Postado em 02 de Março às 18h24

A tecnologia no auxílio contra o desperdício de alimentos

Gestão (35)
  • Blog Raffinato -

Todo proprietário de um estabelecimento de food service sabe muito bem a quantidade de alimentos que são desperdiçados diariamente quando não há um processo de controle cuidadoso. Sempre que um alimento vai parar no lixo, é uma parte dos lucros do restaurante que está indo fora. Afinal, aquele alimento foi pago, e quando ele não tem saída, prejudica as receitas do negócio.

É fundamental que os estabelecimentos tenham um controle sobre todos os processos que envolvem as matérias-primas, desde a compra dos alimentos, gerenciamento de estoque e saída dos produtos. Para isso, a tecnologia é uma forte aliada aos negócios na batalha contra os excessos.

Quais os maiores erros cometidos?

Quando um restaurante ou lanchonete realiza a compra dos alimentos, deve-se ter o conhecimento sobre todo o processo que acontece diariamente dentro do estabelecimento. Quando a equipe não faz uma estimativa de demanda, por exemplo, é muito comum acontecer uma compra excessiva, sendo este o primeiro caminho para o desperdício. Além deste, podemos citar como erros, os seguintes comportamentos:

- Falta de controle de estoque;
- Aquisição de produtos com data de validade curta;
- Pedidos anotados de forma errada;
- Desatenção ou falta de cuidado no preparo dos alimentos na cozinha.

São pequenos detalhes que, ao longo do tempo, podem trazer grandes prejuízos para o seu negócio. Além do mais, se o desperdício não estiver no controle financeiro, é bem possível que o estabelecimento possa estar trabalhando no vermelho ou muito perto disso. É por isso que todo o cuidado é necessário.

  • Blog Raffinato -

Como evitar?

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar de onde vêm as falhas. Qual processo está contribuindo para as perdas. Alimentos vencidos? Procure ter mais atenção na hora das compras. Sobras na cozinha? Talvez você esteja superestimando a demanda. Planejamentos também são fundamentais. Como será o movimento da semana? Vai ter feriados ou datas importantes? Algum evento que possa aumentar ou diminuir o movimento do seu negócio?

Tudo é uma questão de boas análises. Planejar e antecipar situações são formas interessantes para melhorar a utilização dos alimentos. Além de melhorar seus resultados financeiros, a redução nos desperdícios pode e deve ser motivo de orgulho para sua empresa. Tais atos irão melhorar como a sua marca é vista pela sociedade, principalmente em tempos de tantos cuidados com as questões sociais e ambientais.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem diversas plataformas e sistemas projetados especialmente para atender as demandas dos estabelecimentos e evitar diversos tipos de problemas que possam causar prejuízos no dia a dia. Investir em tecnologia é pensar no futuro da sua empresa, é garantir o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo.

Aqui na Raffinato, temos a sua disposição diversos softwares que vão te auxiliar no controle dos processos diários e facilitar a forma como você vê e administra cada detalhe dentro da sua empresa.

Com o Raffinato Supervisor, fica fácil de acompanhar os processos comerciais, como vendas por itens, por garçons, estoques e compras, podendo corrigir erros e problemas de processo de forma rápida e eficiente. Assim, seu atendimento melhora e seu empreendimento prospera.

O Raffinato KDS também é um forte aliado para seu dia a dia. Com ele, você moderniza e agiliza os processos dentro da sua cozinha, evitando aquele monte de comandas impressas e os possíveis extravios. Além disso, ele pode ser integrado com o Raffinato Gestor ou o Raffinato Mobile, agilizando e organizando ainda mais os pedidos, o que permite ao seu garçom dar mais atenção ao cliente e diminui as possibilidades de erros na hora de pedir.

Outra opção é o Tavollo, que além de entregar ao cliente um cardápio digital, ainda permite que o mesmo faça seu pedido, evitando assim a necessidade de esperar por um garçom e até mesmo o mais importante contra o desperdício: erros na hora de fazer o pedido.

Ter o controle sobre os detalhes e evitar os desperdícios pode ser o que irá decidir entre o sucesso ou a falência do seu negócio. Por isso, invista em tecnologia e torne o seu negócio ainda mais próspero e sustentável.

Ficou alguma dúvida? Você pode entrar em contato com a gente e conhecer todos os detalhes sobre como podemos te ajudar a melhorar ainda mais a sua empresa.

Raffinato
Pronto para servir

Veja também

Dia das Crianças: uma boa oportunidade de vendas12/10 O Dia das Crianças chegou e, assim como em diversas outras datas comemorativas, trouxe com ele grandes oportunidades de atrair clientes e aumentar as vendas. E se você está pensando em como uma criança pode influenciar nas suas vendas, é o que vamos responder e mostrar algumas vantagens para você caprichar nessa data. De acordo com um estudo feito pelo Ipsos Media CT e......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>