Postado em 08 de Julho às 08h35

A importância da gestão financeira em meio à crise

Gestão (26)Dicas (23)Lucratividade (22)
  • Blog Raffinato -

Fazer uma boa gestão financeira é sempre importante para os negócios. Em tempos de crises e de cenários delicados para os negócios, é fundamental para garantir a sobrevivência de uma empresa. Afinal, esses momentos são repletos de surpresas que acabam gerando incertezas para os negócios.

A exemplo da situação que estamos vivendo em todo mundo, a pandemia do coronavírus trouxe diversas restrições de isolamento, criando uma realidade em que estabelecimentos precisaram se reinventar para continuar atendendo seus clientes e manter os negócios funcionando.

E para vencer toda essa reviravolta, estratégias financeiras foram, e continuam sendo imprescindíveis para a saúde financeira. Infelizmente, diversos estabelecimentos acabaram não conseguindo dar a volta e fecharam suas portas. Aqueles que conseguiram se reinventar e contar com uma gestão financeira eficaz, estão começando a se reposicionar no mercado e já sentem os resultados positivos.

O que é uma gestão financeira?

Basicamente podemos definir uma gestão financeira como um controle detalhado dos recursos com a aplicação de estratégias que visam o bom funcionamento dos negócios. Podemos citar como exemplos:

Controle de estoque;
Controle de contas (entradas e saídas);
Planejamento de ações e metas;
Controle de custos e redução de desperdícios;
E estratégias de negócios.

Em resumo, podemos dizer que para se fazer uma gestão financeira de qualidade é preciso começar com os detalhes, reunir informações importantes sobre sua empresa e o andamento dos negócios e então iniciar uma reestruturação, consertando os erros e planejando as ações para vender mais e melhorar a lucratividade.

Os benefícios de uma boa gestão financeira

Como mencionamos anteriormente, uma gestão eficaz não apenas irá melhorar os resultados do seu food service, mas também irá garantir a sobrevivência dele no cenário de restrições e de crise do qual estamos enfrentando. Mas para detalhar mais sobre o assunto, trouxemos uma boa lista de pontos positivos que você poderá obter a partir de uma gestão financeira.

Conhecer melhor os detalhes dos fluxos da sua empresa;
Possibilita cuidar mais do próprio patrimônio;
Honrar compromissos financeiros;
Não estar no vermelho, trazendo maior liberdade financeira;
Ajuda a investir melhor nos negócios;
Aumenta a receita para manter um caixa positivo;
Cria uma cultura de crescimento com fundamentação;
Permite você manter a qualidade dos produtos e serviços;
Atrair e fidelizar clientes;
Aumentar o rendimento e a lucratividade.

Tendo isso compreendido, é hora de partirmos para a ação: é hora de criar o seu próprio planejamento para gestão financeira dos seus negócios.

Comece com o levantamento das despesas: é importante saber quais os custos fixos existentes para então criar estratégias para o futuro. De preferência, separe-as por categorias, assim fica mais fácil se organizar.

Defina prioridades: as despesas que são fundamentais para a permanência das atividades, como aquisição de matérias-primas e salários, são as que devem estar no topo da lista.

Negocie prazos: Com a sua lista de prioridades pronta, é hora de fazer contatos e negociar a possibilidade de estender os prazos. Converse com fornecedores, mude as rotinas de fornecimento de produtos, mas sempre mantendo a qualidade entregue pelo seu estabelecimento.

Corte de gastos: é sempre fundamental eliminar as despesas desnecessárias. É preciso ser realista com a situação e entender as prioridades. Evite fazer investimentos que possam esperar.

Elabore estratégias para vender mais: crie opções chamativas, faça combos de produtos, reinvente seu cardápio. Você pode até criar opções com novos pratos rápidos e fáceis, que vão chegar ao cliente com um preço mais acessível e agregar mais vendas ao seu food service.

Aposte no delivery: cada vez mais presente no ramo da gastronomia, não mais novidade que o delivery tem se tornando o principal (e em alguns casos o único) meio de atendimento para diversos estabelecimentos.

Por fim, divulgue: de nada vai adiantar toda uma reestruturação de negócios e uma estratégia financeira se o seu cliente não ficar sabendo. Use as redes sociais, crie campanhas de marketing e faça que as pessoas saibam de cada detalhe da sua empresa e do que ela oferece.

E aqui vai uma dica bônus: para tornar todo esse processo mais vantajoso e lhe proporcionar melhores resultados a partir da gestão financeira, você pode contar com a tecnologia que a Raffinato dispõe. São diversos softwares pensados e adaptados especialmente para sua empresa, que vão ajudar você a tornar tudo mais fácil a partir da automação dos processos.

Em situações de crise, cada detalhe faz toda a diferença para a conquista de melhores resultados. Com a ajuda dos sistemas da Raffinato, além de você ter maior controle sobre tudo o que acontece dentro da sua empresa, você ainda pode:

Reduzir as despesas,
Melhorar a produtividade da equipe;
Aumentar o ticket médio;
Atrair mais clientes;
Aumentar o fluxo de clientes;
Melhorar a qualidade no atendimento;
Dar mais liberdade e autonomia aos seus clientes;
Atender as pessoas em casa através do delivery;
Automatizar processos e aproveitar melhor sua equipe;
Conquistar e fidelizar clientes;
Eliminar desperdícios;
Melhorar a imagem da sua empresa;
E muitos mais.

Investir em tecnologia de qualidade é permitir vivenciar novas experiências de negócios. É ter a certeza de ter maior controle sobre os negócios e poder curtir mais o seu projeto de empreender na área da gastronomia. Portanto, se quiser conhecer mais detalhadamente sobre como podemos te ajudar a obter todas estas vantagens e até mesmo criar uma gestão financeira eficaz, entre em contato com a nossa equipe e venha fazer parte da história da Raffinato.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

A revenda de softwares como tendência de negócios12/07 A constante evolução da tecnologia aliada à crescente demanda por sistemas que facilitam os processos e melhoram os fluxos de estabelecimentos de food service tem colocado o mercado de softwares em alta nos últimos anos, principalmente nos meses mais recentes. Os principais motivos dessa grande procura por softwares de automação e de gerenciamento são que as......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>