O Neuromarketing como estratégia de vendas no food service

Postado em 20 de Maio às 14h17

A importância da gestão financeira na tomada de decisões

Empreendedorismo (10)
  • Blog Raffinato -

O dia a dia de qualquer estabelecimento de food service é formado por diversas tomadas de decisões. Qual matéria prima escolher? Como melhorar o atendimento aos clientes? Como dar mais organização e fluxo para minha cozinha? Mas dentre tantas questões, uma delas chama muita atenção e tem grande importância para o bom funcionamento dos negócios: a tomada de decisões financeiras.

A gente sabe que tal missão não é algo fácil. Mas temos certeza também que adiar ou tentar “desviar” dessa responsabilidade acaba sendo muito mais prejudicial para a saúde financeira do seu empreendimento. A questão é, uma hora ou outra, será necessário encarar a situação, então é melhor que ela seja feita antecipadamente, dando tempo para que as possibilidades sejam avaliadas e que se busque a melhor das alternativas antes da decisão final.

Então, para ajudar você a entender a importância desse assunto e dar algumas dicas de tomadas de decisões, nós elaboramos esse conteúdo. Aproveite a leitura e, uma dica já de antemão, se quiser, você pode anotar os pontos principais, algumas palavras-chave e até mesmo insights que surgirem durante o decorrer do texto, para depois colocar em prática aí no seu estabelecimento.

Relatórios vão te ajudar a entender e controlar suas finanças

Talvez este seja o mais importante das dicas que temos para repassar, claro, sem tirar a importância dos outros itens. Mas não é à toa que optamos por começar com essa dica. Criar o hábito de gerar relatórios e gráficos do dia a dia de seu empreendimento é muito importante para analisar o andamento dos negócios. Com eles, você terá maior controle tanto a curto, médio e longo prazo de suas finanças.

Aí talvez você esteja pensando: mas como posso fazer isso? Dá muito trabalho juntar todas as informações manualmente para então construir os gráficos da minha situação financeira. Realmente, por muito tempo, estabelecimentos de food service só conseguiam gerar relatórios de forma manual, através das planilhas e aquele monte de papelada. Só que com o avanço da tecnologia, essa tarefa ficou muito mais simples do que você imagina.

Aqui na Raffinato, dentre as soluções que entregamos através dos nossos softwares, podemos destacar o Raffinato Gestor e o Raffinato Supervisor.

Com o Raffinato Gestor, você terá muito mais controle sobre todas as informações de uma forma geral, como controles financeiros, de estoque, de compras e de vendas. Com as amplas funcionalidades do Gestor, você terá o armazenamento das informações do dia a dia, que além de toda segurança oferecida pelo sistema, ainda permitirá uma análise segura das finanças.

Já o Raffinato Supervisor, projetado para sua empresa independentemente do porte ou segmento que ela seja, trará através da sua interface simples e intuitiva uma visão mais ampla do negócio para que você possa tomar decisões de forma segura. Com ele, proprietários, diretores e gerentes de estabelecimentos podem acompanhar os processos comerciais detalhadamente, como vendas por itens, por garçons, estoques e compras, podendo inclusive corrigir erros e problemas de processo de forma rápida e eficiente.

Ou seja, além de você ter mais segurança nas operações do dia a dia, melhorando o atendimento ao seu cliente e melhorando os fluxos, você ainda terá mais segurança e transparência nos dados coletados que poderão ser analisados para melhor gestão dos negócios e saúde da empresa.

Elabore seus planos de negócios

Após a elaboração de relatórios completos e confiáveis, é hora de projetar o planejamento de ações. Esse plano de negócios é basicamente um mapa que você terá contendo as ações de sua empresa. Com base no que os relatórios apontam, é hora de traçar as metas e as estratégias para alcançá-las.

- Como está a saúde da sua empresa a curto e longo prazo?
- Avaliando o mercado em sua situação atual, como está o posicionamento da sua empresa?
- E sobre as tendências, o que sua empresa vai oferecer aos seus clientes?
- Já atua com fidelização de clientes?
- Como está sua estrutura de custos? E a partir dela, como está sua projeção de vendas?

Estas são alguns dos pontos importantes a serem levados para a elaboração de um plano de negócios. Seja para quem está começando a empreender ou quem está no mercado há mais tempo, avaliar a situação atual e traçar planos fundamentados na realidade da empresa é indispensável para o bom funcionamento e até mesmo a sobrevivência da empresa.

Eficiência na gestão financeira

Por fim, mas não menos importante, é preciso organizar a empresa com uma boa gestão financeira. Agora que você conhece mais os números do seu negócio e já elaborou um mapa de ações, é preciso colocar, digamos assim, “os pingos nos is”. Aqui, a gente pode aprofundar a análise através de cinco pontos estratégicos:

- Identificação dos custos;
- Gerenciamento de estoque;
- Eficiência das equipes;
- Planejamento financeiro e gerenciamento de ações;
- Relações de negócios (parcerias).

É preciso entender que, boas gestões financeiras fazem empresas se manterem ativas e melhoram os resultados, na mesma proporção em que administrações ruins, fazem empresas terem prejuízos e fecharem as portas. Quando se trata de saúde financeira, é importante levar em consideração todos os pontos e buscar soluções.

E a sua empresa, já possui uma boa gestão financeira? Que tal contar com a Raffinato para ter mais confiança nos relatórios gerados e assim poder planejar melhor seus negócios? Entre em contato com a nossa equipe e conheça mais as possibilidades que nós temos a oferecer para melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

Gastronomia e a história escrita por elas08/03 A história conta que as tarefas relacionadas à alimentação eram condicionadas às mulheres. Mas não queremos começar este texto falando do passado. Hoje, neste dia especial das mulheres, queremos voltar nossas atenções para os dias atuais, onde elas, por livre e espontânea vontade, decidiram vestir o xapô, o dólmã e o avental......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>