Postado em 17 de Junho às 03h40

As melhores redes sociais para divulgar seu restaurante

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  • Blog Raffinato -

Você provavelmente já ouviu falar sobre dezenas de Redes Sociais que estão ganhando espaço a cada dia. Com o sucesso destas plataformas e a constante evolução tecnológica, estabelecimentos de food service encontram todos os dias oportunidades de divulgar seus produtos e serviços, além de agregar valor às suas marcas, conquistar e fidelizar clientes e melhorar suas vendas.

Porém, com tantas opções, fica sempre aquela dúvida: qual é o melhor meio para divulgação? Qual rede social o seu estabelecimento terá mais chances de conquistar os objetivos desejados? Em nosso texto de hoje, preparamos algumas dicas sobre quais as plataformas podem entregar melhores resultados para seu negócio.

Para elaborar essa relação, levamos em consideração alguns pontos importantes, como presença do público, dinâmica de conteúdo, interatividade, proximidade com o cliente e também relevância na percepção das pessoas. Com isso, você pode focar sua atenção a estes canais, obtendo resultados mais rápidos e mais eficazes.

Facebook

Com certeza temos que começar por esta que é a mais famosa e com maior presença de usuários, mundialmente falando. De acordo com os dados do Relatório Digital 2021, são mais de 2,7 bilhões de pessoas conectadas pelo mundo todo. Só no Brasil são 130 milhões de usuários.

Porém, sua importância não se limita a quantidade de contas ativas. As ferramentas e métricas de resultados oferecidas pela plataforma permitem que você entre muito mais conteúdo dentro de sua página e até mesmo tenha a possibilidade de coletar informações precisas sobre seu público.

WhatsApp

Uma Rede Social de mensagens instantâneas que se popularizou logo após o seu lançamento, em 2009. Para se ter uma ideia, aproximadamente 96% da população brasileira que tem acesso a um smartphone possuem o aplicativo instalado e usam-no como principal meio de comunicação.

E sendo como principal meio de troca de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma boa oportunidade para você utilizar em seu restaurante, mantendo a proximidade com seu cliente, interagindo com ele tanto para divulgação e venda de produtos, como também um mantenedor de um relacionamento social.

YouTube

Sim, a maior plataforma de vídeos também é considerada uma Rede Social. Por se tratar de um meio dedicados a conteúdos em vídeos, é fácil pensar que os usuários que vão acessar seu perfil no YouTube, estarão dispostos a consumir seus conteúdos.

Dados levantados também pelo Relatório Digital 2021 mostram que o Youtube possui em torno de 2 bilhões de usuários pelo mundo todo. Outro dado interessante é que, por dia, mais de um bilhão de horas de vídeo são reproduzidos. Que tal criar um canal e começar a entregar conteúdos relevantes aos seus clientes? Através dos vídeos, você pode mostrar seus processos do dia a dia, experiências de clientes, humanizar seu estabelecimento, enfim, tudo o que sua criatividade permitir.

Instagram

O Insta, como é chamado popularmente, também teve uma ascensão rápida, principalmente depois de ter sido comprado pelo Facebook em 2012. Embora hoje seja possível utilizá-lo através de computadores, o foco principal da Rede Social é o smartphone, instigando as pessoas a compartilharem os seus momentos com seus seguidores, já que as pessoas estão com seus celulares praticamente o tempo todo.

No Brasil são aproximadamente 95 milhões de usuários ativos. Pelo mundo, mais de um bilhão. Com todas as mudanças que o Instagram teve ao longo destes anos, os stories estão entre as melhores inovações feitas pelo aplicativo. Atualmente, também estão bastante populares os Reels, que tem como objetivo a criação de conteúdos curtos em vídeo, com diversas ferramentas de personalização.

Diversas adaptações foram feitas para que o Insta se tornasse também comercial, como a criação da opção de compra e venda de produtos dentro da plataforma. Mas mesmo assim ele segue tendo um perfil mais humano, conceitual. Isso não quer dizer que você não possa utilizá-lo para divulgar sua empresa. Apenas significa que o formato do Instagram é mais dinâmico, o que vai possibilitar que você melhore o visual da sua empresa e até mesmo humanize sua marca.

Twitter

Com quase 17 milhões de usuários no Brasil, o Twitter é considerado a Rede Social com interatividade mais rápida entre todas (não se comparando com o WhatApp, que tem finalidade diferente). Sendo focada em publicações focadas em textos curtos, objetivo do Twitter é repercutir situações do tempo real.

Podemos dizer que o Twitter seria a plataforma ideal para divulgar, por exemplo, uma promoção ou algum evento de seu estabelecimento. Essa dinamicidade torna a plataforma um canal de comunicação com forte interação entre você e seu público. Mas toda essa agilidade também exige bons planejamento de mídia.

TikTok

Lembra que falamos anteriormente dos Reels do Instagram? Pois é, eles foram uma adaptação feita com base no formato de conteúdo criado pelo TikTok em 2019. Dentre todas as Redes Sociais, o TikTok é o mais recente, surgindo oficialmente entre 2016 e 2017, popularizando-se no Brasil em 2019, período em meio à pandemia.

Não há número certo de usuário presentes na plataforma, mas as estimativas são de aproximadamente 16 milhões no Brasil. Por se tratar de algo recente, fica nítida a sua rápida aceitação pelo público. Portanto, indicamos que a sua empresa passe a fazer parte desta novidade, que tende a crescer muito ainda nos próximos anos.

O TikTok tem por finalidade a criação de vídeos rápidos, mas com diversas opções de edições e recursos à disposição da sua criatividade. Um dos conteúdos que estão bastante presentes nesta rede são os desafios, criados por usuários que acabam viralizando pelo mundo em poucos dias. E como utilizar o TikTok para melhorar os negócios? Você pode envolver sua equipe, criando conteúdos e desafios para seu público, fazendo com que as pessoas se engajem com suas publicações e interajam cada vez mais com sua marca.

As Redes Sociais criaram um mundo novo desde que chegaram, e todos os dias elas trazem novidades e oportunidades para as empresas se aproximarem dos seus clientes, melhorando a imagem e o valor da marca, conquistando novos clientes, fidelizando seguidores, agregando números e melhorando resultados de vendas.

Agora que você conhece as principais plataformas que podem ajudar você a conquistar melhores resultados para sua empresa, que tal reunir o seu time e começar a planejar ações?

Raffinato,
Pronto para servir.

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