Aumentar os lucros. Essa é a frase mais falada em tempos de recessão econômica. Mas, de que forma agir para atingir melhores resultados? Racionalmente falando, aumentar o valor dos produtos e serviços resolveria o problema e as receitas aumentariam, porém, esse não é o caminho. E pior, pode trazer maiores prejuízos, já que a insatisfação pode fazer o cliente abandonar a sua marca. Por isso, é importante realizar um planejamento de marketing estratégico e avaliar qual é a melhor medida a ser tomada.
A solução para esses problemas não é uma equação exata. É necessário raciocínio para evitar gastos desnecessários, reduzir custos e ganhar eficiência de gestão. Com tudo isso alinhado, você pode investir na qualidade do seu atendimento e usá-lo como diferencial perante à concorrência.
Acompanhe a seguir algumas dicas para deixar sua marca forte e competitiva:
• Foque na qualidade dos serviços e na excelência do atendimento, superando as expectativas do cliente.
• Tenha uma visão clara de toda a área de logística do seu negócio: avalie cada fornecedor e cada custo operacional. Se necessário, negocie métodos de reduzi-los.
• Utilize a tecnologia da informação a seu favor. Ela é uma boa aliada e pode oferecer soluções sofisticadas, com baixo custo e ainda otimizar seus processos, seja no estoque de produtos, no gerenciamento ou no atendimento ao público.
• Estabeleça parcerias com seus fornecedores e clientes, estando sempre aberto a ouvir sugestões.
• Faça do atendimento o seu diferencial, como citamos em outros textos (Veja aqui - Excelência em Atendimento) cliente satisfeito sempre volta. Além disso, treine e prepare a sua equipe para a situação atual e um crescimento futuro.
Utilize essas dicas com criatividade e inovação para que sua marca amenize e supere os efeitos da crise, aproveitando as oportunidades que ela oferece.
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