Postado em 28 de Setembro às 14h53

Conheça as vantagens da comanda eletrônica para seu bar

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  • Blog Raffinato -

Se você é proprietário de um bar, já deve ter se deparado com inúmeras situações complexas durante o atendimento ao seu cliente. Em um dia de grande demanda por exemplo, é comum, em estabelecimentos que utilizam comandas de papel, surgir reclamações quanto à demora no atendimento, pedidos anotados de forma incorreta, troca de pedidos e até mesmo o esquecimento ou a perda da própria comanda, ficando naquela situação delicada com seu cliente.

Estes, e os demais erros que acontecem no dia a dia, podem até parecer pequenos detalhes, mas acredite, são situações que vão incomodar o seu consumidor e até mesmo fazer você perder seus clientes.

E se pararmos para analisar o momento delicado que estamos vivendo, fica ainda mais difícil permanecer de portas abertas quando há perda de clientes e prejuízos causados por pedidos errados e demais extravios por conta da insegurança que a comanda de papel traz.

Para mostrar a você as vantagens de se utilizar uma comanda eletrônica e automatizada, trouxemos aqui alguns itens que vão mostrar a você que vale a pena investir em um bom software, que além de organizar todos os processos da rotina do seu bar, ainda vão te ajudar a melhorar a lucratividade. Aproveite a leitura.

O que é a comanda eletrônica?

Para entender melhor sobre as vantagens, é preciso conhecer primeiro do que se trata uma comanda automatizada. Por isso, vamos resumir de uma forma dinâmica para seu entendimento. Uma comanda eletrônica é basicamente um sistema onde seu garçom faz o pedido através de um celular ou tablet, sendo que este será automaticamente direcionado á cozinha, sem atrasos, sem papéis pendurados e sem risco de extravios.

Um detalhe importante é que todo processo é automatizado, por isso não há necessidade de ficar repassando bilhetes para o caixa, pois o pedido é registrado no sistema ao mesmo tempo em que vai para a cozinha ou para o bar. Por fim, você acaba tendo mais agilidade no atendimento ao cliente ao mesmo tempo em que deixa sua equipe menos sobrecarregada, traz mais organização ao estabelecimento e diminui os desperdícios.

Ainda existe o autosserviço de comanda, que através do próprio celular, a partir de um portal online ou aplicativo, o cliente pode fazer o seu próprio pedido, deixando assim sua equipe de garçons totalmente disponível para o que realmente importa: atender o seu cliente com excelência.

Além disso, o cliente, depois de familiarizado com o sistema, se sente muito mais à vontade para pedir uma bebida a mais, pedir uma porção ou uma sobremesa, tudo isso sem a necessidade de ficar esperando por um garçom. Em dias de muito movimento, faz toda a diferença ter sua equipe disponível para se relacionar com seu cliente, atuando muito além de ser um simples “anotador de pedidos”.

Quais as vantagens de se automatizar a comanda?

Redução de erros: começamos por esse detalhe que é imprescindível na hora de atender o cliente. Quando o cliente recebe algo que ele não pediu, por mais que ele aceite, ele sente uma certa insatisfação com o atendimento. Com uma comanda eletrônica, erros como troca de pedidos, perda ou troca de comanda, pedido não anotado (não entregue ao cliente ou até mesmo entregue, mas não registrado na comanda) e muitos outros são praticamente eliminados.

Muito mais dinâmico: cardápios de papel são muito limitados e não permitem que você mostre ao seu cliente mais detalhes sobre seus produtos. Através de comandas eletrônicas, essa limitação é eliminada. Você pode trabalhar com imagens, descrições, ingredientes e harmonizações por exemplo. Com informações mais ricas, seu cliente se sente mais atraído pelo produto e convidado a consumi-lo.

Sua equipe mais livre: já falamos aqui e em outras publicações que os garçons podem (e devem) ser muito mais do que tomadores de pedidos. Quando você trabalha no sistema antigo, através de comandas de papel, seu garçom perde muito tempo explicando os detalhes para seu cliente e escrevendo os pedidos. Se o cliente muda de ideia na hora de pedir então, é mais trabalho e as chances de extravios aumentam.

