Postado em 21 de Novembro às 12h53

Black Friday no setor gastronomico: sempre uma boa oportunidade de negócios

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A Black Friday, um dos maiores e mais esperados eventos do varejo mundial, está chegando. Por anos, esta data tem sido responsável por trazer ao consumidor descontos inéditos, fora do que é comum ser praticado pelos varejistas. Mas falar em descontos “fora do normal” as vezes por ser assustador para os proprietários de estabelecimentos. Afinal, trabalhar com preços menores é aceitar uma margem menor. Então o que fazer para sair ganhando nessa Black Friday?

Antes de tudo, é importante fazer um bom planejamento. Quando bem estruturada, uma campanha promocional se torna a oportunidade perfeita para conquistar novos clientes e ainda, de quebra, fidelizar consumidores que já frequentam seu estabelecimento. Trouxemos algumas dicas para auxiliar você a aproveitar muito bem essa Black Friday.

Planejamento

Primeiro passo é definir o seu objetivo. Você quer vender grandes quantidades? Quer conquistar e fidelizar clientes? Ou a sua ideia é agregar valor à sua marca? É possível ter um pouco de cada uma dessas opções, mas é sempre importante definir o foco principal, para não sair “atirando para todo lado”. Quando temos foco, conseguimos gerar resultados mais positivos.

Depois de ter elaborado o planejamento e definido qual será o foco, chegou a hora de colocar a mão na massa. Pense com cautela, coloque no papel cada detalhe. É muito importante desenhar a dinâmica de como a promoção vai funcionar. Além de facilitar o desenvolvimento da campanha, o bom planejamento também serve para evitar transtornos.

Hora de agir

É aqui que sua campanha começa a tomar forma. É aqui que você deverá decidir todos os detalhes para esta data tão esperada. Por exemplo, se a ideia é vender quantidades, você deve focar em preço promocional, promoções para grupos, descontos cumulativos, etc. Com isso, prepare-se também com equipe, ingredientes e tudo mais que você precisa para dar conta da demanda, afinal, a ideia é vender muito!

Se o objetivo for conquistar e fidelizar clientes, aposte em premiações, brindes para clientes frequentes, criação de cartões de fidelidade ou até mesmo um clube de clientes VIP. Faça promoções, invista nas pessoas que dão retorno ao seu negócio. Atendimento é tudo! Então faça o seu cliente se sentir especial.

Por outro lado, se o foco é valorizar a marca, crie campanhas publicitárias, invista no visual (fachada, embalagens, redes sociais). Uma boa sugestão é investir em campanhas mais conceituais, que não forçam a venda ao cliente, mas fazem ele se sentir confortável e desejar estar em seu estabelecimento e consumir o seu produto. Investir na identidade visual também é uma boa opção. Não trará retorno imediato, mas inserir a sua marca na memória das pessoas é um dos melhores investimentos a longo prazo que uma empresa pode fazer.

Delivery

Todas as estratégias podem ser potencializadas com a criação de uma boa campanha de Delivery. Ofereça mais para o seu cliente. Você pode, por exemplo, oferecer entrega grátis para pedidos a cima de determinado valor. Isso instiga as pessoas a comprarem mais em troca de não precisar “gastar” com o delivery.

Lembra que falamos de fidelizar clientes? Pois bem, clientes especiais que fizerem parte de um grupo VIP podem desfrutar do benefício de um delivery gratuito. Ou que tal usar a Black Friday para zerar o valor da entrega? Seja qual for a sua escolha, o importante é lembrar que quando se investe em opções que beneficiem o seu cliente, as pessoas sabem reconhecer e se sentem confortáveis tanto em frequentar seu estabelecimento como utilizar de seus serviços de entrega no conforto de suas casas.

E para finalizar, nossa última dica é: conte com parceiros que ofereçam produtos e serviços de procedência que irão garantir a boa fluidez na hora de vender e gerenciar as vendas. Afinal, tão importante quanto saber explorar as ofertas da Black Friday com o restaurante cheio e havendo fluxo de clientes, é muito importante ter um sistema que entrega velocidade e praticidade.

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