Postado em 22 de Março às 10h34

Dia da água: um dia mundial de conscientização

Informação (13)
  • Blog Raffinato -

Na história, o surgimento da água se aprofunda lá nos tempos do surgimento do planeta terra. Mas falar sobre a água e a necessidade que o ser humano sentiu de trata-la para poder consumir, é algo que se data lá na Idade Antiga, em meados do século V D.C., quando, por perceber que a água suja disseminava doenças, o homem passou a desenvolver técnicas para obter uma água mais limpa.

Desde aquela época, diversas ideias foram sendo implantadas para melhorar a qualidade da água e deixa-la própria para o consumo humano. Mas foi apenas em 1829 que a primeira estação de tratamento de água foi construída. A implementação de estações de tratamento com filtros de areia aconteceu na cidade de Londres, ela tinha como objetivo, coar a água do Rio Tâmisa para entrega-la à população.

No Brasil, a história inicia em 1561, quando o primeiro poço foi escavado com o intuito de abastecer o Rio de Janeiro. Mais adiante, em 1620, um aqueduto começou a ser construído para utilizar a água do Rio Carioca para abastecimento do estado, uma obra que demorou mais de cem anos, sendo entregue como o primeiro sistema de abastecimento de água no país, por volta de 1723. E somente a partir de 1940 que o país iniciou o comércio de serviços de saneamento básico.

O uso fundamental da água

Talvez, paramos poucas vezes para pensar em como a água está presente no nosso dia a dia. E mais, e como a água tem fundamental importância em praticamente todas as atividades que exercemos. No ramo da gastronomia, por exemplo, a água é simplesmente indispensável. Da mesma forma, utilizar uma água de qualidade e bem tratada faz toda a diferença dentro de uma cozinha.

Por exemplo, uma água com muito cloro pode influenciar na qualidade dos produtos entregues aos clientes, interferindo inclusive no sabor dos pratos. E não importa se os vegetais foram cultivados na terra ou através da técnica de hidroponia, o fato é que para ambos, a água teve seu fundamental papel. E não é só no cultivo que a água tem sua importância. Na hora de manter os alimentos frescos e bem cuidados, lá está a necessidade da água novamente.

Façamos bom proveito com o uso consciente

O fato é que a água está presente em tudo, e é por isso que precisamos entender a sua importância e saber cuidar dela, afinal, sem ela, o que seria da humanidade? Neste dia em que se comemora o dia mundial da água, queremos aqui convidar você, caro leitor, para assumirmos esse compromisso de cuidados com esse bem tão precioso existente em nossa natureza. Cuidando dela, estamos pensando no futuro do mundo.

Então, aproveite ela e todos os benefícios que ela traz ao nosso organismo. Beba muita água, lave bem os alimentos, utilize a água para suas receitas, mas sempre pensando conscientemente e fazendo um bom uso dela.

Veja também

BNDES vai emprestar R$ 4 bi a pequenos via fintechs, aplicativos e máquinas de cartão08/05/20 Com a pandemia dificultando ainda mais o acesso a crédito nos bancos por micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), o BNDES decidiu recorrer aos canais digitais para que o dinheiro chegue à ponta. A instituição vai emprestar R$ 4 bilhões a esse público ? inclusive microempreendedores individuais (MEIs) sem conta em banco ? por meio de empresas de maquininhas de......
Como fidelizar clientes através do Delivery21/07 Fidelização de clientes é uma das mais importantes e difíceis tarefas encontradas pelos proprietários de estabelecimentos de food service. Indiferente das características e do porte da empresa, fidelizar clientes......
Aplicativos móveis: um mercado em expansão31/03/20 Você está lendo essa mensagem através de um celular? Se a resposta for sim, saiba que pesquisas comprovam que o Brasil é o país que mais utiliza aplicativos móveis, com uma média de 29 aplicativos por......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>