Postado em 25 de Agosto às 16h57

A importância de se padronizar produtos para o sucesso dos negócios

Gestão (33)Empreendedorismo (15)
  • Blog Raffinato -

Você já ouviu falar sobre a importância de se manter o padrão dos produtos que você oferece no seu estabelecimento? Muitas vezes, tal padrão é ignorado por muitos empreendedores, mas o que eles não sabem (e acabam percebendo mais tarde) é que essa padronização tem um papel fundamental para a gestão da qualidade e também do posicionamento da marca.

Do contrário, quando não há padrões, isso acaba gerando certo desconforto na percepção pelos clientes, o que leva à insatisfação na relação destes com a sua empresa, além é claro, de perdas de vendas e até mesmo aumento dos custos operacionais do seu negócio.

Vamos a um exemplo prático do dia a dia, para que possamos compreender um pouco mais sobre o assunto. Um cliente entra no seu estabelecimento pela primeira vez e então faz seu pedido. Tudo ocorre perfeitamente e ele vai embora. No outro dia, o mesmo cliente retorna e faz o mesmo pedido que do dia anterior, porém, dessa vez, ele não sente a presença da mesma qualidade que percebeu da última vez. Talvez ele manifeste sua insatisfação, talvez ele saia sem dizer nada e volte para uma terceira tentativa, ou na pior das hipóteses, ele nem retorne mais.

Um ingrediente de qualidade inferior, o ponto errado da carne de um hambúrguer, a massa de uma pizza com sal demais ou de menos. Estes são só alguns dos possíveis erros a serem cometidos quando não há padronização dos processos. Encontrar o mesmo sabor e a mesma qualidade são detalhes imprescindíveis para a conquista e principalmente a fidelização de clientes. E é por aí que começa o nosso conteúdo de hoje: padronizar para manter o nível da qualidade e oferecer as melhores sensações ao cliente, sempre.

Quando você passa a padronizar seus produtos, você desfruta de diversos benefícios, como por exemplo:

Experiência do Cliente: toda venda, de qualquer produto que seja, envolve a percepção do cliente, seja em pedidos de delivery ou para consumo local. No ramo da alimentação, pesquisas afirmam que em média 90% das decisões de compra tem a ver com a experiência que o cliente tem. E a partir disso, podemos afirmar que a padronização dos alimentos está diretamente ligada a essa percepção de qualidade e de relacionamento do consumidor com a marca.

Como usamos o exemplo acima, toda vez que os clientes retornarem ao seu estabelecimento, eles irão buscar a qualidade da qual já tiverem contato. Se o seu negócio atua com franquias, a percepção será a mesma, por isso é importante esta padronização, para garantir a mesma experiência toda vez que ele consumir de seus produtos.

Melhor posicionamento da marca: já parou para analisar como as grandes redes de fast food se comportam em relação a padronização? Além da produção padronizada dos produtos, há também a identificação do ambiente, fazendo com que o cliente identifique a marca já no momento que ele entrar no estabelecimento.

E não é só o ambiente que carrega esse padrão. A elaboração dos pratos, o processo de pedidos, enfim, tudo segue uma ordem e um costume. Isso também é importante para a comunicação do seu negócio com os clientes, parceiros, fornecedores, investidores, e todo mundo que você possa querer ter por perto. Padronize e construa o que chamamos de cultura da marca.

Gestão da qualidade: quando você atua com foco na gestão da qualidade, você obtém muito mais performance ao seu negócio. Isso quer dizer que você terá muito mais controle dos custos, processos e vendas do seu estabelecimento. E quando você coloca a padronização de produtos neste gerenciamento, você passa a ter mais oportunidades e resultados:

- Redução de custos na hora de comprar suprimentos, já que maior volume significa mais possibilidade de negociação;

- Melhora o “visual” dos seus produtos no seu PDV;

- Suas equipes passam a ter maior organização, tanto no atendimento direto quanto na produção.

Talvez agora você esteja se perguntando: como eu conquisto essa padronização de produtos? Pois bem, primeiro e mais importante de tudo é saber que não existem atalhos, e o mais indicado é elaborar um bom planejamento estratégico e contar com bons sistemas de gerenciamento de informações e automação de negócios, que vão te ajudar em todo esse caminho, que pode até ser delicado, mas é de fundamental importância. Com a ajuda da Raffinato, você terá em mãos uma grande variedade de softwares que vão te ajudar com cada detalhe na busca por melhorar os processos do seu food service.

Por exemplo, que tal começar mapeando a jornada do seu cliente? Quando você almeja padronizar seus produtos, entender o comportamento do consumidor é fundamental para conhecer suas preferências e então partir para a estratégia de vendas.

Padronizar seu PDV também é fundamental para que a experiência do cliente seja a melhor e sem variações, seja no atendimento online, seja na venda de balcão. Lembra que falamos das redes de fast food? Pois é, adote uma estratégia de padronizar também seu ambiente, principalmente se você atua ou pretende atuar como uma rede de estabelecimentos.

Bons fornecedores fazem toda a diferença na hora de padronizar-se. Afinal, de nada adiantaria você se estruturar para tal, enquanto seus fornecedores atuam com variações de ingredientes ou de qualidade dos insumos. Busque parcerias que atendam sua necessidade.

Conte com a Raffinato sempre! Estamos aqui o tempo todo por você. Disponibilizamos de produtos e serviços com toda a qualidade que você tanto deseja para obter os melhores resultados no seu estabelecimento. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais detalhes de como nós podemos fazer você chegar cada vez mais longe.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

A importância da gestão financeira na tomada de decisões20/05 O dia a dia de qualquer estabelecimento de food service é formado por diversas tomadas de decisões. Qual matéria prima escolher? Como melhorar o atendimento aos clientes? Como dar mais organização e fluxo para minha cozinha? Mas dentre tantas questões, uma delas chama muita atenção e tem grande importância para o bom funcionamento dos negócios: a......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>