melhor será a experiência do cliente. Cuide apenas para não poluir demais o ambiente, informações demais vão deixar as pessoas desconfortáveis.

Promoções e produtos exclusivos

Para complementar tudo isso, prepare cardápios exclusivos para a data. Seu menu do dia a dia, por mais bem elaborado que seja, está à disposição dos seus clientes a todo momento. Em datas comemorativas, é indicado que haja essa variação. Uma dica extra: é interessante destinar o ambiente apenas para os clientes que vão participar desta data comemorativa. Isso torna tudo muito mais particular e deixa as pessoas mais à vontade.

Promoções também são convidativas. Você pode oferecer brindes, fazer sorteios entre os participantes, destinar cupons de descontos para a próxima compra. Tudo é questão de avaliar bem quem é o seu público, quais são os seus objetivos para esta data e então executar o planejamento.

Conte com a tecnologia

Todas as dicas anteriores terão muito mais efeito e você colherá melhores resultados se aliar os processos a um bom software de gestão dos seus negócios. Na Raffinato, você encontra uma diversidade de produtos que são pensados e aplicados conforme sua necessidade. Com o auxílio destes sistemas, o dia a dia do seu empreendimento tem muito mais dinâmica, e você desfrutará de benefícios como:

Equipe mais disponível para melhor atender seus clientes;
Melhor controle de estoque, evitando desperdícios;
Cliente terá mais autonomia, evitando falhas na comunicação e consequentemente erros nos pedidos;
Maior fluxo de clientes, aumentando o ticket médio diário;
Cliente mais a vontade, aumentando também o ticket médio por pessoa e melhorando a experiência do cliente;
Maior controle financeiro;
Maior fluidez desde a abertura da comanda até o fechamento e o pagamento desta;
Tudo isso e muito mais, gerando melhores resultados, mais vendas e mais lucratividade para seus negócios.

E para ter essa tecnologia a sua disposição, é muito fácil. Basta entrar em contato com a nossa equipe de profissionais, conhecer mais sobre nossos produtos e serviços e solicitar um orçamento. Nós vamos te ajudar a ir cada vez mais longe nessa interessante tarefa de empreender no food service.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

O Delivery Vegano como oportunidade de negócios23/06 O sucesso do Delivery pelo país (e também pelo mundo inteiro) já deixou de ser novidade. Tanto para a rotina dos estabelecimentos quanto dos consumidores, o formato de pedidos com entregas tem se tornado comum. Pesquisas e até mesmo depoimentos têm revelado o aumento do interesse pela praticidade de pedir e receber em casa, no trabalho e até mesmo no lazer. Ao mesmo......
Aumente os lucros mesmo na crise31/03/20 Aumentar os lucros. Essa é a frase mais falada em tempos de recessão econômica. Mas, de que forma agir para atingir melhores resultados? Racionalmente falando, aumentar o valor dos produtos e serviços resolveria o problema e as......
Dicas infalíveis para operar com delivery!24/04/20 A pandemia da Covid-19 chegou afetando todos os setores, e o ramo de Food Service não foi diferente. As estratégias precisaram ser repensadas rapidamente e o seu planejamento de negócio com certeza foi afetado, não é......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>