Postado em 05 de Outubro às 15h41

Cinco dicas Raffinato para melhorar os negócios

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Dia após dia, empreendedores buscam novas formas de melhorar a dinâmica dos negócios, atrair novos clientes e aumentar suas vendas, melhorando assim a saúde financeira de seus estabelecimentos. E cientes disso, pensamos em trazer cinco dicas importantes para você colocar em prática aí na sua empresa.

São dicas muito simples que você pode colocar em prática hoje mesmo, basta construir tudo em parceria com sua equipe e contar com a Raffinato para usufruir dos melhores sistemas que vão permitir que todos os pequenos, mas fundamentais detalhes, não passem despercebidos. Então, aproveite a leitura e bom trabalho!

Aproveite melhor a sua equipe

Usar seu time de uma maneira mais eficaz não significa sobrecarregá-los com tarefas. Muito pelo contrário. Seu time precisa, acima de tudo, estar motivado a vestir a camisa da empresa e atender o cliente com excelência. E uma boa maneira de colocar isso em prática é oferecer mais dinâmica e praticidade para melhorar a qualidade do trabalho.

Não estamos falamos de salários, carga horária e nem nada nesse sentido. Estamos nos referindo a menos burocracias, menos perda de tempo e mais liberdade, para que o seu cliente seja realmente acolhido em seu estabelecimento. E como você pode aproveitar melhor seus colaboradores? Bom, além de uma dinâmica melhor, criada a partir de uma boa conversa com eles, você pode implantar um sistema que faça um bom gerenciamento das atividades que possam ser automatizadas.

Uma boa alternativa é aproveitar os benefícios do Raffinato Mobile ou do Raffinato MobPay, por exemplo, que vão permitir que seus garçons tenham muito mais agilidade na hora de fazer os pedidos dos seus clientes. Com poucos cliques, é facil pedir e personalizar os pedidos, além disso, a escolha do cliente vai direto para a cozinha, sem atrasos ou intereferências.

Isso significa que seu pessoal vai ficar menos preocupado com os detalhes “menos importantes” e vai poder focar no que realmente interessa: atender o cliente da melhor forma, desde sua recepção, produção do seu pedido e até o momento da finalização do seu consumo.

Ofereça mais liberdade ao seu cliente

Você sabia que o seu cliente não precisa ficar esperando por garçons para fazer seus pedidos? Através de softwares, fica muito mais prático para os consumidores chegarem em seu estabelecimento e fazer o próprio pedido, sem ter que ficar aguardando os garçons, principalmente em dias de maior movimento.

Através do Tavollo, por exemplo, seu cliente tem acesso total ao seu cardápio, disponibilizado em um código QR na mesa, onde ele fará a leitura através do próprio smartphone. Com esse cardápio aberto através de um webapp, o cliente pode escolher os itens e enviar diretamente para a cozinha ou para o bar, tudo com poucos cliques. O Tavollo também permite que o cliente finalize o pedido e faça o pagamento via cartão.

Com o Raffinato GO, seu cliente pode fazer o próprio pedido através de um totem de autoatendimento, reduzindo assim as filas, agilizando a produção e permitindo que seus clientes tenham uma experiência ainda melhor, além é claro de deixar sua equipe mais disponível para dar a atenção que o cliente merece.

Se você é proprietário de restaurante e serve com sistema de buffet, também temos a solução perfeita para agilizar o processo do seu dia a dia. Com o Raffinto Flux, seu estabelecimento tem muito mais agilidade e redução das filas. O Flux captura automaticamente o peso da refeição e registra na comanda e no sistema Raffinato, aumentando assim o giro de clientes e melhorando seu faturamento.

Aposte no Delivery

Se você ainda não atua com delivery, é hora de pensar sobre isso. Por várias oportunidades trouxemos conteúdos aqui em nosso blog sobre a importância e as vantagens que um delivery traz para as vendas. Mas é claro, para estruturar um sistema de entregas de qualidade e que realmente traga resultados para você, é preciso prestar atenção nos detalhes.

O primeiro de todos é que, com o delivery, as demandas vão aumentar, e você precisa ter certeza de que terá condições de atendê-las. Seja com estoque, estrutura e equipe, é preciso estar preparado para dar conta de tudo e manter a qualidade do seu produto e do seu atendimento.

E para facilitar esse processo, você pode contar com o Raffinato Delivery. Através de um portal ou aplicativo próprio, você poderá vender seus produtos, tendo muito mais proximidade com seu cliente. Através da integração com os sistemas Raffinato, oferece muito mais controle sobre todos os processos das vendas pelo delivery.

Além disso, você ainda desfruta da possibilidade de oferecer promoções exclusivas, criar campanhas específicas e conhecer muito mais quem é o seu cliente, além de poder conhecer mais detalhadamente o desempenho do seu estabelecimento. Aposte no delivery e conte com a Raffinato para ter muito mais agilidade e mais giro de vendas.

Ouça seus clientes

Talvez esta dica seja a mais importante de todas, por um motivo bem claro: os clientes são a base de tudo para qualquer negócio. Parece óbvio falar que o cliente é fundamental para uma empresa, mas acredite, um dos maiores (e o maior em alguns segmentos) motivos das reclamações dos clientes é por mau atendimento nos estabelecimentos. E acredite, reconquistar um cliente é muito mais caro do que manter um.

Muitas vezes, a solução para os problemas que você e sua equipe tanto “batem cabeça” para resolver, está em uma simples conversa com seu cliente. Pode ser pessoalmente, através de uma caixinha de sugestões ou até mesmo através de um canal, como WhatsApp ou Redes Sociais. Ofereça essa oportunidade para seu cliente deixar a opinião, tanto para elogios como para reclamações.

Aproveite tudo isso para melhorar o que está bom e consertar o que precisa ser mudado. Muitas vezes, empresas investem pesado em campanhas publicitárias para conquistar a atenção dos clientes, sendo que a resposta pode estar muito mais perto e bem mais acessível do que aparenta.

Usufrua da integração de sistemas

Se você já atua com sistemas no seu estabelecimento, sabe bem os benefícios que eles trazem para os negócios. Mais agilidade, redução de erros e desperdícios, melhor aproveitamento em todos os sentidos. Mas já pensou poder somar todas essas e outras funcionalidades e benefícios?

Através da integração de softwares, você aumenta a qualidade nos serviços prestados aos seus clientes e ainda melhora a dinâmica de trabalho da sua equipe. Imagine que o seu cliente possa fazer o próprio pedido, deixando os garçons mais livres para receber, acomodar e se relacionar com os clientes, e que este pedido vá direto para a sua cozinha, sem atrasos ou erros, que sua cozinha consiga produzir de forma mais organizada e ágil, e que na hora do pagamento não haja nenhum conflito ou dúvida na hora de dividir a comanda.

Pois é, tudo isso e muito mais, é possível com a integração de sistemas que a Raffinato oferece para você. Tudo para você desfrutar de benefícios como:

Maior agilidade da equipe;
Mais liberdade aos clientes;
Maior dinâmica de vendas;
Processos mais agilizados;
Redução de erros e desperdícios;
Controle de estoques, pedidos, vendas, etc;
Fidelidade nos relatórios;
Controle de produção;
Coleta de dados e preferências de clientes;
E muito mais.

Você está convidado a conhecer todos estes benefícios que nós da Raffinato temos a oferecer através de nossos softwares. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a traçar cada vez mais o caminho do sucesso.

Raffinato,
Pronto para servir.

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