Postado em 01 de Outubro às 15h26

Delivery grátis: quando e por que utilizar esta estratégia

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  • Blog Raffinato -

Se você já atua com delivery em seu estabelecimento, já deve ter pensado ou até mesmo sido questionado pelos seus clientes sobre a possibilidade de trabalhar sem a taxa de entrega. Acontece que uma grande parcela das pessoas se sente desmotivada a comprar quando um produto possui custos para envio.

Mas ao mesmo tempo, sabemos que oferecer um serviço gratuito é sempre um detalhe delicado, e que precisa ser planejado com todos os cuidados para que seu estabelecimento não comece a trabalhar no vermelho. Por isso, elaboramos algumas ideias para que você leve em consideração a adotar o serviço de entrega grátis, trazendo também alguns dos benefícios que você pode obter com isso.

Vantagens do Delivery Grátis

Atrair novos clientes: pense na seguinte questão, algumas pessoas nunca compraram com você ou até mesmo gostariam de conhecer mais as variedades do seu cardápio, porém, a taxa de entrega “assusta” e faz elas desistirem da compra. Uma entrega gratuita é uma boa alternativa para atrair a atenção de novos consumidores, é uma forma de convidá-los a conhecer seus pratos, lanches, porções, e tudo mais.

Quando a entrega é gratuita, o cliente fica mais suscetível a comprar por impulso, já que vai pagar apenas por aqui que vai realmente consumir. Com a atenção do consumidor conquistada, é hora de passar para a próxima vantagem.

Fidelizar clientes: agora que você já conquistou a satisfação das pessoas, é hora de fidelizar clientes. A partir daí, você pode começar a oferecer novas promoções, programas de pontuação e principalmente continuar conquistando-os com a qualidade dos produtos e dos serviços que você oferece. Um detalhe: depois de fidelizado, o cliente passa a aceitar mais a ideia de pagar por um delivery, afinal, ele sabe que seu pedido valerá a pena.

Aumento do ticket médio: como mencionamos anteriormente, quando há algum tipo de desconto ou benefícios, como o de frete grátis, é comum que as pessoas comprem por impulso, já que o sentimento é de estar economizando. Com isso, você tem a oportunidade de agregar mais vendas e aumentar seu faturamento.

Aproximar clientes: talvez você atenda em alguma plataforma terceirizada de delivery e, através dela, consiga atingir diversos clientes todos os dias. Em contrapartida, toda venda realizada é acompanhada de algumas taxas, o que para você, no final do dia, representa uma boa quantia. Então, por que não resgatar estes clientes para o seu próprio canal de vendas?

Através de um Delivery Próprio, você terá muito mais proximidade com seu cliente, podendo atendê-lo diretamente, oferecendo entrega gratuita, promoções exclusivas, campanhas de premiação por indicação e muito mais. Então, use a abuse das Redes Sociais na divulgação do seu próprio delivery, crie boas estratégias para atrair clientes e estruture um verdadeiro delivery de sucesso para seus consumidores.

Quer melhorar ainda mais o desempenho do seu serviço de entregas? Conheça o Raffinato Delivery.

Dicas para implantar a entrega grátis

Caso oferecer entrega grátis esteja nos seus planos, mas você ainda tem receio por questões financeiras, trouxemos algumas ideias que vão ajudar a esclarecer melhor as possibilidades, a partir das vantagens citadas até o momento.

Produtos específicos: você pode selecionar apenas os produtos com maior margem de lucro para oferecer entrega grátis, assim, você não sairá no prejuízo. Mas claro, lembre-se sempre de fazer todos os cálculos para não trabalhar no vermelho. Se precisar, faça reajustes nos preços de forma moderada, que fique dentro da aceitação do público.

Promoção por tempo determinado: outra opção é oferecer frete grátis para todos os itens do seu menu, caso sua ideia seja aumentar as vendas de forma geral. Nesse caso, você pode criar uma promoção com uma certa duração, oferecendo entrega grátis para todas as compras efetuadas nesse período. É uma opção para atrair novos clientes e até mesmo girar as vendas. Pode ser elaborada em um dia da semana, durante uma semana inteira, ou até mesmo um mês. A escolha é sua.

Valores mínimos: para não ameaçar sua margem e também não ter que reajustar preços, você pode estabelecer um valor mínimo para o pedido, valor este que ofereça equilíbrio entre a tranquilidade dos seus lucros e o consumo médio dos seus clientes, afinal, não é viável trabalhar com prejuízo e nem cobrar mais do que as pessoas podem ou querem pagar por pedido.

Agendamento de entregas: uma opção interessante é a entrega com rota planejada. Nesse caso, os pedidos são feitos antecipadamente e as entregas são agendadas a partir do planejamento da rota. Assim, o custo para você levar os pedidos até seus clientes irá ser menor, já que haverá uma rota determinada a ser seguida, evitando aquele “vai e vem” do entregador. Você pode por exemplo estipular um dia da semana com menor movimento para implementar essa estratégia.

E aí, curtiu nossas dicas? Achou as vantagens atrativas e pensa em implementá-las no seu estabelecimento? Saiba que existem muitas formas de tornar o seu negócio mais atrativo, para conquistar e fidelizar clientes, aumentando suas vendas e seus lucros. Portanto, convidamos você a conhecer mais sobre nós e nossos produtos e serviços.

Entre em contato com a nossa equipe e surpreenda-se.

Raffinato,
Pronto para servir.

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