Postado em 21 de Junho às 16h03

Dicas para entender seu cliente e vender mais

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  • Blog Raffinato -

Um dos maiores objetivos de todo proprietário de food service é entender o comportamento dos consumidores. Com isto, é possível acertar mais na hora de entregar os melhores produtos e serviços que vão agradar e atender as expectativas dos clientes. Mas essa tarefa não é algo muito simples. É preciso concentrar energia, tempo e investir em tecnologias que auxiliem tais objetivos.

O comportamento do consumidor é algo que varia constantemente, a partir de diversas influências, tanto internas (sensações e experiências individuais de cada pessoa) quanto externas (culturas, mudanças do mercado, evoluções, etc.). Essa evolução do comportamento do consumidor é algo que já abordamos aqui em nosso blog.

E para que um estabelecimento de food service possa encontrar um caminho mais agradável nessa busca pela satisfação do cliente, e consequentemente aumentar as chances de fidelização destes, é preciso observar alguns pontos fundamentais, que vamos listar neste momento.

O que seus clientes mais consomem?

Se você começar a observar quais são os pratos mais pedidos pelos seus clientes, fica mais fácil garantir que estes ingredientes nunca faltem em seu estoque. Afinal, se são os pratos mais consumidos e a preferência de quem frequenta seu ambiente, é fundamental que eles estejam sempre à disposição.

Além do mais, conhecer a preferência do seu cliente é uma forma de antecipar os processos e dar mais dinâmica aos fluxos internos. Quando você conhece seu cliente e sabe quais são suas preferências, fica muito mais fácil de atende-lo com mais rapidez e qualidade, garantindo mais satisfação dos consumidores e possibilitando que a experiência positiva os faça voltar.

Ouça seu público

Talvez um dos detalhes mais importantes, mais simples e muitas vezes menos utilizado. Ouvir os clientes é imprescindível para quem quer melhorar seus negócios em todos os sentidos. Mas é importante que o consumidor esteja à vontade para ser sincero, afinal, os elogios são importantes para saber que você está no caminho certo, mas as críticas são fundamentais para poder corrigir todas as falhas existentes.

Ofereça opções de feedback em que seu cliente não precise se identificar, através de formulários online ou até mesmo as famosas caixinhas de sugestões. Peça a eles quais são suas percepções sobre o ambiente, sobre os pratos, atendimento, o que os agradou e o que poderia ser melhor. Saber se eles retornariam ou não, e os motivos pela escolha da resposta, também é importante. Aliás, quando o cliente percebe que você está tentando melhorar, ele se sente confortável em dar uma segunda chance, mesmo que sua primeira experiência não tenha sido positiva.

De onde vem seu cliente?

Além de saber quem é seu cliente, é importante saber de onde ele vem. Redes Sociais, Indicações, campanhas promocionais, etc. Quando você entender de onde ele vem, fica mais fácil de focar suas estratégias. Vamos ao exemplo: ao analisar seu público, você percebe que a maiorias das pessoas que frequentam seu estabelecimento são pessoas que acompanham as suas Redes Sociais. Com isso, você sabe que poderá dar mais atenção a estas plataformas para melhorar seu alcance e conquistar mais clientes.

Com boas campanhas criadas através das Redes Sociais e com seu público aumentando, você pode começar a explorar novos ambientes: tentar um outdoor na entrada da cidade, patrocinar algum evento ou espaço de boa abrangência, tudo para que haja a possibilidade de você conquistar novos e diferenciados públicos.

Quais são os horários de maior demanda?

Essa dica também é bem importante quando o objetivo é dar mais fluidez e garantir melhor atendimento ao seu público. Quando você sabe o horário de maior movimento do seu estabelecimento, fica mais fácil focar a atenção da sua equipe para que neste horário, haja mais dinâmica no atendimento e melhore a experiência do cliente.

Esse tipo de análise também é muito importante para dias de promoções ou eventos. É bem comum que em dias assim, o público chegue mais ou menos no mesmo instante. E ter essa ideia de horários mesmo em dias com programação diferente é fundamental para que não haja maiores dificuldades para você e sua equipe, fazendo com que seu estabelecimento mantenha a qualidade que as pessoas esperam e sintam-se bem atendidas.

Coletar todas estas informações e crias estratégias focadas na experiência do seu cliente pode ser uma tarefa complicada se você optar por fazê-la manualmente. Nesses casos, é preciso dedicar pessoas e tempo para conseguir chegar a bons resultados.

Confiar essas tarefas à tecnologia é a melhor forma de conquistar os objetivos com sucesso e colher os frutos sem tanto esforço, tempo ou desfalque de equipes. É por isso que a Raffinato traz em sua história tantos cases de sucesso nos mais variados objetivos determinados pelos proprietários de estabelecimentos do país inteiro.

Através de softwares bem elaborados, projetados e adaptados especialmente para seu food service, fica muito mais fácil coletar informações, conhecer seus clientes e, a partir disso, construir estratégias para melhorar tanto a experiência deles, como a percepção que eles têm em relação à sua empresa. Afinal, quando você investe no seu cliente e coloca ele em primeiro lugar, você passa a ser reconhecido por isto e colhe os frutos antes mesmo que imaginar.

Entre em contato com a Raffinato e conheça mais sobre nossos softwares e serviços que podem ajudar seu negócio a ir cada vez mais ao caminho do sucesso.

Raffinato,
Pronto para servir.

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