Postado em 10 de Setembro às 14h07

A importância da gestão de tempo na administração dos negócios

Gestão (33)Dicas (32)
  • Blog Raffinato -

Você provavelmente já ouviu alguém falando, ou até mesmo tenha dito, algo sobre não ter tempo, que os dias estão corridos demais, ou algo parecido com isso. Acontece que, com a crescente competição no mercado food service, a evolução da tecnologia e da internet (e com ela, muitas distrações), criar uma gestão do tempo tem se tornado cada vez mais necessário para a administração dos negócios.

Uma boa gestão de tempo traz inúmeros benefícios para quem a pratica. Além de poder administrar melhor o empreendimento, gerir o tempo permite que você e sua equipe tenham mais tempo para se dedicar a quem realmente importa para o dia a dia de um estabelecimento: o cliente.

Se você tem o costume de querer fazer tudo, é bem provável que sinta, ao final do dia, essa sensação de que não há tempo para nada e de que as coisas não estão fluindo como deveriam. Além disso, equipes que atuam sem uma gestão de tempo também acabam rendendo menos que o esperado, afinal, trabalhar muito não é o mesmo que trabalhar bem. E é por isso que trouxemos algumas dicas para te ajudar a controlar melhor o tempo no seu cotidiano.

Conceito de gestão de tempo

Para explicarmos resumidamente o que vem a ser a gestão de tempo, podemos defini-la como um conjunto de atividades relacionadas ao planejamento de ações. Esse planejamento contempla uma organização das tarefas com a divisão dos tempos entre cada compromisso que você tem para realizar, sejam compromissos, obrigações e demais atividades do dia a dia.

Uma boa gestão de tempo também pode te ajudar a organizar as atividades tanto a curto, como médio e longo prazo (dia, semana, mês, etc.). Com essa organização, mesmo que você esteja na correria durante um dia de grande demanda no seu estabelecimento, você saberá lidar com as atividades com calma e consciência, fazendo o que precisa ser feito com mais qualidade e em menos tempo.

Estratégias de Gestão de Tempo

Para isso, existem alguns métodos que você pode aplicar aí na sua rotina. Dentre eles, está o Método Kanban, que é conhecido por organizar as tarefas em três (ou mais) etapas, que se resumem em “fazer, fazendo e feito”. Aqui, você pode usar cartões, quadros, aplicativos para o celular ou computador.

A ideia é criar um planejamento das atividades que você tem durante ou para os próximos dias. Conforme você for executando as tarefas, que inicialmente seriam colocadas na primeira etapa (fazer), você vai realocando para as seguintes colunas. Assim, você consegue administrar melhor tudo o que você tem pra fazer e saber exatamente o andamento de cada atividade e principalmente poder dar mais atenção as suas prioridades.

  • Blog Raffinato -

De primeiro momento pode até parecer perda de tempo realizar todo esse planejamento antes de iniciar as atividades. Mas acredite, você terá muito mais agilidade durante o seu dia de trabalho sabendo exatamente o que precisa ser feito. Aliás, pode ser ter certeza que tentar organizar o seu dia enquanto atende as demandas vai exigir de você muito mais tempo do que se tivesse planejado, e isso sim é desperdiçar horas do dia.

Outro método que tem bastante eficácia é conhecido como Pomodoro, ou também como a Regra dos 25/5. Esse tipo de planejamento consiste em organizar as suas principais atividades do dia, sendo que cada uma delas deve ser realizada em 25 minutos, utilizando-se do foco e da agilidade do funcionamento do cérebro. Assim que concluída, você terá cinco minutos para realizar uma pausa.

Esse método tem como principal objetivo concentrar sua atenção e dedicação na realização de apenas uma atividade. Quando nosso cérebro está cheio de informações, acabamos perdendo muito tempo pensando e não agindo. Quando você organiza suas atividades por ordem de prioridade e utiliza a técnica Pomodoro, você dá ao seu cérebro o comando de organização, focando na atividade que precisa ser feita. Em seguida, o intervalor é uma forma de “esvaziar a cabeça”, deixando você pronto para a próxima.

Parecida com o método anterior, a Regra dos Cinco Minutos tem como objetivo principal a realização de pequenas, mas importantes, tarefas do dia. Basicamente, se tem uma tarefa que pode ser realizada em apenas cinco minutos, não deixe ela para depois, faça-a imediatamente.

Quando você se acostuma a finalizar estas pequenas atividades, como por exemplo, limpar as mesas, repor bebidas na geladeira ou organizar os pratos e talheres do buffet, você evita que, ao final do dia, tenha uma sobrecarga com diversas pequenas atividades. Afinal, se deixar pra fazer tudo isso ao mesmo tempo, haverá muita coisa acumulada e você desperdiçará um tempo que poderia ser usado para outras coisas mais importantes, ou até mesmo para o seu descanso.

Além disso, quando você realiza pequenas atividades durante o seu dia, você mantém o seu estabelecimento mais organizado e fica pronto para receber seus clientes.

Uma coisa é certa: uma boa gestão de tempo não se faz da noite para o dia. É preciso dedicação para se criar um planejamento e foco para segui-lo. Estratégias de gestão de tempo se tornam ainda mais eficazes quando elaboradas em conjunto com sua equipe, pois o que funciona para um, pode não funcionar para todos, por isso é importante compartilhar as ideias.

Então, é hora de começar: organize o ambiente de trabalho; liste as tarefas; tente não realizar várias tarefas ao mesmo tempo; comece mais cedo se for preciso; aprenda a dizer não e faça pausas, elas também são importantes.

Como mencionamos anteriormente, de primeira impressão pode até parecer que elaborar um plano de estratégias para gestão de tempo será trabalhoso e exigirá mais tempo ainda do seu dia. Acontece que um planejamento assim só precisa ser criado uma vez, e a partir daí, você terá sempre à disposição as melhores estratégias para organizar a sua rotina e a da sua equipe.

Quando você aplica estratégias de gestão de tempo, você ganha agilidade e economiza o tempo que antes estava sendo desperdiçado. Assim, seu estabelecimento tem mais sucesso e você desfruta de benefícios como: menos retrabalho; melhor qualidade no atendimento; maior produtividade; mais objetividade nas atividades; menos estresse e mais tempo livre.

E se você tem interesse em conhecer opções ainda mais vantajosas que vão te ajudar a gerir melhor o tempo do seu dia a dia, convidamos você a entrar em contato com a nossa equipe. Temos à disposição diversos softwares desenvolvidos especialmente para facilitar as atividades do seu empreendimento e trazer muito mais resultados positivos para você.

Raffinato,
Pronto para servir.

Veja também

Motivos que podem estar travando suas vendas em tempos de pandemia20/10/20 Estamos vivendo um momento delicado. Em meio a atual pandemia, ainda é incerta a reabertura completa e a retomada normal das atividades. Por um lado, temos os cuidados necessários e a preocupação com a saúde pública. Por outro, a necessidade de retomar a economia através da normalização das atividades. O certo é que, mesmo com algumas......

Voltar para Novidades

© 2020 Todos os direitos reservados
src="https://www.facebook.com/tr?id=252775516294957&ev=PageView&noscript=1"
/>