Postado em 05 de Março às 12h55

Comandas eletrônicas: uma tendência vantajosa e indispensável

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Todos os dias, restaurantes, lanchonetes, bares e afins, buscam novas estratégias para agilizar o atendimento sem deixar de lado a qualidade. Atender com mais rapidez e ainda manter a boa atenção e os cuidados com o cliente tem sido um grande desafio para os proprietários de estabelecimentos de food service.

Muitos estabelecimentos, na tentativa de ampliar ou agilizar seus processos, acabam pecando na qualidade, cometendo erros com os pedidos, confusão com pagamentos, entre outros. Falhas assim, além de trazer incômodo e insatisfação ao cliente, pode resultar em grandes prejuízos aos negócios: pedidos que não foram anotados, pedidos incorretos que acabam voltando para cozinha, clientes insatisfeitos que não voltam mais. Por isso, é sempre importante dar um passo por vez, buscando ideias e ferramentas que possam contribuir com o bom andamento dos negócios. E as comandas eletrônicas podem ser a solução para muitos estabelecimento.

O que é e como funciona uma comanda eletrônica?

Criadas para substituir as comandas de papel, as comandas eletrônicas podem ser utilizadas através de smartphones ou tablets, integradas a um sistema, fazendo com que o garçom, na hora de receber os pedidos, não precise ficar rabiscando cada detalhe ou variação solicitada pelo cliente.

Imaginamos a seguinte situação: o cliente faz o pedido com algumas alterações, removendo alguns ingredientes e pedindo adicionais em outros. Normalmente o garçom teria que anotar tudo isso bem detalhado, para que depois na cozinha, em meio a tantos pedidos, este não seja lido de forma equivocada, resultando em um pedido errado que pode insatisfazer o cliente e até mesmo ser devolvido à cozinha. Sem falar que o garçom precisa entregar o pedido antes de realizar qualquer outro atendimento ou tarefa.

Em uma comanda eletrônica, o sistema já vem com as possibilidades de variações, cabendo ao garçom apenas incluir ou remover itens, conforme o desejo do cliente. Após isso, o pedido cai diretamente na cozinha, sem interferências e na ordem correta para produção.

Vantagens

Para que você entenda um pouco mais sobre os benefícios que uma comanda eletrônica pode trazer para seu estabelecimento, trouxemos aqui alguns pontos positivos na utilização desse sistema.

• Agilidade: tanto na hora de pedir quando na entrega deste para a cozinha;

• Redução de erros;

• Mais controle do negócio de forma geral;

• Redução de prejuízos e fraudes por erros ou pessoas mal intencionadas;

• Pode ser integrado a um programa de fidelidade;

• Garçons mais livres para atender melhor seus clientes;

• Facilidade de personalização dos pedidos;

• Elimina rabiscos e caligrafias difíceis de entender;

• Repassa ao cliente a visão de modernidade e de preocupação do estabelecimento com o bom atendimento;

• Aumento do ticket médio;

• Facilidade no fechamento e divisão de contas.

São várias as vantagens em se adotar um sistema eletrônico para as comandas do seu estabelecimento. E em tudo isso ainda podemos incluir a importância de se automatizar e investir em tendências.

É importante seguir as tendências

Ao pé da letra, tendências são disposições naturais, algo que tem inclinação a ac. Seguir tendências é caminhar rumo ao que a grande maioria das pessoas procura. Em se tratando de um estabelecimento de food service, podemos dizer que fazer parte das tendências é atender os desejos dos clientes quanto a experiência que eles buscam viver ao conhecer o seu ambiente, seus produtos e serviços.

Dessa forma, podemos dizer que os consumidores buscam muito mais do que um produto ou um atendimento de qualidade. As pessoas desejam ter uma boa experiência através de atendimentos diferenciados e humanizados, querem se sentir valorizadas recebendo atenção na hora de fazer o pedido, tirar suas dúvidas, receber orientações, dicas, enfim, querem ser surpreendidas.

Com a utilização de um sistema de comandas eletrônicas, além de toda a facilidade que o cliente terá na hora de escolher o seu pedido, o garçom ainda terá em mãos todas as opções oferecidas pelo estabelecimento, podendo assim, oferecer harmonizações de pratos, acompanhamentos, bebidas e sobremesas aos seus clientes.

Quando processos são otimizados, os resultados aparecem logo. Uma comanda eletrônica pode reduzir o tempo de preparação dos pratos, já que os pedidos são feitos com mais agilidade, chegam na cozinha com mais organização e podem ser administrados e produzidos de forma mais dinâmica.

É por esta e outras que a gente sempre fala e repete: a tecnologia está aí trazendo diversas oportunidades de organização, otimização de processos e crescimento dos negócios. Quando aliadas a bons parceiros e estruturadas de forma correta, os empreendimentos começam a colher os frutos instantaneamente, tornando tudo muito mais fácil e prazeroso de se administrar.

Estaremos sempre aqui para ajudar você a chegar cada vez mais longe. Entre em contato conosco e conheça todas as ferramentas e serviços que temos à sua disposição, para que você possa entregar aos seus consumidores a melhor experiência sempre.

Raffinato
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