Com a comanda eletrônica, basta um toque na tela do dispositivo e os pedidos são feitos, personalizados e/ou alterados. No caso do Tavollo, o cliente faz todo esse processo sem precisar depender dos garçons, o que deixa sua equipe mais livre para receber as pessoas, acomodá-las no estabelecimento e auxiliá-las como precisar.

Instiga o consumo: quando o cliente tem em mãos a possibilidade de pedir o que ele deseja, sem precisar chamar o garçom, ele acaba comprando por impulso, aumentando as vendas do seu estabelecimento. E mesmo quando os pedidos são feitos pelos garçons, o sistema permite o acompanhamento dos consumos, podendo estes sugerirem bebidas e outros itens do cardápio, de forma a instigar o cliente a consumir.

Maior agilidade: você já parou pra pensar quanto tempo um garçom demora para concluir um pedido? Incluindo o registro do pedido, o tempo que ele leva para deixar as anotações no balcão e depois novamente ir buscar o pedido concluído para entregar ao cliente. Ao final de um dia de trabalho, sua equipe terá dado muitos passos a mais e desperdiçado muito tempo com tarefas que poderiam ser automatizadas.

Através das comandas eletrônicas, o pedido vai diretamente para a cozinha ou para o bar, então o garçom mais próximo já coleta e faz a entrega do pedido. Além de perder menos tempo, seu cliente também é atendimento mais rapidamente, trazendo maior aceitação e melhorando a imagem do seu estabelecimento para ele.

Facilita o fechamento do pedido: quando falamos em facilidades, automaticamente falamos em agilidade, já que quando os processos são mais ágeis (sem perder a qualidade), o giro de clientes e a satisfação destes é muito maior. E é por isso que o fechamento do pedido também conta na avaliação do consumidor.

Conheça as soluções Raffinato

A partir destas dicas, queremos apresentar para você alguns dos nossos sistemas que vão ajudar você nesta fundamental tarefa de atender bem o seu cliente, através da automatização das comandas.

Raffinato Mobile: automatiza as comandas de pedidos e elimina possibilidades de erros e extravios de comandas. Permite ainda o gerenciamento de pedidos, de mesas sem consumo, a visualização do agrupamento de mesas e o extrato de consumo de produtos por mesa. Tudo isso na palma da mão dos garçons.

Raffinato MobPay: Totalmente integrado ao módulo Frente de Caixa da Raffinato, O MobPay traz muito mais autonomia para or garçons, permitindo que eles possam ter todo o controle dos pedidos, gerenciamento de mesas e até mesmo fechamento de contas. O MobPay também permite a emissão da conta direto na maquininha ou em impressoras não fiscais do estabelecimento, além da possibilidade de autorização do documento fiscal e emissão do Danfe.

Tavollo: através deste sistema, o cliente tem o cardápio diretamente no seu smartphone, oferecendo muito mais autonomia, deixando os colaboradores focados no que realmente interessa: o relacionamento com o cliente.

Através de um webapp, acessado diretamente do estabelecimento e sem a necessidade de fazer download, o cliente tem acesso a todo o cardápio, podendo então fazer os pedidos. Além disso, o Tavollo oferece a opção para o estabelecimento do cardápio digital com pedidos e pagamentos automatizados. Desta maneira, o cliente além de ter acesso ao cardápio e realizar o pedido, pode também fazer o pagamento via cartão.

E não importa qual seja o tamanho do seu estabelecimento, investir em automatização é uma forma muito prática de trazer mais agilidade, credibilidade, diminuir os riscos e erros e consequentemente aumentar a sua lucratividade.

E se você quer ir mais além, nós disponibilizamos de um menu completo de softwares que vão proporcionar a você e sua equipe as melhores experiências, tanto na gestão de processos, de produtos e até mesmo de pessoas, trazendo muito mais dinâmica e resultados positivos para o seu negócio.

Entre em contato e conheça mais sobre como nós podemos te ajudar.

Raffinato,
Pronto para servir. 

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