O Neuromarketing como estratégia de vendas no food service

Postado em 04 de Junho às 16h18

Estratégias para atrair mais clientes para seu negócio gastronômico

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  • Blog Raffinato -

Uma das constantes e mais desafiadoras tarefas de quem empreende no ramo do food service é a conquista de novos clientes. Com a rápida mudança de comportamento dos consumidores, donos e equipes de estabelecimentos precisam estar sempre atentos ao que é tendência de mercado e também o que os consumidores estão procurando.

Encarar esses desafios não é tarefa fácil, e a gente sabe disso. Mas buscar estratégias e também parcerias é uma forma de amenizar estes esforços, reduzir as margens de erros e também conquistar melhores resultados para seus negócios. Por isso, preparamos algumas dicas para você aplicar aí no seu estabelecimento que com certeza vão te ajudar a conquistar mais clientes e consequentemente vender mais.

Invista em excelência no atendimento

Não é à toa que começamos com essa dica, afinal, atendimento de qualidade hoje em dia é o básico para que as pessoas se sintam bem em seu estabelecimento. Por isso, é fundamental que sua equipe esteja bem preparada para atender as pessoas como elas precisam e merecem ser atendidas.

Aqui em nosso blog já falamos diversas vezes que garçons não devem ser apenas anotadores de pedidos. São eles os responsáveis por fazer o contato direto com os clientes, e é por isso que deve haver preparo e disponibilidade para que o atendimento seja de excelência. Equipes sobrecarregadas de tarefas não conseguem dar a atenção que o cliente deseja. Aqui, você pode conferir algumas dicas essenciais e a importância de um bom treinamento de equipes.

Conheça seu público

É fundamental saber para quem você está vendendo e para quem você quer vender. Com seu público bem definido, a comunicação com seu cliente será muito mais eficaz. Se o seu público, por exemplo, prefere pratos mais elaborados e diversificados, de pouco adiantará você investir na criação de promoções que envolvam alimentos como fast food. Conhecer o cliente vai trazer aos seus negócios muito mais direcionamento e melhores resultados.

Busque uma boa identidade visual

Seja para quem já está atuando no ramo como para quem pretende investir no food service, é importante investir na sua identidade visual. Se você por acaso já está atuando e por algum motivo acabou pulando essa etapa, saiba que há solução através de uma reformulação de marca.

A identidade visual de um negócio é fundamental para que as pessoas valorizem mais a sua empresa. Além disso, uma boa construção de marca com elementos como logo, fontes, cores e slogan, vão facilitar a identificação da sua empresa na mente do cliente. Depois de uma boa identicidade visual criada, é hora de investir nela: aposte em embalagens, decoração interna, marketing, tanto digital quanto offline, enfim, em tudo que possa melhorar a experiência visual do seu cliente.

Faça boas parcerias

Você já ouviu falar no marketing 2 em 1? Basicamente, esse tipo de estratégia beneficia dois estabelecimentos (muitas vezes de ramos diferentes) em uma única ação. Ou seja, comprando em um, o cliente recebe benefícios no outro, e você versa. Dessa forma, todos os clientes que frequentam e compram no seu parceiro, serão convidados e incentivados a visitarem seu estabelecimento.

Haja com transparência

Com o crescimento das Redes Sociais, as pessoas passaram a ser influentes dentro das empresas que elas frequentam. Em outras palavras, o mercado está sendo determinado pelas vontades dos clientes. Com isso, é importante que você haja abertamente com seus clientes, fazendo deles, parte dos processos e também oferecendo a transparência que eles procuram para saber que podem confiar na sua empresa.

Como ser transparente com seus clientes? Existem diversas formas, mas uma que se destaca é a exposição dos seus processos do dia a dia através de canais de comunicação, como as Redes Sociais. Publique fotos e vídeos da sua cozinha, das produções das comidas e do preparo das bebidas. Assim, as pessoas veem como tudo é feito e passam a ter mais confiança em você.

Aposte nas tecnologias

Investir em bons softwares é uma das melhores formas de garantir mais fluidez e melhores resultados aos negócios. Com sistemas bem desenvolvidos para seu negócio, suas operações do dia a dia tornam-se mais eficazes, menos trabalhosas e a sua equipe fica mais disponível para atender os seus clientes (como destacamos no primeiro item desse texto). Afinal, hoje em dia a tecnologia tornou-se indispensável para bons negócios.

Com um bom sistema de gestão você terá mais controle sobre as informações do andamento da sua empresa, e a partir daí, será possível pensar em estratégias que vão melhorar a experiência do seu cliente. Através da automação de serviços e da coleta de informações sobre os pedidos, será possível oferecer mais agilidade e qualidade no atendimento, controle financeiro, informações para tomada de decisões, criação de campanhas específicas através das preferências específicas dos clientes e muito mais.

E é claro, além de atrair clientes, é de extrema importância que você invista em fidelização. Assim, além de trazer pessoas para dentro do seu estabelecimento, você irá garantir que estar permaneçam com você. E é através da tecnologia presente nos softwares da Raffinato que você pode buscar muito mais eficácia na valorização e fidelização dos seus clientes.

Por isso, convidamos você para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços que vão te ajudar a conquistar melhores resultados para seu estabelecimento, através de melhor gestão, conquista de novos clientes e fidelização destes. Entre em contato com a nossa equipe e venha fazer parte dessa história de grandes conquistas junto com a Raffinato.

Raffinato,
Pronto para servir.

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