Postado em 08 de Julho às 08h35

A importância da gestão financeira em meio à crise

Gestão (35)Dicas (37)Lucratividade (32)
  • Blog Raffinato -

Fazer uma boa gestão financeira é sempre importante para os negócios. Em tempos de crises e de cenários delicados para os negócios, é fundamental para garantir a sobrevivência de uma empresa. Afinal, esses momentos são repletos de surpresas que acabam gerando incertezas para os negócios.

A exemplo da situação que estamos vivendo em todo mundo, a pandemia do coronavírus trouxe diversas restrições de isolamento, criando uma realidade em que estabelecimentos precisaram se reinventar para continuar atendendo seus clientes e manter os negócios funcionando.

E para vencer toda essa reviravolta, estratégias financeiras foram, e continuam sendo imprescindíveis para a saúde financeira. Infelizmente, diversos estabelecimentos acabaram não conseguindo dar a volta e fecharam suas portas. Aqueles que conseguiram se reinventar e contar com uma gestão financeira eficaz, estão começando a se reposicionar no mercado e já sentem os resultados positivos.

O que é uma gestão financeira?

Basicamente podemos definir uma gestão financeira como um controle detalhado dos recursos com a aplicação de estratégias que visam o bom funcionamento dos negócios. Podemos citar como exemplos:

Controle de estoque;
Controle de contas (entradas e saídas);
Planejamento de ações e metas;
Controle de custos e redução de desperdícios;
E estratégias de negócios.

Em resumo, podemos dizer que para se fazer uma gestão financeira de qualidade é preciso começar com os detalhes, reunir informações importantes sobre sua empresa e o andamento dos negócios e então iniciar uma reestruturação, consertando os erros e planejando as ações para vender mais e melhorar a lucratividade.

Os benefícios de uma boa gestão financeira

Como mencionamos anteriormente, uma gestão eficaz não apenas irá melhorar os resultados do seu food service, mas também irá garantir a sobrevivência dele no cenário de restrições e de crise do qual estamos enfrentando. Mas para detalhar mais sobre o assunto, trouxemos uma boa lista de pontos positivos que você poderá obter a partir de uma gestão financeira.

Conhecer melhor os detalhes dos fluxos da sua empresa;
Possibilita cuidar mais do próprio patrimônio;
Honrar compromissos financeiros;
Não estar no vermelho, trazendo maior liberdade financeira;
Ajuda a investir melhor nos negócios;
Aumenta a receita para manter um caixa positivo;
Cria uma cultura de crescimento com fundamentação;
Permite você manter a qualidade dos produtos e serviços;
Atrair e fidelizar clientes;
Aumentar o rendimento e a lucratividade.

Tendo isso compreendido, é hora de partirmos para a ação: é hora de criar o seu próprio planejamento para gestão financeira dos seus negócios.

Comece com o levantamento das despesas: é importante saber quais os custos fixos existentes para então criar estratégias para o futuro. De preferência, separe-as por categorias, assim fica mais fácil se organizar.

Defina prioridades: as despesas que são fundamentais para a permanência das atividades, como aquisição de matérias-primas e salários, são as que devem estar no topo da lista.

Negocie prazos: Com a sua lista de prioridades pronta, é hora de fazer contatos e negociar a possibilidade de estender os prazos. Converse com fornecedores, mude as rotinas de fornecimento de produtos, mas sempre mantendo a qualidade entregue pelo seu estabelecimento.

Corte de gastos: é sempre fundamental eliminar as despesas desnecessárias. É preciso ser realista com a situação e entender as prioridades. Evite fazer investimentos que possam esperar.

Elabore estratégias para vender mais: crie opções chamativas, faça combos de produtos, reinvente seu cardápio. Você pode até criar opções com novos pratos rápidos e fáceis, que vão chegar ao cliente com um preço mais acessível e agregar mais vendas ao seu food service.

Aposte no delivery: cada vez mais presente no ramo da gastronomia, não mais novidade que o delivery tem se tornando o principal (e em alguns casos o único) meio de atendimento para diversos estabelecimentos.

Por fim, divulgue: de nada vai adiantar toda uma reestruturação de negócios e uma estratégia financeira se o seu cliente não ficar sabendo. Use as redes sociais, crie campanhas de marketing e faça que as pessoas saibam de cada detalhe da sua empresa e do que ela oferece.

E aqui vai uma dica bônus: para tornar todo esse processo mais vantajoso e lhe proporcionar melhores resultados a partir da gestão financeira, você pode contar com a tecnologia que a Raffinato dispõe. São diversos softwares pensados e adaptados especialmente para sua empresa, que vão ajudar você a tornar tudo mais fácil a partir da automação dos processos.

Em situações de crise, cada detalhe faz toda a diferença para a conquista de melhores resultados. Com a ajuda dos sistemas da Raffinato, além de você ter maior controle sobre tudo o que acontece dentro da sua empresa, você ainda pode:

Reduzir as despesas,
Melhorar a produtividade da equipe;
Aumentar o ticket médio;
Atrair mais clientes;
Aumentar o fluxo de clientes;
Melhorar a qualidade no atendimento;
Dar mais liberdade e autonomia aos seus clientes;
Atender as pessoas em casa através do delivery;
Automatizar processos e aproveitar melhor sua equipe;
Conquistar e fidelizar clientes;
Eliminar desperdícios;
Melhorar a imagem da sua empresa;
E muitos mais.

Investir em tecnologia de qualidade é permitir vivenciar novas experiências de negócios. É ter a certeza de ter maior controle sobre os negócios e poder curtir mais o seu projeto de empreender na área da gastronomia. Portanto, se quiser conhecer mais detalhadamente sobre como podemos te ajudar a obter todas estas vantagens e até mesmo criar uma gestão financeira eficaz, entre em contato com a nossa equipe e venha fazer parte da história da Raffinato.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

Comandas eletrônicas: uma tendência vantajosa e indispensável05/03 Todos os dias, restaurantes, lanchonetes, bares e afins, buscam novas estratégias para agilizar o atendimento sem deixar de lado a qualidade. Atender com mais rapidez e ainda manter a boa atenção e os cuidados com o cliente tem sido um grande desafio para os proprietários de estabelecimentos de food service. Muitos estabelecimentos, na tentativa de ampliar ou agilizar seus processos,......
Como atender com mais agilidade sem perder a qualidade31/08 Ser bem atendido em um estabelecimento é o sonho de todo o consumidor. Ter um atendimento ágil e de qualidade, aumentando o fluxo de clientes e melhorando a lucratividade, é o sonho de todo proprietário de food service. E aqui fica......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>